Score 450 é bom para financiar carro usado ou seminovo?

Não são raros os motoristas interessados em financiar um carro usado ou seminovo que se perguntam se um Score 450 é bom o suficiente para obter o crédito desejado.

No entanto, o que muita gente não compreende dessa questão é que tratar o Score de Crédito como algo isolado, sem parâmetro de comparação, não é o mais adequado.

Afinal, o que exatamente significa um Score de Crédito de 450? Estamos comparando com base no quê?

Portanto, se você quer saber se um Score 450 é bom para o financiamento automotivo ou não, siga a leitura do artigo abaixo!

O que é Score de Crédito e como ele é calculado?

Para podermos compreender exatamente a complexidade do Score de Crédito, precisamos falar sobre alguns pontos básicos a respeito do assunto.

Para quem não sabe, o Score de Crédito é uma classificação realizada por empresas que analisam crédito (como o Serasa) com base no histórico de pagamentos de uma pessoa.

Basicamente, essas instituições levam em consideração muitos fatores para chegar a uma nota de 0 a 1000, que tente traduzir o quão seguro é emprestar dinheiro para você (sendo 0 muito inseguro e 1000 muito seguro).

Para chegar a esse valor, as empresas de crédito consideram o seu nível de endividamento, hábitos de pagamento, renda mensal, gastos mensais, se tem investimentos ou poupanças, onde mora, idade e vários outros dados.

Para saber o seu Score de Crédito, basta entrar no site do Serasa e consultar a informação (talvez seja necessário realizar um cadastro antes).

Score 450 é bom para financiar um carro?

Vamos dizer que você clicou no link acima e fez a sua consulta. O resultado obtido foi de 450 pontos pelo Serasa.

E aí, Score 450 é bom ou não? Dá para financiar um carro com ele? Ou será que é preciso agir para aumentar o valor?

Começando pelo princípio, se o Score vai de 0 a 1000, então uma nota 450 está abaixo da metade e, por isso, tende a ser um resultado que não é muito positivo.

No entanto, é o que falamos sobre não analisar o Score no vazio, mas sim em comparação com algo: será que dá para financiar um carro com esse valor?

No geral, consideramos que o Score mínimo para financiamento automotivo completo (ou seja, para financiar 100% do automóvel) é de 700 pontos.

Assim, um Score de 450 está bem abaixo do necessário para conseguir esse financiamento.

No entanto, é muito raro alguém tentar financiar um carro em 100%. O padrão do mercado é que haja uma entrada (que pode ser em dinheiro ou com o seu carro usado) e então será financiado o restante.

Por isso, o valor da entrada pode diminuir o risco do financiamento e fará com que um Score de 450 seja o suficiente.

Além disso, existem outros fatores que são considerados na hora de fazer a avaliação de risco de um financiamento.

Se você tiver uma boa relação com a instituição financeira e um histórico de bom pagador, por exemplo, pode conseguir o financiamento. Além disso, se apresentar fiadores pode ter mais sorte também.

Outro fator que influencia na aprovação do crédito é o valor do automóvel que  será adquirido. Um carro novo, de R$70.000,00, por exemplo, apresenta um risco maior do que um veículo usado de R$25.000,00.

Assim, no caso de financiamento de usados ou seminovos, pode ser mais fácil conseguir a aprovação com um Score de 450.

Como aumentar o meu Score de Crédito?

Agora que você entendeu que um Score 450 não é bom para financiar um carro novo ou seminovo (mas é possível conseguir a aprovação com esse valor, dependendo de alguns fatores), é hora de tentar aumentar esse valor.

Afinal, que tipo de ação realizar para aumentar o seu Score de Crédito? Veja algumas sugestões abaixo!

1. Pague todas as suas dívidas

Se você tem alguma dívida ou crédito em aberto, quite-o antes de solicitar o financiamento automotivo. Isso é válido, mesmo que a dívida não esteja vencida, como um financiamento imobiliário ou o uso do seu cheque especial.

Essa ação é importante, pois o Score de Crédito avalia a sua capacidade de endividamento máxima com base no seu rendimento. Quanto mais próximo de atingir o limite você estiver, menor será a sua pontuação (afinal, mais arriscado você se torna).

2. Obtenha fontes de renda extras

Você já pensou em ser um motorista de aplicativos? Talvez atuar como freelancer? Seja como for, talvez arranjar um emprego extra de fim de semana possa ajudar a aumentar o seu Score de Crédito.

Isso porque a sua capacidade financeira é um dos fatores mais importantes da pontuação. Quanto mais você ganhar, portanto, maior ela será.

3. Pague suas contas com o cartão de crédito e pague em dia

Um dos elementos de maior peso na construção do Score é o seu hábito de pagador. Por isso, vale a pena fazer alguns pagamentos no cartão de crédito para indicar que você tem condições de lidar bem com empréstimos adquiridos.

Se você procura por um financiamento automotivo, fale com a NoxCar

Se você quer comprar carros novos ou seminovos, o melhor lugar para isso na região metropolitana de Florianópolis é a NoxCar.

Além de termos um catálogo de veículos imbatível, oferecermos Vistoria Cautelar, garantia e muita transparência e flexibilidade na negociação, nós ainda temos acordos com instituições financeiras.

Isso permite que os financiamentos feitos pela nossa parceria tenham riscos menores e, por isso, juros mais baratos.

Assim, mesmo com um Score de Crédito um pouco mais baixo, é possível conseguir o carro dos seus sonhos.

E aí, conseguiu aprender se Score 450 é bom ou não? Se você tem um bom Score e quer financiar um carro, fale com a nossa equipe pelo Facebook, Instagram ou nosso site para conhecer os nossos veículos!

Diego Martins:

View Comments (1)

  • Boa Noite!
    Vocês trabalham com motos também?
    Estou tendo problemas para realizar financiamentos. Hoje recebi essa mensagem: tipo de pessoa invalida para tabelas de taxa. O que significa?