Em tempos em que número de likes diz muito sobre uma empresa e notas online para estabelecimentos e serviços são dadas nas redes sociais, não é tão surpreendente assim saber que o consumidor, seguindo essa tendência de avaliação, também recebe uma nota, que ela fica disponível para consulta, certo?
Quer dizer, então, que existe um sistema de avaliação que gera notas para as pessoas? Isso mesmo: o chamado score do Serasa é uma forma de classificar o perfil do consumidor, e é consultado, principalmente, antes de negociações, como a compra de um carro, por exemplo.
No post de hoje, vamos entender um pouco mais sobre o que é o score do Serasa e a importância dessa classificação no mercado de revenda de veículos. Confira.
O que é o score do Serasa?
Como vimos, o score do Serasa é essencial para quem quer solicitar crédito, como um financiamento de carro, por exemplo.
Segundo o próprio Serasa, o score “utilizado em mais de 100 países, é o resultado de um cálculo estatístico que tem por finalidade ajudar os consumidores e as empresas a realizarem negócios a crédito, com menor custo, maior agilidade e segurança. O Score indica, de maneira estatística, a probabilidade de inadimplência de determinado grupo ou perfil no qual um consumidor se insere, sem afirmar que ele esteve, está ou ficará inadimplente”.
Ou seja, quando uma empresa, como uma revendedora de veículos, consulta o seu score do Serasa, está em busca de uma espécie de garantia sobre o seu perfil, que demonstre a probabilidade de cumprimento dos pagamentos envolvidos em uma negociação de compra e venda de carro.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona essa pontuação e quem a determina. Na verdade, o score do Serasa é um valor atribuído de um sistema automatizado, que gera a nota de acordo com dados de comportamento de consumo do indivíduo – ou seja, o resultado não tem interferência humana.
O que é levado em consideração para formar o score do Serasa?
Você deve estar se perguntando que, se não há interferência humana na pontuação, com base em quais dados se chega ao número final do score Serasa, certo?
Pois bem, a média é calculada de acordo com informações de três grupos distintos: as fornecidas pelo próprio consumidor, as concedidas pelos registros públicos e outros dados relativos ao comportamento de crédito.
A seguir, saiba como é feita cada avaliação de acordo com a origem das informações:
- Dados fornecidos pelo próprio consumidor:são todos aqueles que são passados no momento de solicitação de crédito, como, por exemplo, para trocar de carro e abrir um financiamento. Dentre essas informações estão o CPF, RG, comprovante de renda e endereço, escolaridade, profissão, etc.
- Registros públicos:nessa fase, são avaliadas as informações do Censo, bem como outras pesquisas sobre o mercado de trabalho e o índice de inadimplência por região, por exemplo.
- Comportamento de crédito:é analisado de acordo com os registros de possíveis débitos a outras empresas credoras, bem como a existência ou não de títulos protestados em cartórios, valores e ações judiciais.
Se você já teve um financiamento negado por conta do score do Serasa baixo, não desanime: é possível, sim, aumentar a pontuação – o que nos leva ao próximo tópico.
Como aumentar o seu score?
Para saber o valor do seu score, basta consultar o site do Serasa. Uma vez que o baixo valor de score se dá por informações conflitantes durante a análise do seu perfil consumidor, é preciso corrigir alguns hábitos e resolver problemas em aberto, como:
- Quitar dívidas antigas;
- Manter os pagamentos em dia;
- Não solicitar financiamento em diferentes instituições financeiras;
- Evitar empréstimos que comprometam mais de 25% da sua renda;
- Comprar no crediário e pagar em dia todos os vencimentos;
- Manter o seu cadastro no Serasa sempre em dia.
Viu como é importante se manter em dia com os compromissos assumidos para poder ter o perfil aprovado na hora de comprar um carro? Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o score do Serasa? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.