Saiba tudo sobre o Certificado de Segurança Veicular (CSV)

Se você é motorista, certamente sabe da importância de manter o automóvel com a documentação em dia, não é mesmo? Por isso, é fundamental entender o que é o Certificado de Segurança Veicular, também conhecido como CSV.

Esse documento precisa ser emitido sempre que o veículo apresentar mudanças que não se relacionam com as configurações de fábrica. Todo esse cuidado tem por objetivo evitar imprevistos e acidentes, garantindo, consequentemente, a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres.

Para que você entenda melhor sobre este documento e saiba como ele é emitido, preparamos este conteúdo repleto de informações importantes. Confira!

O que é Certificado de Segurança Veicular (CSV)?

O Certificado de Segurança Veicular é uma exigência imposta pelo Detran, a fim de ter informações e protocolos sobre todas as mudanças realizadas no veículo. Esse documento é emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), após a aprovação na inspeção de segurança veicular.

A obrigatoriedade do CSV se dá em modificações no veículo, blindagem ou passagens por sinistro. Assim, as alterações são protocoladas na documentação do automóvel.

Vale ressaltar que as alterações permitidas estão descritas na Resolução nº 292/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esta norma indica os procedimentos e os requisitos de segurança que devem ser seguidos.

Saiba como obter o Certificado de Segurança Veicular

Além de importante, o Certificado de Segurança Veicular ajuda o motorista que deseja vender ou trocar o automóvel, atuando como uma comprovação de segurança e, assim, valorizando o veículo. Emitir o CSV é bem simples, basta seguir alguns passos.

1° – O motorista deve procurar o Detran. Se você for de Florianópolis, dirija-se ao Detran SC.

– Em seguida, é necessário ir até o órgão de inspeção de segurança veicular para verificar se as alterações do veículo se enquadram na lei.

3° – Por último, estando tudo correto, o proprietário receberá a indicação de empresas credenciadas e próprias para realizar a inspeção veicular.

Seguindo todos os passos e se enquadrando na lei, o motorista receberá o Certificado de Segurança Veicular e terá todas as documentações em dia.

Entenda o motivo de realizar a inspeção veicular

A inspeção veicular é uma ação obrigatória no Brasil, sendo recomendada com a finalidade de garantir maior segurança no trânsito e na vida das pessoas. Além disso, ela traz outros benefícios para o proprietário. Confira!

Valorização do veículo

A inspeção veicular garante que os componentes mais importantes do carro estão funcionando de forma efetiva. Com ela, o motorista tem a garantia de que está tudo em ordem, tornando-se um diferencial na hora de vender ou trocar o veículo.

Custo-benefício

Mesmo que pago, o procedimento previne problemas no carro, principalmente os relacionados com a parte mecânica. Passando pela inspeção, o proprietário consegue realizar as manutenções preventivas, evitando gastos não pontuais e de forma emergente.

Como consultar o Certificado de Segurança Veicular?

O seu CSV pode ser consultado através do site do Detran ou pelo documento do veículo.

  • Documento do veículo: no documento, procure pelo campo “Observações”. Verifique se existe a sigla CSV. Se houver, significa que o seu documento está ok, mas, se aparecer uma sequência numérica, procure o Detran.

  • Pelo site do Detran: alguns portais do Detran disponibilizam essa informação. Para saber se o do seu estado é um deles, acesse o site e, no campo de busca, procure por CSV. Se tiver, a página pedirá os dados do veículo para concluir a consulta e informar se o certificado está em dia.

Valor para fazer o Certificado de Segurança Veicular

Não existe um valor fixo para a emissão do CSV, já que ele depende exclusivamente da modificação.

Entretanto, alguns processos custam cerca de R$ 2 mil (caso dos proprietários que querem rebaixar o carro), já outros podem chegar ao assustador valor de R$ 4 mil (valor cobrado para instalar o gás natural – GNV). Independentemente do valor, todo processo leva em média 60 minutos.

Importância de manter o Certificado de Segurança Veicular atualizado

Manter o CSV em dia é uma maneira de reduzir o número de acidentes causados por carros em mau estado de conservação, garantir uma melhor qualidade e performance do veículo, e ainda controlar a poluição.

Cada proprietário tem como obrigação realizar o procedimento periodicamente, garantindo que o carro esteja circulando em boas condições de segurança. Com o passar do tempo, esse cuidado proporciona benefícios, entre eles, a redução de custos com manutenção e, principalmente, com consumo de combustível.

Agora, você já sabe que o Certificado de Segurança Veicular é um documento importante para todos os motoristas que sonham em modificar seus veículos ou querem utilizá-los para o transporte de cargas ou passageiros.

Se está pensando em trocar de carro, confira nossos seminovos. Estamos esperando para você sair de carro novo!

Diego Martins: