O consórcio é uma solução adotada por muitos consumidores que estão em busca da aquisição de um veículo. Entretanto, existe um grande número de pessoas que não entende como essa operação funciona e acaba perdendo boas oportunidades.
Por ser uma forma diferente de adquirir um carro, os consórcios levantam dúvidas e causam desconfiança entre os motoristas. Será que essa é uma operação segura? Vale a pena fazer um consórcio?
A seguir, você vai entender melhor o funcionamento do consórcio e saber quando vale a pena adotar essa forma de operação. Confira.
Como funciona o consórcio?
Para avaliar se vale a pena fazer um consórcio, vamos entender melhor como funciona essa operação com um passo a passo:
- Uma administradora de consórcio de carros começa a montar um grupo de interessados na aquisição de um carro;
- Após atingido o número mínimo de participantes, os consorciados começam a pagar parcelas mensais para a administradora;
- Todos os meses, um dos consorciados é contemplado com uma carta de crédito para a compra do veículo por meio de sorteio, e aquele participante que der o lance mais alto também é contemplado;
- Os consórcios podem ter uma duração de até 8 anos, portanto, é preciso estar consciente de que nem sempre você conseguirá obter um veículo em pouco tempo – dependendo de um pouco de sorte.
Para participar de um consórcio, basta procurar por uma administradora e entrar em um grupo de consórcio. Após isso, você começa a pagar as parcelas mensais e pode optar por esperar o sorteio ou dar um lance de maior valor para garantir o seu carro.
É importante frisar que, mesmo depois de ser contemplado com o carro, é preciso continuar pagando as parcelas do consórcio até que o último participante consiga comprar o seu carro.
Quando vale a pena fazer um consórcio?
A decisão pelo consórcio é bastante pessoal – podendo ser um bom negócio para algumas pessoas e um péssimo para outras. Quem precisa de um carro em pouco tempo não se beneficia tanto quanto outro consumidor que não tem a necessidade desse veículo em curto prazo.
O grande ponto positivo dessa operação é driblar os altos juros que podem incidir sobre as prestações em outras modalidades de financiamento. Ou seja, quando o foco está na economia, o consórcio pode ser um ótimo negócio.
Além disso, é preciso ter atenção com as falsas promessas feitas pelos vendedores. É muito comum que seja prometido um veículo em poucos meses – o que nem sempre acontece.
Segurança: um atributo fundamental nesse momento
Uma das maiores preocupações dos consumidores em relação ao consórcio é por conta da segurança da operação. Será que é confiável pagar várias parcelas ao longo de anos para conseguir comprar um carro?
Para garantir a segurança, é fundamental pesquisar melhor sobre a administradora de consórcio e evitar cair nas falsas promessas de vendedores. Observados esses aspectos, o consórcio pode se tornar um bom negócio para você.
A NoxCar valoriza a segurança em todas as operações realizadas com o cliente, adotando o compromisso de oferecer o melhor produto e serviço para fechar o negócio. Por essa razão, oferecemos 1 ano de garantia assegurada pela Gestauto Brasil e o Selo de Procedência Procauto.
Você já conhecia o funcionamento de um consórcio? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite o nosso site, e até a próxima!