Motoristas iniciantes: conheça os melhores veículos para compra

O primeiro carro próprio é o sonho de muitos motoristas que conseguem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas o momento da compra pode causar dúvidas, afinal, qual a melhor opção?

Acertar nessa escolha é importante, uma vez que os condutores recém-habilitados terão mais segurança ao dirigir, tornando mais fácil o convívio no trânsito. Pontos como custo-benefício, manutenção, valorização na hora da troca, tipo de câmbio e facilidade para dirigir devem ser considerados.

Para ajudar neste momento de escolha, preparamos este artigo com uma lista dos melhores veículos para os iniciantes. Entenda o que deve ser observado e realize a compra perfeita. Preparado?

Como escolher o primeiro carro?

A aquisição do primeiro veículo próprio é um momento único para os novos motoristas e deve ser uma compra pensada. Saber realizar essa escolha pode ser a primeira experiência como motorista.

O primeiro ponto a se observar deve ser a relação custo-benefício. Modelos mais antigos costumam ter preços mais atrativos e são mais fáceis de encontrar. Além disso, a maioria deles é bem-vista no mercado, ou seja, fácil de vender.

Uma dica é optar pelos veículos populares, por conta da manutenção mais barata e mais fácil. Com uma boa manutenção preventiva, você dificilmente terá problemas com o seu automóvel.

Erros na escolha do primeiro carro

É comum que, mesmo com muita pesquisa, erros aconteçam. Porém, eles podem e devem ser evitados ao máximo, assim você não terá dor de cabeça ou arrependimentos após adquirir o veículo. Por esse motivo, atente-se a essas recomendações a seguir.

Realize um test-drive

Este momento é justamente para observar tudo do carro, e não apenas a sua aparência. Aproveite para verificar o interior do veículo, a potência do motor, os barulhos, a sensação nas curvas e tudo o que achar fundamental.

Não caia em armadilhas do mercado

Infelizmente, o mercado tem algumas armadilhas. Tome cuidado, por exemplo, quanto ao seguro e ao consumo de combustível. Verifique se, futuramente, será fácil vender ou trocar o veículo. Busque sempre por locais e vendedores confiáveis para a compra e venda do seu automóvel.

Cuidado para não gastar mais do que o planejado

Leve em consideração o que você vai conseguir pagar, e não o seu sonho de consumo. Sempre que possível, realize pagamentos à vista ou negocie bastante para adquirir descontos. É o seu primeiro veículo, então vá com calma!

Veículos mais indicados para motoristas iniciantes

Alguns modelos são considerados ideais para quem vai comprar o primeiro carro. Isso porque motoristas recém-habilitados não possuem muita experiência como aqueles que já circulam no trânsito há mais tempo. Então, o ideal é apostar em um veículo simples, confortável e com um bom custo-benefício. Alguns desses modelos são:

Fiat Uno

Como o Fiat Uno possui diversos modelos, fica mais fácil escolher uma opção que mais atenda às suas necessidades. Por ser um carro leve, é muito econômico e pode ser encontrado na categoria flex, garantindo ainda mais economia. O seu preço baixo é a característica principal e o motivo de ser tão procurado pelos motoristas iniciantes.

Fiat Palio EDX

Este modelo é mais antigo e, por esse motivo, seu preço é bem tentador, porém ele precisa ser bem escolhido. Os carros mais antigos podem apresentar problemas antes da hora, mas isso não quer dizer que seja impossível encontrar um veículo em bom estado.

Ford Ka

Seja sedan ou hatch, o Ford Ka é ótimo para qualquer motorista, porém, como já dito, o test-drive é sempre indicado. Este modelo conta com motor 1.0 e é leve. Quem busca conforto e segurança, pode optar ainda por ar-condicionado, alarmes, travas elétricas e direção hidráulica. 

Volkswagen Gol

É um veículo muito popular e foi, por anos, o mais vendido de todo o país. Com preço acessível, é um modelo econômico e de fácil manutenção. Além disso, é comum de ser encontrado e, principalmente, vendido.

Honda Fit EX

De design compacto, é um dos melhores carros para os motoristas de primeira viagem. Com um motor potente e de rápido retorno, conta com uma versão automática. Outros pontos importantes são a sua segurança e um painel futurista com o que há de melhor do setor digital.

Citröen C3 – Exclusive 1.6

Conforto e elegância fazem parte desse veículo. Compacto e potente, conta com direção elétrica e uma economia surpreendente, mesmo sendo considerado um veículo mais pesado. Por ser mais antigo, é encontrado com preços mais baixos.

Com estas dicas, você terá mais facilidade de escolher o melhor modelo para você. Mas não se esqueça: esteja sempre atento ao estado de conservação do veículo e se ele contém avarias que podem prejudicar o desempenho. Se você não tiver conhecimento sobre o assunto, busque a ajuda de um especialista.

Além disso, faça pesquisas, tire todas as suas dúvidas e analise as suas necessidades. A compra do primeiro veículo é importante e precisa ocorrer da melhor forma.

Se você é de Santa Catarina, conheça a nossa loja. Garantimos o melhor atendimento e negócio para a sua compra. Não perca tempo!

Diego Martins: