Financiar com Score baixo: é possível?

coin stacks in front of car

Não é raro vermos pessoas que reclamam dizendo: “Não consigo financiar um veículo por causa do Score”. Para essas pessoas, a baixa pontuação no sistema faz com que o financiamento seja inacessível. Mas será que dá para financiar com Score baixo? Na verdade, sim.

É fato que, quanto maior o seu Score de Crédito, melhores as condições de financiamento. Afinal, uma boa pontuação é sinal de que o consumidor é um bom pagador e oferece menos riscos.

No entanto, é possível sim conseguir financiar com Score baixo, ainda que seja um pouco mais difícil e com condições não tão boas. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!

Dá para financiar com Score baixo?

Como você já sabe, não existe uma regra específica sobre o Score mínimo para financiar um carro. Porém, há uma espécie de padrão de mercado para esse tipo de situação.

Isso é necessário pois, atualmente, temos ao redor de 63,8 milhões de inadimplentes no Brasil. Quanto menos pessoas pagam as dívidas, mais caro fica o crédito e mais inacessível para os outros interessados. Por isso, os bancos tendem a evitar que fiquem sem receber e se recusam a emprestar a quem oferece riscos.

Dessa forma, o padrão do mercado é que um carro seja 100% financiado para quem tem um Score de Crédito acima de 700 pontos.

No entanto, dá para financiar com Score baixo. Basta oferecer melhores condições para quem vai aprovar o crédito, inclusive com a possibilidade de dar uma entrada.

Como funciona a relação de risco x juros no financiamento?

Antes de sair por aí repetindo que: “Não consigo financiar um veículo por causa do Score”, é importante entender qual é a relação entre o Score, o risco e o valor dos juros no financiamento.

Normalmente, um crédito conta com um risco. Esse risco é inerente: por mais que você confie que a pessoa vai pagar, há sempre a possibilidade dela não pagar.

Por causa disso, existe a cobrança de juros. Ela é a remuneração pelo risco tomado ao emprestar dinheiro. Isso acontece quando fazemos empréstimos pessoais entre amigos, mas (principalmente) quando bancos e financeiras oferecem crédito direto ou via financiamento.

Isso significa que uma pessoa que ofereça mais riscos para aquela empresa, terá maior dificuldade de obter o crédito e, caso consiga, terá de pagar juros maiores. Uma pessoa que oferece menos riscos, portanto, tem mais facilidades.

A quantidade de risco oferecido é medida pela sua pontuação de Score de Crédito. Quanto maior o número (que vai de 0 a 1000), mais segurança o consumidor oferece.

Por isso, você não conseguirá financiar 100% de um carro com nota menor de 700 no Score. O investimento é muito alto e os bancos querem se proteger do não recebimento do valor. No entanto, se você reduzir os riscos para aquela empresa, conseguirá financiar com Score baixo.

Como diminuir o risco e conseguir financiar com Score baixo?

Se você quer comprar um automóvel, mas tem uma pontuação de Score abaixo de 700 (ou até mesmo abaixo de 500), deve tentar oferecer proteções e salvaguardas para as emissoras de crédito.

Assim, você terá maiores chances de receber a aprovação do financiamento que tanto deseja.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é ao dar uma entrada na compra do veículo. Quanto maior a entrada, menor o montante que será financiado e menor o risco para o banco.

Uma das formas de conseguir um bom valor de entrada é dar o seu carro atual na compra do novo. Muitas concessionárias de usados e seminovos aceitam esse tipo de negócio, o que pode ser uma boa forma para diminuir o valor do financiamento em alguns milhares.

Outra sugestão é juntar algum dinheiro com antecedência, antes mesmo de ir na concessionária ver um modelo que você gosta. Dessa maneira, você consegue ampliar a entrada e reduzir ainda mais o risco do financiamento.

Para completar, vale a pena comprar carros seminovos ou usados. Isso porque eles têm valores naturalmente menores do que automóveis novos, além das concessionárias sempre estarem mais dispostas a aceitarem o seu veículo atual como entrada.

Dessa maneira, você conseguirá reduzir bastante o risco para o banco e, mesmo tendo um baixo Score, poderá ter a sua proposta de financiamento aprovada.

Onde fazer os melhores negócios para comprar o seu carro?

Se você tem boas condições para reduzir risco e quer comprar um novo automóvel, vale a pena consultar as ofertas da NoxCar. Nós trabalhamos com os melhores carros seminovos e usados do mercado, todos com Vistoria Cautelar e selo de procedência. Aliás, nossa parceria com a Dekra faz com que nossos veículos passem pela vistoria cautelar mais completa do mundo.

Além disso, um dos nossos pilares de negócio é a flexibilidade. Nós entendemos os diferentes contextos de cada pessoa e fazemos o possível para ajudar nossos clientes a realizarem seus sonhos.

Mesmo que você ainda não se sinta confortável para sair de casa por causa da pandemia,  pode falar com a gente e comprar o seu automóvel pela Internet. Dessa forma, fazemos a entrega na sua casa, sem complicações.

E aí, vamos fechar negócio? Então confira o nosso catálogo online agora mesmo e entre em contato com o nosso time via WhatsApp, Facebook ou Instagram!

Diego Martins: