ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Dicas de consórcio e financiamento para comprar carro - Noxcar Veículos

Dicas de consórcio e financiamento para comprar um carro ainda mais tranquilo

O financiamento para comprar um carro é a forma de pagamento mais utilizada entre quem opta por realizar essa aquisição. Segundo estatísticas, cerca de 71% dos compradores optam pelo financiamento.

Esse grande número de pessoas que decide por um consórcio e financiamento para comprar um carro é justificado pelos benefícios dessa modalidade de pagamento. Afinal, nem todo mundo que deseja ter um veículo possuí o valor integral dessa compra na sua conta bancária, certo?

O financiamento permite que o pagamento seja realizado ao longo de várias parcelas – pesando menos no bolso do comprador. Entretanto, é preciso ter muito cuidado ao assumir o compromisso de fazer esse pagamento para evitar complicações financeiras.

Veremos, neste artigo, algumas dicas de consórcio e financiamento para comprar um carro com tranquilidade. Confira.

Dicas para evitar complicações

  • Não comprometa mais do que 30% do seu orçamento mensal com financiamentos – considerando não apenas o financiamento do carro, mas todos os outros que você já está pagando. Se você comprometer uma parte maior da sua renda, pode ficar difícil manter todas as outras contas em dia.
  • Financie o menor valor possível – se é muito difícil pagar o valor integral do veículo, procure, ao menos, financiar o menor valor possível para reduzir os valores pagos com juros.
  • Reserve um valor para as outras despesas do carro – depois de adquirido o veículo, será preciso pagar o licenciamento, IPVA, seguro e as despesas para uso do carro. Guarde um valor pensando nesses gastos.
  • Pesquise. Antes de fechar o negócio, faça uma boa pesquisa buscando pelo melhor financiamento – afinal, não é somente o valor do veículo que pode mudar entre uma concessionária e outra.

Opções de financiamento para comprar um carro

Dentre as opções de financiamento para comprar um carro, existem algumas que são mais comuns e vantajosas para os compradores. Veremos algumas informações sobre elas neste capítulo.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é feito por bancos públicos ou privados com valores baseados na renda do comprador – e é a modalidade de financiamento mais comum. Você ganha posse do carro desde o início do pagamento, porém não pode vendê-lo até que termine de pagar todas as prestações, pois ele está alienado ao banco.

Uma das principais vantagens do CDC é a possibilidade de negociar diretamente com o banco, sem interferência da concessionária – o que garante a possibilidade de negociar as taxas de juros.

Leasing

No leasing, quem compra o carro é uma empresa e você paga uma espécie de aluguel para utilizá-lo. Entretanto, após o fim do pagamento de todas as prestações, o veículo é passado para o nome do comprador.

Assim como no CDC, você pode contratar o financiamento sem a interferência da concessionária, negociar as taxas de juros e não pode vender o carro até que termine de pagá-lo.

Consórcio

O consórcio possui um funcionamento bastante diferente das modalidades que acabamos de ver. O comprador faz parte de um grupo de pessoas que também deseja comprar um veículo e paga uma quantidade predeterminada de prestações (2, 3 ou 5 anos), mas só recebe o carro quando é sorteado.

Um carro é sorteado entre os participantes todos os meses, e outro é adquirido por meio de um leilão – sendo que o valor dos lances é descontado de parcelas futuras. Além disso, existe uma taxa de administração e as parcelas sofrem variações de acordo com a valorização do modelo de carro escolhido.

Você já considerou um financiamento para comprar um carro? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!

Lucas Noronha: