Licenciamento veicular: saiba como fazer sem sair de casa

Assim como o IPVA, o licenciamento veicular precisa ser pago todos os anos. É essa atualização que permite a circulação do veículo em vias públicas.

Trata-se de um imposto recolhido pelo Detran, podendo acarretar multas gravíssimas no caso de atraso dos pagamentos. O licenciamento em dia garante a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV Digital).

Os proprietários dos veículos passaram a realizar a impressão do CRLV sem precisar sair de casa. Por esse motivo, preparamos este material para que você entenda como realizar esse pagamento. Vamos lá?

O que é um licenciamento veicular?

É um serviço pelo qual o motorista ou proprietário necessita pagar anualmente. É a emissão de um novo certificado do CRLV Digital – documento responsável por dar permissão ao veículo para circular em todo o território nacional.

Cada proprietário precisa ficar atento à data de pagamento do seu licenciamento, que é estabelecida pelo Detran de cada estado e de acordo com o último número da placa do veículo.

Esse pagamento pode ser realizado de forma presencial ou virtual (sem que haja a necessidade de se deslocar a um ponto físico para quitação).

Faça o licenciamento do seu veículo sem sair de casa

O licenciamento digital é uma forma de garantir ainda mais segurança para o dono do veículo. É possível ter o documento em PDF com QR code e assinatura digital, sendo totalmente protegido por senha.

A autenticidade do documento fica por conta do QR code, que permite uma leitura de veracidade, garantindo não ser um documento falso. O procedimento para obter o CRLV é totalmente online, sem a necessidade de se deslocar até o Detran.

Acompanhe o passo a passo a seguir!

Obtendo o licenciamento 2022 – Usuários SEM cadastro no sistema CNH Digital:

  • Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na loja de aplicativos do dispositivo.
  • Efetuar o cadastro seguindo as orientações do aplicativo.
  • Adicionar o CRLV, incluindo o número do Renavam e o código de segurança no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Obtendo o licenciamento 2022 – Usuários COM cadastro no sistema CNH Digital:

  • Acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (se necessário, atualizar o aplicativo para a versão mais atual).
  • Adicione o CRLV Digital, com o número do Renavam e o código do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Lembre-se de que o não pagamento pode ocasionar problemas, como multas, perdas de ponto na CNH e, até mesmo, apreensão do veículo, que pode seguir para leilão se permanecer mais de 90 dias no depósito de veículos.

Qual o valor do licenciamento veicular 2022 em Santa Catarina?

Estima-se que em Santa Catarina o licenciamento fique entre R$ 80 e R$ 140, valores esses que podem sofrer reajustes por serem variáveis.

Com o pagamento realizado, o documento digital será disponibilizado para download e impressão no campo “Licenciamento Digital’, nos portais do Poupatempo, Detran e Denatran.

Consulte seu licenciamento 2022

É muito fácil consultar o seu licenciamento 2022, basta seguir os passos a seguir:

  1. Acesse o site do Detran: https://www.detran.sc.gov.br/.
  1. Realize uma busca por “licenciamento anual”.
  1. Faça o cadastro conforme indicado. Informe o número do Renavam localizado no documento, coloque também a placa do veículo e clique no local indicado para abrir a consulta do seu licenciamento.

Caso o veículo apresente pendências de valores, será necessário ir até o Detran com seus documentos pessoais para realizar a correção financeira. 

Tabela de licenciamento 2022 – Santa Catarina

A tabela serve para que os proprietários se programem e realizem os pagamentos em dia, evitando que o veículo fique em situação irregular. Lembre-se de que cada pagamento ocorre no mês definido para cada final de placa. 

Confira a tabela destinada aos veículos de Santa Catarina:

Tabela Renovação Licenciamento Veicular 2022/ Reprodução

O pagamento pode ser realizado através de internet banking, aplicativos, casas lotéricas ou caixas eletrônicos nos bancos conveniados. 

E não se esqueça: o não pagamento impossibilita o veículo de circular em todas as rodovias do país, podendo ocasionar, inclusive, sua perda.

Agora que você já sabe tudo sobre licenciamento veicular, fique de olho na tabela e programe o seu pagamento. Para essas e outras informações, acompanhe nosso blog com assuntos em primeira mão!

Diego Martins: