Qual a melhor época para comprar um seminovo?

Trocar de carro ou comprar um veículo seminovo são tarefas que podem parecer complexas. Afinal, quando adquirir um que apresente qualidade e baixo custo? Sem dúvidas, o primeiro passo é pesquisar muito e, claro, escolher um local de confiança para realizar a compra.

A boa notícia é que existem alguns períodos do ano que apresentam as melhores oportunidades para negociar um seminovo. 

Se você quer escolher a melhor hora para isso, confira nosso conteúdo e descubra quando fazer um bom negócio e sair com seu seminovo!

O que classifica um veículo como seminovo?

De forma bem simples, um seminovo é aquele com baixa quilometragem e com uma fabricação recente. Para receber essa caracterização, o veículo precisa ter uma fabricação de até três anos.

Quando o assunto é o estado de conservação, os seminovos se destacam, isso porque, na maioria das vezes, eles foram comprados zero km e tiveram apenas um dono desde que saíram da fábrica.

Esses fatores influenciam diretamente no preço pelo qual o automóvel será vendido. Por apresentar mais conforto e acessórios (como ar-condicionado e multimídia, por exemplo), um seminovo acaba sendo mais caro do que um veículo usado que não tenha esses itens e que pode conter alguma avaria, como arranhões na lataria.

Entenda quando comprar o seu seminovo

É fundamental deixar claro que comprar um seminovo demanda um momento propício para realizar as negociações justamente por envolver a realidade enfrentada por todo o setor automobilístico.

No entanto, é recomendado que essa compra seja realizada no começo ou no fim do ano, entre os meses de setembro e fevereiro. Mas por que nesse período? 

A resposta é simples. O início de ano pode ser considerado um ótimo momento porque as concessionárias querem renovar o estoque com modelos mais novos, deixando os anteriores com valores mais atrativos.

Já o final do ano se tornou favorável, pois os vendedores precisam bater suas metas, o que proporciona melhores condições para negociações. Com a necessidade de cumpri-las, os descontos são maiores, e as condições para comprar um seminovo facilitadas.

Saiba o que deve ser considerado na hora de comprar um carro seminovo

No momento em que for escolher o seu seminovo, pense no quanto ele custará para você (valor de seguro, IPVA, manutenções etc.). O barato pode sim sair caro. Então, tenha muita atenção para não se enganar com anúncios.

O primeiro cuidado é ir em busca de um local seguro. Se você for de Santa Catarina, visite-nos aqui, na Noxcar

Outros pontos que merecem atenção são:

  • Busque saber se o carro está com as peças originais.
  • Verifique o estado do veículo como um todo – lataria, vidros, estofados, parte elétrica e demais sinais superficiais.
  • Consulte um mecânico de sua confiança para ter certeza de que o motor está em ótimas condições ou se irá precisar de manutenção.
  • Caso o veículo já tenha sofrido algum acidente, fique atento se a pintura está bem-feita e, se preciso, procure auxílio de um profissional.

É muito importante ser cuidadoso na hora de escolher e decidir sobre um seminovo. Observar bem o veículo e ter a certeza de que não terá problemas é o mais importante para evitar arrependimentos e gastos futuros.

Benefícios de um seminovo

Engana-se quem pensa que um veículo seminovo não apresenta benefícios. Se você souber pesquisar e negociar, a compra será excelente. Dependendo do modelo, é fácil encontrar boas opções e valores acessíveis.

Preparamos uma lista com algumas dessas vantagens para um veículo com pouco tempo de uso:

  • possibilidade de comprar um carro melhor e mais barato;
  • maiores oportunidades de negociação;
  • menor depreciação do veículo;
  • modelos completos e com mais acessórios;
  • garantia de fábrica;
  • valor de seguro mais acessível;
  • documentação mais em conta;
  • motores mais econômicos;
  • opção para motoristas iniciantes.

São muitos os benefícios de adquirir um seminovo, e o mercado apresenta uma enorme variedade de marcas e modelos, proporcionando ao comprador muitas opções.

Essas vantagens mostram que, muitas vezes, não compensa desembolsar valores altíssimos para adquirir um carro zero km se um seminovo apresenta tantos pontos positivos. Mas não se esqueça: antes de comprar um veículo, faça uma análise da sua situação financeira e observe o que vale a pena.

Uma ótima dica para comprar um seminovo com os melhores preços é visitar a Noxcar. Temos profissionais prontos para realizar simulações e escolher o veículo que cabe no seu orçamento. Não deixe de realizar o sonho de ter um carro próprio!

Diego Martins: