ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Como manter a conservação do carro por mais tempo? - NoxCar

Como manter a conservação do carro por mais tempo?

Você costuma tomar cuidados para promover a conservação do carro? Um veículo bem cuidado apresenta menos problemas mecânicos, proporciona mais conforto para o seu dono e demora mais para desvalorizar – rendendo um dinheiro extra no momento de trocar de carro.

Com pequenos cuidados na direção e com revisões do veículo, é possível obter melhorias na conservação do seu carro. Não é necessário um grande esforço para isso, basta ter conhecimento sobre os aspectos que podem afetar no rendimento do veículo.

Veremos, neste artigo, algumas dicas para que você consiga aumentar o tempo de conservação do veículo. Confira.

#1 Siga as instruções do manual do carro

Sabe aquele pequeno livro que vem no porta-luvas do carro? Muitos proprietários nunca tiram alguns minutos para fazer uma boa leitura, mas as informações contidas no manual do carro são fundamentais para a manutenção e para garantir a conservação do carro por mais tempo.

#2 Faça as revisões programadas

As revisões do carro são consideradas um gasto desnecessário por muitos proprietários de veículos que não entendem todas as variáveis que precisam ser analisadas para garantir o funcionamento adequado do veículo. Entretanto, pular essas revisões pode ser um grande erro.

Nas revisões programadas, todos os fatores essenciais são analisados: fluidos e as peças de desgaste natural (velas e cabos, bateria, correias e rolamentos). Assim, eles podem ser substituídos no momento adequado.

#3 Pegue leve nos primeiros quilômetros

Os primeiros quilômetros rodados com um carro novo são fundamentais para o bom funcionamento em longo prazo. Dirija com o máximo de suavidade nos primeiros 1.500km e evite ultrapassar 3.500 rpm antes de trocar as marchas.

#4 O óleo contribui diretamente para a conservação do carro

Se você deseja economizar com o reparo e aumentar a conservação do carro, então, deve dar uma atenção especial à lubrificação. A troca de óleo nos momentos indicados é fundamental para manter o seu funcionamento pleno.

Uma lubrificação deficiente impacta negativamente no consumo de combustível e pode resultar em graves danos no motor do veículo – custando um valor elevado para conserto.

#5 Cheque os pneus

Os pneus são um componente fundamental no funcionamento de um veículo, e também precisam ser cuidados para manter a conservação do carro. Respeite o tempo de troca indicado pela concessionária e faça checagens periódicas para avaliar o seu estado – procurando por indicações de desgaste ou bolhas.

Além disso, também é recomendado que você siga as recomendações sobre balanceamento e alinhamento da suspensão – e procure suporte sempre que notar irregularidades ou vibrações no momento em que estiver dirigindo.

#6 Atenção na lavagem do carro

A aparência externa do veículo também é importante, não é? Uma boa lavagem evita arranhões e manchas na pintura. Essa é uma das várias medidas que você pode adotar para manter a qualidade na pintura do seu carro.

#7 Dirija com cuidado

Além de todas essas dicas para a conservação do carro, o cuidado na direção também é de grande importância. Isso garante que você não force o veículo mais do que o necessário e evita acidentes – que podem ser um grande problema para a manutenção.

Você já tem esses cuidados para melhorar a conservação do carro? Gostou das dicas apresentadas? Deixe o seu comentário e até a próxima.

Lucas Noronha: