Entenda as diferenças entre câmbio dualogic e automático

O mercado automobilístico vem cada vez mais mostrando sua exigência, buscando novas tecnologias e designers desafiadores, o que nos traz ao assunto de hoje e que vem chamando a atenção dos motoristas: o famoso câmbio dualogic ou automatizado.

Ele surge devido a uma necessidade do público para uma dirigibilidade mais simples com melhor desempenho nos trajetos. Com sua nova versão, outro ponto vem sendo visto: a economia de combustível.

Em resumo: a maior vantagem do câmbio dualogic é que o condutor pode frear e acelerar quando quiser, já que as margens são ajustadas automaticamente pelo sistema do câmbio conforme a velocidade diminui ou aumenta. Podemos considerar uma grande praticidade, não é?

O que é o câmbio dualogic?

Vamos fazer uma retrospectiva sobre o câmbio automático, que é um antecessor do câmbio dualogic. Assim, ficará mais fácil entender as diferenças entre eles.

Câmbio Automático

O câmbio automático é considerado até hoje um dos sistemas mais importantes em um veículo. Ele é responsável pela troca de marchas durante o trajeto, sendo que aqui, o pedal de embreagem não existe, porque ele passa a não ter necessidade alguma.

O próprio sistema muda a marcha, utilizando dispositivos eletrônicos e hidráulicos. No lugar da embreagem, existe um conversor de torque. Por meio dos critérios do próprio sistema, a troca de marcha acontece de forma suave e automaticamente.

Como não há seleção de marchas, ao dirigir o veículo o condutor usará o pé direito, que trabalhará entre os pedais de aceleração e freio, sem a necessidade das mãos serem tiradas do volante.

Câmbio dualogic

Já no câmbio dualogic, a função base é a mesma do automático. A principal diferença é que a troca de marcha ocorre de forma inteligente automaticamente, garantindo mais segurança para o condutor.

Nessa versão, os sensores são conectados a uma central eletrônica, que realiza as variações de velocidade e embreagem eficientemente.

Fora que o próprio sistema do dualogic pode trabalhar com uma embreagem como se fosse um câmbio manual, ou até mesmo com duas, sendo uma responsável pelas marchas ímpares, e outra, pelas pares.

Ou seja, o tempo de espera de troca de marchas é bem menor e suave, sem nenhum tranco durante o trajeto.

Na realidade, essa versão é uma das melhores para o motorista, tornando-o um aliado na condução do veículo em qualquer tipo de situação. Ao mesmo tempo, oferece o mesmo conforto que o câmbio automático e com valores acessíveis.

Contudo, mesmo sendo tão semelhantes entre si, já que dispensam o uso da embreagem, o maior diferencial do câmbio dualogic é a utilização da caixa de câmbio convencional. É aqui que o custo dessa versão reduz em relação à automática.

Essa vantagem torna os carros comercializados muito mais baratos em detrimento dos demais.

Quais as principais diferenças entre o câmbio dualogic e o automático?

Como explicamos acima, existem diversos pontos em comum, da mesma forma que existem suas diferenças também. Especificamos as mais importantes para você entender abaixo.

Consumo de combustível

O câmbio dualogic tem um consumo muito menor de combustível, sendo mais econômico do que o automático. Pelo fato de funcionar de forma semelhante a um câmbio normal, não exige tanto do motor.

Já o automático, como precisa da energia do motor para realizar as trocas, acaba precisando de mais combustível.

Conforto nas trocas de marchas

O fato de não precisar trocar as marchas em ambas as versões é algo confortável, mas a automática ainda é possível sentir um leve solavanco. O que, no câmbio dualogic, não existe.

Custo de Aquisição

Os custos interferem diretamente na compra, já que o câmbio dualogic é bem mais acessível que o automático. Alinhando isso ao menor consumo de combustível, acaba se tornando o ideal para os motoristas.

Entre em contato com nossa equipe e conheça os melhores carros da região com o mesmo sistema.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais, e não deixe de comentar qual dos dois sistemas na sua opinião é o melhor.

Diego Martins: