Você é daquelas pessoas que sempre têm uma dica para dar sobre o rendimento do motor, dá pitacos sobre a forma de dirigir dos amigos e se considera um “expert” no que diz respeito ao uso consciente do carro?
Prepare-se para uma freada brusca: muitas das manias de direção que você adotou ao longo dos quilômetros rodados até então podem ser extremamente prejudiciais para o seu carro.
Se você quer saber quais são os maiores mitos e as verdades sobre o uso consciente do carro, ajuste o cinto de segurança e vamos lá.
#1 Descer ladeira em ponto morto economiza combustível
Ouvir os mais velhos é um conselho de ouro em muitas situações, mas no que diz respeito à direção, é melhor você mudar de ideia. Essa é uma dica antiga, e que, com certeza, você já deve ter colado em prática ao volante, não é mesmo? Afinal, por que engrenar o motor quando o carro está embalado se você pode apenas controlar a velocidade pelo freio?
Esse é um dos maiores mitos sobre direção que existem. Isso porque, os motores atuais, mais precisamente os fabricados depois dos anos 2000, são diferentes dos de antigamente. Hoje, com a injeção eletrônica, quando você coloca o motor em ponto morto, o veículo interpreta que a injeção do combustível não é necessária, e o fluxo do tanque é interrompido. O que isso significa? Um risco, já que, dessa forma, você não contará com o freio motor do carro, e terá que, literalmente, afundar o pé no pedal do freio, o que prejudica a sua eficiência em médio prazo.
#2 Carro pesado é sinônimo de gastar mais
Essa é uma questão que divide a grande maioria dos motoristas. Será que o peso do carro influencia no consumo de combustível? Se você acha que sim, mesmo não sabendo o porquê exatamente, acertou.
A questão é simples: quanto maior o peso carregado no carro, mais o motor terá que ser forçado para alcançar a velocidade desejada, ou seja, ele vai consumir mais combustível para manter o desempenho.
Portanto, já sabe: mais do que uma forma de economizar, não sobrecarregar o veículo é essencial para ter um uso consciente do carro.
#3 Abastecer com gasolina premium dá mais rendimento ao carro
Se é mais caro, é melhor, certo? Nem sempre, mas, no caso do tipo de combustível, essa pode ser uma afirmação verdadeira. Então, a gasolina premium proporciona maior rendimento ao carro? Errado.
A questão de ser melhor do que a comum não está ligada ao desempenho do veículo, mas, sim, ao que diz respeito à limpeza do motor. Portanto, se você acha que está fazendo um bom negócio pagando mais por um combustível diferenciado, vale a pena refazer as contas.
#4 Abrir o vidro para economizar ao invés de usar o ar condicionado
Vidros abertos e o vento batendo no rosto pode ser sinônimo de liberdade para uns, mas, para outros, com certeza esse é mais um truque para economizar combustível, já que, assim, o ar condicionado do carro não precisa ser ligado.
Se você se identifica com essa segunda situação, prepare-se para o balde de água fria: você pode ter passado calor a toa. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, o gasto de combustível proporcionado pelo uso do ar condicionado é equivalente ao do esforço do motor, a partir dos 80 km/h, para vencer a resistência do ar que entra pelas janelas abertas.
#5 A calibragem do pneu influencia no rendimento do carro
A calibragem do pneu não garante, apenas, a segurança no trânsito. Quando você adota o costume de, sempre que abastecer, checar a calibragem dos pneus, está economizando combustível. Isso porque, quando eles estão vazios, aumentam o atrito com o chão, e, portanto, o consumo do motor para manter o carro em movimento.
Engana-se quem pensa que o reflexo das mudanças na direção afeta somente o bolso do motorista. Vale lembrar que consumo menor significa menos poluição, e, por isso, mudar os hábitos ao volante, é, sim, uma forma de adotar o #UsoConscienteDoCarro.