Quais os cuidados com o carro para evitar a propagação do coronavírus?

Man's hand is cleaning and waxing the car

Você sabe como proteger o seu carro para prevenir a propagação do novo coronavírus? Se não, então é hora de aprender para garantir que o seu veículo não será um vetor de propagação do vírus que causa a Covid-19.

Agora que Santa Catarina voltou a abrir os seus negócios e decidiu encerrar a quarentena, é importante que possamos nos cuidar para evitar que o coronavírus se propague demais e tenhamos que retornar para o isolamento social.

Por isso, confira abaixo as principais dicas para proteger o seu carro e prevenir a propagação do novo coronavírus!

Quem pode ou não pode entrar no seu carro durante a pandemia?

Para poder cuidar do seu automóvel e evitar que ele se torne um vetor do vírus, especialmente se você for um motorista de aplicativos, é essencial entender como higienizar o veículo.

O primeiro ponto a se ter em mente é a limpeza do interior do carro. Afinal, é ali que as pessoas ficam e ele pode se tornar um ponto fértil de contaminação, caso não seja limpo adequadamente.

O primeiro passo para garantir um interior limpo e livre do vírus é controlar as pessoas que entram no seu carro. Se você for um motorista de aplicativos, não há como fazer isso. No entanto, se você não for, é possível controlar ao deixar entrar no carro somente quem você acredita que não tenha o vírus.

Mesmo assim, como é impossível saber quem tem ou não o vírus, sem a comprovação de um teste (muitas pessoas são assintomáticas, ou seja, elas têm o vírus e podem espalhá-lo, mas não manifestam sintomas ou ficam doentes), é essencial adotar algumas práticas de segurança para quem pode ou não entrar no carro.

O ideal é ter um frasco de álcool em gel 70% com você para passar nas próprias mãos e nas de quem for entrar no seu carro. Isso já ajuda a limitar bastante a contaminação pelo veículo, embora não seja 100% eficaz.

Além disso, é importante que as pessoas usem máscaras dentro do carro também, pois limita ainda mais as chances de contaminação. Uma boa máscara cirúrgica pode segurar quase todas as gotículas que carregam o vírus.

Com esses dois hábitos, além de manter o carro limpo (como ensinaremos a seguir!), você limitará bastante as chances de se contaminar ou contaminar alguém com o seu automóvel.

Como limpar o carro para evitar a propagação do novo coronavírus

A limpeza do seu automóvel deve ser dividida em etapas. Algumas ações devem ser feitas todas as vezes que for dirigir, outras podem ser feitas com intervalos maiores. 

A primeira ação é cuidar do banco do motorista. Afinal, é onde você passará mais tempo. Dois cuidados são absolutamente essenciais a serem feitos todos os dias: limpar o volante e o câmbio com álcool em gel e passar um aspirador portátil no banco.

Isso é fundamental, pois o vírus pode ficar nas microgotículas de suor ou umidade que podem se formar nesses lugares ou mesmo na poeira que se acumula no banco. Dessa forma, é essencial limpar a região antes de começar a dirigir.

Outros elementos que também devem ser limpos diariamente são aqueles que recebem contato com as mãos das pessoas: freio de estacionamento, maçaneta, superfície do painel, tela multimídia, botões de vidros, retrovisores e outros.

Toda essa limpeza deve ser feita com um pano macio e álcool isopropílico, que é muito eficaz na eliminação do vírus e não danifica os materiais. Você pode inclusive usar esse álcool para limpar o seu celular.

Uma vez por semana, recomenda-se uma limpeza um pouco mais profunda em regiões de menos uso, como os carpetes ou bancos traseiros. Nesse caso, o recomendado pelas instituições sanitárias é usar um spray com alvejante e água para espirrar nos carpetes e bancos e depois removê-los com um pano seco.

Isso é necessário, já que o vírus pode ficar ali naquela superfície por muito tempo e infectar alguém.

E o ar-condicionado?

O recomendado para evitar a propagação do novo coronavírus é andar com as janelas do carro abertas. Isso cria uma corrente de ar que remove as gotículas com o vírus do seu automóvel.

No entanto, isso nem sempre é possível. Afinal, às vezes está frio demais, chovendo ou qualquer outra situação. Nessa hora, ligamos o ar-condicionado ou o aquecedor do carro para controlar a temperatura.

Entretanto, é essencial manter a limpeza desses sistemas durante a crise do coronavírus, uma vez que eles são pontos muito férteis para o alojamento e proliferação de vírus.

Se você quiser comprar um novo carro, fale com a NoxCar

Caso você tenha o hábito de cuidar bem do seu automóvel, então é provável que ele tenha ainda um bom valor de mercado. Isso pode ser muito útil quando você for trocar de carro. Afinal, o seu veículo atual pode ser dado de entrada no financiamento.

Por isso, se o seu objetivo é comprar um novo carro, fale com a NoxCar. Nós estamos de portas abertas em Florianópolis, seguindo todas as recomendações de saúde e higiene para melhor atender os nossos clientes.

Além disso, também é possível comprar carro pela Internet com a gente, caso você se sinta mais seguro dessa forma.

Ficou interessado? Então venha conhecer o nosso catálogo online!

Se você gostou do artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos aprendam como evitar a propagação do coronavírus.

Diego Martins: