ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Por que encher o tanque só até o primeiro ‘clique’ da bomba? - NoxCar

Por que encher o tanque só até o primeiro ‘clique’ da bomba?

The woman's right hand holds the nozzle to refuel the white car.

Você costuma encher o tanque apenas até o primeiro ‘clique’ da bomba de gasolina, ou coloca um pouquinho mais de combustível para completar? Muitos motoristas não sabem a diferença entre essas duas práticas e podem comprometer a saúde do seu veículo.

A prática de encher o tanque “até a boca” ainda é muito comum em várias regiões do país. Entretanto, não obedecer ao primeiro ‘clique’ da bomba resulta em danos para o carro, para a saúde e para o meio ambiente.

Neste artigo, veremos porque é recomendável encher o tanque só até o primeiro ‘clique’ da bomba. Confira.

Os riscos para o seu veículo

Antes dos anos 90, a prática de encher o tanque até o final não era tão prejudicial quanto hoje em dia. Essa mudança ocorreu por conta da introdução do cânister nos veículos – que é um equipamento que fica entre o tanque de combustível e a admissão do motor.

O cânister tem a função de captar e reter o vapor do combustível quando o veículo estiver sendo abastecido, reduzindo os gases poluentes que são emitidos pelo automóvel. É por essa razão que é necessário deixar um espaço entre o nível de combustível e o bocal de abastecimento.

Quando não é respeitado o primeiro ‘clique’ da bomba de combustível, o excesso de combustível vai para o cânister (que contém carvão ativado). As consequências disso podem ser a danificação do cânister, dificuldade na filtragem de vapores e a contaminação de outros componentes mecânicos – podendo causar até mesmo problemas elétricos.

Como encher o tanque pode prejudicar a saúde?

Não é apenas a saúde do seu veículo que está em risco, mas a de todas as pessoas envolvidas no abastecimento – em especial, os frentistas que trabalham com isso o dia inteiro.

O risco está na exposição prolongada ao benzeno, que é uma substância presente na gasolina e que pode prejudicar a saúde. É apenas quando o limite da bomba não é respeitado que o vapor do benzeno se manifesta.

O benzeno é uma substância tóxica e cancerígena que pode causar aos frentistas problemas hematológicos – como anemias, leucopenia ou até quadros de câncer. É por conta desses riscos que alguns países já realizam campanhas para conscientização, e projetos começam a ser desenvolvidos pelo Ministério da Saúde.

Danos para o meio ambiente

Os danos para o meio ambiente são outra das consequências de encher o tanque acima do limite recomendável. Quando o cânister é afetado, ele não consegue tratar corretamente os poluentes que são liberados para o meio ambiente – aumentando a poluição causada pelos carros.

Transparência: um diferencial quando falamos sobre veículos

A consciência sobre encher o tanque até o primeiro ‘clique’ da bomba de combustível é uma questão de transparência com motoristas e frentistas, não é? Certamente, se todos conhecessem os impactos dessa decisão, essa seria uma prática cada vez menos comum.

No momento de comprar e vender veículos, a transparência também é um atributo fundamental. Esse é um dos pilares da NoxCar – que busca promover oportunidades nas quais tanto o cliente quanto a empresa saiam ganhando.

A clareza, honestidade e a transparência na negociação com os clientes são os nossos diferenciais no mercado. É por essa razão que temos um cuidado especial na em todas as relações de compras e vendas.

Você já sabia por que deve encher o tanque só até o primeiro ‘clique’? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Visite o nosso site e até a próxima.

Lucas Noronha: