Direção hidráulica: vale a pena ter no seu carro?

Quando vamos escolher um novo carro para comprar, precisamos ter atenção a uma série de adicionais que podem alterar bastante nossa experiência de direção. Um deles, por exemplo, é a direção hidráulica.

Esse modelo de direção tem um impacto considerável no conforto na hora de dirigir e na experiência em geral. No entanto, existem outros modelos de direção a se ter em conta também. No caso, a direção elétrica.

Se você for comprar um automóvel, precisa entender se vale a pena ter a direção hidráulica no seu carro, qual a diferença para a direção elétrica e como escolher entre elas.

Por isso, siga a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é a direção hidráulica?

A direção hidráulica é um sistema desenvolvido para aliviar o peso do volante do carro e aumentar o nível de controle que o motorista tem ao comandar o veículo. Esse sistema foi criado há muito tempo atrás para lidar com o fato de que a direção mecânica era muito dura e pesada, o que diminuía a capacidade de fazer manobras com o automóvel.

A direção mecânica é formada pelo volante, que se une às caixas de direção pela coluna de direção (inteiriça ou bipartida). Basicamente, o movimento feito no volante é levado até às caixas de direção pela coluna. Uma vez lá dentro, o movimento passa para as rodas pelas barras de direção. Assim, quando viramos o volante para um lado, as rodas se ajeitam para direcionar o automóvel naquele sentido.

No entanto, tudo isso é muito pesado e pode reduzir o nível de controle do motorista. Em uma situação de risco, uma curva fechada ou algo do tipo, o peso do sistema mecânico pode aumentar as chances de acidente.

Por essa razão, foi criado o sistema de direção hidráulica. Com o uso de uma bomba hidráulica e um óleo específico para a situação, o sistema reduz muito o peso necessário para mover as rodas do automóvel. É por isso que o volante fica “molinho”, como é conhecido por muita gente.

Quais as características da direção hidráulica?

Contar com uma direção dessas no carro traz uma série de vantagens e desvantagens para o motorista. Se você quer saber se vale a pena ter direção hidráulica no seu automóvel, precisa entender esses prós e contras para tomar a sua decisão.

A principal vantagem do sistema hidráulico é o fato de que o volante fica muito mais leve para controlar, ou seja: é muito mais fácil dominá-lo e conduzi-lo adequadamente.

Isso gera mais precisão no controle do veículo, o que facilita ao fazer manobras como desviar de algum outro carro, estacionar ou fazer curvas fechadas.

Além disso, a direção também deixa a experiência de dirigir mais gostosa. Se o volante não pesa tanto, fica mais tranquilo fazer curvas pela cidade. Para quem é motorista de aplicativo e busca um carro para Uber, por exemplo, é uma ótima maneira de evitar algum tipo de lesão no braço por esforço repetitivo.

Já dentre as desvantagens está o fato do sistema exigir manutenção mais constante. É necessário cuidar de todos os elementos do sistema, como a sua correia, a bomba hidráulica, o fluido e a mangueira. Se um deles der problema, é necessário deixar o veículo no mecânico para consertar. Isso pode aumentar os custos de manutenção frequente do automóvel.

Além disso, há o fato de que a direção hidráulica rouba potência do automóvel o tempo todo. Isso faz com que o seu veículo tenha menos poder para vencer obstáculos como ladeiras ou atoleiros. Em carros compactos e com menos de 100 cavalos de potência, por exemplo, isso pode ser um ponto negativo bem evidente.

Pensando nesses problemas, os fabricantes de carros desenvolveram a direção elétrica.

O que é a direção elétrica?

A direção elétrica é um sistema que tem o mesmo objetivo da hidráulica: aliviar o peso do volante na hora de controlar o veículo.

A grande diferença é que em vez de usar um complexo sistema com várias peças, a direção elétrica usa apenas um motorzinho que controla a pressão do motor.

Uma das suas vantagens é que a manutenção do motorzinho é bem menor do que a do sistema hidráulico. Logo, há menos custos envolvidos. Além disso, o sistema elétrico só puxa a potência do automóvel quando o motorista vira o volante, ao contrário da direção hidráulica que consome a potência o tempo todo.

Diante disso, o melhor sistema a se ter no carro é o elétrico, ainda que seja o mais caro de todos. Se o elétrico não estiver disponível, então vale a pena ter o hidráulico para melhorar a qualidade de direção. Se essa também não for uma opção, então a única alternativa restante é a direção mecânica.

Onde comprar automóveis com direção elétrica e hidráulica?

Se você quer ter uma boa experiência na direção de um carro, precisa contar com a direção elétrica ou hidráulica. Uma das melhores formas de ter um automóvel com esses adicionais sem precisar pagar muito é comprar um seminovo ou usado.

Isso porque esses carros são mais baratos. Assim, com o mesmo dinheiro que você investiria em um veículo novo, você pode comprar um seminovo em ótimo estado e com vários adicionais.

A NoxCar é uma das melhores concessionárias de usados e seminovos de Florianópolis e região. Nós trabalhamos apenas com veículos em excelente estado. Todos eles passam pela Vistoria Dekra, que é a melhor vistoria cautelar do mundo. 

Além disso, nós trabalhamos com um modelo de negócio familiar focado em 3 pilares: a segurança na negociação, a transparência e a flexibilidade. Por isso, nossos consumidores saem da concessionária sempre felizes e satisfeitos com os negócios feitos. Basta ver a quantidade de avaliações positivas que temos no Google!

Se você quer comprar um carro com direção hidráulica ou elétrica, clique nos links ao lado e confira quais as opções que temos no nosso catálogo online. Depois, é só entrar em contato com a gente para iniciar a negociação!

Diego Martins: