ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Como viajar com crianças em segurança no carro? - NoxCar

Como viajar com crianças em segurança no carro?

A little girl in a car seat

Saber como viajar com crianças em segurança no carro é uma das principais prioridades dos motoristas que têm filhos. Afinal, pegar a estrada requer um cuidado ainda maior quando envolve o transporte de menores de 10 anos.

Para auxiliar os motoristas a manterem a segurança, existem normas legais que regulam o transporte correto de crianças no carro. Porém, essas normas devem ser vistas não apenas como uma exigência legal, e sim como um guia para garantir que sejam tomados os devidos cuidados ao transportar crianças.

Quer saber como viajar com crianças em segurança? Acompanhe a seguir.

Segurança dentro do carro

O ponto de partida para entender como viajar com crianças em segurança no carro é a resolução 277/2008, conhecida como a Lei da Cadeirinha. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cadeirinhas e dispositivos de segurança reduzem 70% das mortes entre bebês e entre 54% a 80% a morte de crianças.

Essa resolução prevê que crianças com idade inferior a 10 anos devem ser sempre transportadas no banco traseiro. Além disso, são definidos diferentes tipos de assento e dispositivos de retenção de uso obrigatório, que variam com a idade da criança.

As exigências legais feitas pelo Código Brasileiro de Trânsito têm o objetivo de garantir que os motoristas transportem as crianças com mais segurança em seus veículos. Por esse motivo, conhecer quais são as obrigações no transporte das crianças é essencial.

Os tipos de assento para transportar crianças

Viajar com crianças em segurança passa diretamente pelo uso dos assentos adequados de acordo com a idade delas. Veja quais são os assentos que devem ser usados em cada situação:

1. Bebê conforto

O bebê conforto é o assento que deve ser usado para transportar bebês de até 1 ano de idade e com peso de até 10 kg (sendo que alguns modelos suportam até 15 kg). Esse tipo de assento tem formato de concha e acessórios que fixam o pescoço da criança. Ele deve ser instalado no sentido inverso da posição normal do banco do veículo – virado de costas para o motorista.

2. Cadeirinha

A cadeirinha é usada para transportar crianças de 1 até 4 anos de idade. Esse tipo de assento é utilizado voltado para a frente, na posição vertical, no banco de trás. As tiras da cadeira devem ser ajustadas para que fiquem confortáveis e com uma folga de, no máximo, um dedo.

3. Assento de elevação

O assento de elevação é obrigatório para transportar as crianças com idade entre 4 e 7 anos. Trata-se de um apoio colocado no banco para que elas consigam atingir a altura do cinto de segurança, e seja possível encaixá-lo de forma adequada.

4. Cinto de segurança

Por fim, as crianças de 7 a 10 anos, ou com até 1,45 m de altura, devem ser transportadas no banco de trás do veículo, com o cinto de segurança de três pontos afivelado.

A importância de buscar a segurança em todos os momentos

Saber como viajar com crianças em segurança no carro é uma das preocupações que devem passar pela cabeça dos motoristas. Além disso, são vários os aspectos que estão relacionados diretamente com a segurança na estrada: manutenções preventivas, seguir as normas de trânsito, itens de segurança obrigatórios, uso correto do veículo, entre outros.

Essa busca pela segurança pode começar antes mesmo de apertar os cintos e pegar a estrada. A compra de um carro também requer uma preocupação com a segurança na transação, e é preciso buscar sempre pelos negócios que geram vantagem para você e seu bolso.

A NoxCar reconhece que a segurança é um dos atributos fundamentais para os motoristas. Por essa razão, reunimos uma série de vantagens que garantem a segurança que nossos clientes precisam para fechar negócio – incluindo 1 ano de garantia assegurada pela Gestauto Brasil e o Selo de Procedência Procauto.

Você já sabia como viajar com crianças em segurança no carro? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite o nosso site ou venha tomar um café com a gente! Até lá!

Lucas Noronha: