ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Como funcionam os diferentes tipos de tração de carro? - NoxCar

Como funcionam os diferentes tipos de tração de carro?

Off-road vehicle goes on the mountain way during the rainy season

Você sabe a importância da tração de carro no momento de dirigir? Esse se tornou um assunto popular por conta dos carros 4×4 – que possuem tração nas quatro rodas. Mas o que será que isso representa na prática?

De forma bem simples, a tração pode ser entendida como a força que o motor manda aos pneus para o carro andar. Geralmente, os carros mais populares, ou que são feitos pra andar mais em ruas asfaltadas, costumam ter tração só em duas rodas – que pode ser traseira ou dianteira. Já os veículos que andam em terrenos irregulares ou íngremes acabam tendo tração nas quatro rodas.

O conhecimento sobre os diferentes tipos de tração de carro é importante para entender melhor o funcionamento do seu carro e, também, para acertar no momento da compra. Acompanhe a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Quais são os tipos de tração de carro?

Tração 4×2

A tração 4×2 representa um veículo com tração em duas de suas quatro rodas. Ou seja, a potência do motor é distribuído somente para duas rodas, podendo ser o par dianteiro (tração dianteira) ou traseiro (tração traseira).

Tração 4×4

Na tração 4×4, a potência do motor é distribuída nas quatro rodas do carro. Dessa forma, o veículo consegue se locomover melhor em terrenos irregulares – como regiões rurais ou serranas. Geralmente, os veículos 4×4 também permitem que seja alternada a tração para apenas duas rodas.

Tração AWD

Também conhecida como tração integral, a tração AWD possui sensores que monitoram constantemente as condições do veículo para distribuir a energia somente onde é necessário – seja nas rodas dianteiras, traseiras ou nas quatro rodas. Dessa forma, ocorre uma otimização no uso da energia do motor.

Como escolher a melhor opção para você?

A escolha da melhor tração de carro varia bastante de acordo com as necessidades de cada motorista. É preciso considerar os principais trajetos realizados com o veículo e os custos envolvidos na aquisição de cada carro.

Para um motorista que costuma viajar para zonas rurais e percorrer estradas de chão, um veículo com tração 4×4 ou AWD pode ser uma ótima opção. Porém, quem costuma usar o carro somente para transitar dentro da cidade em ruas asfaltadas não tem a necessidade de um veículo 4×4.

Entre os carros 4×2, também é importante conhecer as diferenças entre a tração dianteira e a tração traseira.

  • Tração dianteira: é mais comum em carros populares, ajuda a reduzir o peso do veículo e oferece mais segurança – além de proporcionar mais espaço interno. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com o desgaste dos pneus da frente.
  • Tração traseira: oferece melhor equilíbrio, permite a realização de manobras esportivas e tem uma potência maior. Por outro lado, possui um espaço interno menor e é mais difícil de controlar nas manobras de segurança.

Transparência: um atributo essencial para o motorista

O conhecimento sobre os diferentes tipos de tração de carro permite que o motorista tenha mais transparência ao trocar de veículo. Essas informações garantem que você escolha o carro ideal para suprir as suas necessidades.

A transparência também é um elemento fundamental na relação de compra com o vendedor. Afinal, você precisa garantir que todas as informações sobre o veículo realmente sejam verdadeiras para evitar cair em golpes, certo?

A NoxCar reconhece que a transparência é um dos pilares de sua atuação no mercado. Por isso, temos o compromisso de promover oportunidades nas quais tanto o cliente quanto a empresa saiam ganhando.

Você já conhecia o funcionamento dos diferentes tipos de tração de carro? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite a nossa página!

Lucas Noronha: