O que observar ao realizar uma revisão do carro? Confira!

Existe algo mais estressado para um motorista do que algum problema inesperado com o carro? Principalmente quando você está em pleno trajeto, e não tem a menor noção do que fazer? Para evitar esses problemas, hoje vamos falar sobre revisão de carro.

Mas precisamos concordar que a grande maioria dos condutores só deixa para se preocupar com o veículo quando o problema surge, sendo que poderia ter sido evitado anteriormente. 

Qual é a importância de fazer a revisão de carro periodicamente?

Fora a tranquilidade no coração de que a probabilidade de seu veículo apresentar algum problema é infinitamente menor, a revisão garante a durabilidade das peças e sistemas do carro. 

Quer um exemplo? Imagina seu carro rodando com óleo vencido. Isso causará atrito entre as peças internas e um possível desgaste excessivo.

Outro exemplo são os filtros de ar. Caso não sejam limpos com frequência, perdem sua capacidade de conter as impurezas para o motor, causando entupimento das válvulas.

Ou seja, uma boa revisão de carro evita problemas para você e aumenta a vida útil do veículo.

Qual é o tempo ideal para realizar uma revisão de carro?

O ideal é que seja feita de 6 em 6 meses no mínimo, ou pelo menos a cada 10 mil quilômetros rodados. Também devemos salientar que, mesmo que o carro fique parado, ainda sim precisa passar por uma revisão, já que alguns componentes têm prazo de validade curto.

Já os veículos que são usados de forma intensa como os de frota, devem passar por uma revisão de carro mais frequentemente, já que todo seu sistema e peças passam por um desgaste bem maior do que os de passeio, por exemplo.

Portanto, o motorista deve ficar atento aos sinais de desgaste que, provavelmente, aparecerão em carros de maior uso, como pneus trepidando (que indicam sinais de falta de balanceamento), entre outros.

Quais os cuidados que o motorista deve ter diariamente com o veículo?

Fora a importância da revisão de carro, o próprio motorista pode sim realizar algumas checagens diariamente, para verificar se todas as peças estão funcionando perfeitamente ou não.

Lógico que não substitui a revisão completa, mas auxilia na questão de prolongamento da vida útil de alguns componentes. Podemos citar aqui:

  • teste de faróis;
  • calibragem de pneus;
  • verificação do nível de óleo;
  • setas;
  • entre outros.

Quais os pontos que devem ser observados na revisão de carro?

O ideal é ficar atento às condições de funcionamento de freios, bateria, motor, pneus e demais peças e sistemas que não estejam apenas ligados ao desempenho do carro, mas também à sua vida útil. Veja alguns dos itens que devem passar por revisão periódica!

Motor

É dele que o funcionamento total do carro depende, por isso tudo ligado a ele merece uma observação maior e trocado quando for necessário.

Freios

O sistema de frenagem é parte fundamental da revisão do carro, com componentes que incluem fluido, pastilhas, tambor e disco. Diminuindo o tempo na frenagem, o fluido pode ser substituído apenas uma vez ao ano.

Já os demais componentes devem ser trocados para veículos automáticos a cada 10 mil quilômetros e para os manuais a cada 20 mil quilômetros.

Além de seguir a indicação de troca esperada, não deixe de consultar seu mecânico de confiança sempre que o veículo mostrar algum problema com o freio. Lembre-se de que o sistema de frenagem é parte essencial para a segurança do veículo e deve estar sempre em excelentes condições.

Pneus

Os pneus devem ser checados periodicamente a cada 15 dias, principalmente devido às péssimas condições das ruas e estradas brasileiras. Isso aumenta a vida útil e, no caso de perceber que eles estão desgastados, realize a troca o mais rápido possível.

Filtros

Eles têm uma influência direta no consumo de combustível e na vida útil do motor, evitando que as impurezas penetrem nos componentes do mesmo e possam alterar seu funcionamento. Portanto, troque conforme o indicado pelo fabricante.

Sistema elétrico

A revisão do sistema elétrico verifica a iluminação interna, externa e a sinalização. Deve ser feita a cada seis meses ou se qualquer componente ligado a ele estiver falhando, o que pode estar também relacionado com a bateria do veículo.

Todos os carros comercializados pela NoxCar possuem laudos que atestam sua qualidade e conservação, além de estarem com todas as suas revisões em dia. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.

Gostou deste artigo? Deixe a sua dúvida ou comentário abaixo e nos deixe saber sua opinião.

Diego Martins: