ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

5 cuidados que você deve ter antes de fazer uma viagem de carro nas férias - NoxCar

5 cuidados que você deve ter antes de fazer uma viagem de carro nas férias

Final de ano e verão são sinônimos do merecido descanso depois de meses incansáveis de trabalho. E não é á toa: os dias são mais longos, o calor é um convite ao relaxamento no litoral e à sombra e água fresca. E existe época melhor para aproveitar os dias de folga, planejar uma viagem com a família e pegar a estrada?

Se você também adora fazer uma viagem de carro nas férias, então, antes de colocar as malas no bagageiro e partir rumo ao destino de descanso, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que o passeio não vire uma dor de cabeça ou represente um perigo para a sua segurança.

No post de hoje, preparamos uma checklist com tudo que você deve fazer antes de uma viagem de carro nas férias. Vamos lá?

#1 Confira se a manutenção está em dia

Não há como começar a checklist para a viagem de carro nas férias sem que a manutenção do veículo esteja como ponto primordial. É claro que atentar-se às datas limite para fazer a manutenção periódica é importante durante todo o ano, contudo, com o uso do carro dentro da cidade, na rotina do dia a dia, é possível se esquecer de agendar o serviço.

Mas isso não pode ser desculpa para pegar a estrada sem que a manutenção do veículo esteja em dia. Por isso, antes mesmo de definir qual vai ser o destino da viagem de carro nas férias, verifique quando foi a última vez que o seu companheiro de quatro rodas passou por uma inspeção minuciosa de mecânicos, e garanta que ele vá proporcionar toda a segurança para você e sua família antes, durante e na volta das férias.

#2 Verifique a calibragem e o estado dos pneus

Os pneus são parte fundamental da checklist de viagem de carro nas férias. Isso porque, apesar de muitos motoristas negligenciarem a calibragem e o estado deles no dia a dia, são os pneus que vão ajudar no rendimento do carro durante o percurso, além de garantir a segurança em caso de alguma manobra brusca.

Isso porque, quando os pneus estão murchos, eles fazem com que o motor tenha que trabalhar mais para manter a velocidade do carro, e, quando estão carecas, diminuem a capacidade de freio e aumentam a possibilidade de derrapadas na estrada, provocadas por espelhos d’água na pista depois de uma chuva, por exemplo.

Portanto, antes de pensar em colocar o carro na estrada, uma parada no posto mais próximo é a obrigação de todo motorista consciente para garantir a sua segurança e a de terceiros.

E esses cuidados valem para o estepe também, ok? Afinal de contas, se um dos pneus apresentar algum problema, é ele quem vai precisar ser acionado para rodar os quilômetros que faltarem pela frente.

#3 Cheque os fluidos do carro

É claro que eles são checados durante a revisão, mas se você estiver, ainda, com a sua em dia, vale a pena uma parada no seu mecânico ou no posto de combustível para obter o sinal verde, e pegar a estrada rumo à viagem de carro nas férias.

Isso porque fluidos desgastados, como óleo vencido, por exemplo, podem corroer componentes mecânicos, danificando o motor do veículo, aumentar as chances de panes e, consequentemente, de acidentes na estrada.

Quando se trada de segurança no volante, lembre-se que a prevenção é sempre a melhor saída.

#4 Evite o excesso de bagagem

Com certeza você já deve ter ouvido falar que a melhor bagagem que podemos carregar das viagens que fazemos são as memórias dos momentos vividos, certo?

E essa é uma verdade não apenas metafórica: quando se trata da segurança na estrada, acredite, ela também é verdadeira. A grande quantidade de bagagem pode causar um excesso de peso no carro, e isso prejudica os pneus, suspensão e freios, além do consumo e desempenho do veículo.

E quando a quantidade de malas é maior do que o espaço disponível para elas, nem pense em amontoá-las de forma que elas comprometam a sua visão, combinado? Diminuir o campo de visão na direção pode causar acidentes gravíssimos na estrada durante uma viagem de carro nas férias.

#5 Prepare uma playlist

Depois de fazer a checklist de todos os itens de segurança para ter uma viagem de carro nas férias tranquila e segura, os quilômetros rodados na estrada não podem deixar de ter uma trilha sonora, certo?

Por isso, monte uma playlist com as músicas que você mais gosta e que têm a ver com o momento de descanso e descontração dessa época do ano. Com os versos dos seus cantores favoritos, a viagem, com certeza, vai ser divertida e as horas nas estradas mais agradáveis.

E você, está planejando sua viagem de carro nas férias? Então comece a colocar em prática todos esses cuidados sobre os quais falamos na checklist. Lembre-se que, ao assumir a direção, você é responsável por preservar não só a sua vida, mas a de todos que dividem a estrada com você. Portanto, faça o #UsoConscienteDoCarro agindo preventivamente e boa viagem!

Lucas Noronha: