O financiamento de veículos é a principal forma de viabilizar a compra de carros para os brasileiros. Por serem bens de alto valor aquisitivo, são poucas as pessoas que conseguem realizar a compra de um veículo à vista sem complicações financeiras.
Entretanto, muitos dos motoristas não entendem como funcionam as taxas de juros nas operações de financiamento de veículos. Como será que são definidas essas taxas? E quando compensa contratar um financiamento?
A seguir, saiba como funcionam as taxas de juros no mercado de financiamento automotivo. Acompanhe.
Como funciona o financiamento de veículos?
Uma operação de financiamento de veículo tem o funcionamento muito simples: em vez de pagar a totalidade do valor à vista, você paga apenas um valor de entrada e pode complementar o restante do pagamento ao longo de vários meses.
Porém, existe uma contrapartida para viabilizar a operação: a incidência de taxa de juros do financiamento. É com essa taxa que as instituições financeiras conseguem diminuir o risco e receber o lucro pela concessão do crédito.
Entenda as taxas de juros do financiamento
Para entender as taxas de juros do financiamento, é preciso analisar a operação tanto do ponto de vista do mercado externo quanto em relação às características de cada financiamento. São muitos os fatores que podem influenciar nesse momento.
Considerando a economia como um todo, é importante ficar atento às taxas de juros do mercado. Em momentos em que as elas estão em baixa, todas as operações de financiamento se tornam mais atrativas.
Já em relação à operação em si, é importante compreender que as taxas variam de acordo com o perfil do usuário e com as condições da operação. Enquanto um usuário que paga todo o financiamento em dois anos tem acesso a taxas de juros atrativas, outro que paga em dez anos tem um gasto superior com os juros.
Isso significa que as taxas de juros sobem conforme o montante do financiamento e o tempo para o pagamento. Além disso, também é recomendável pesquisar as taxas em instituições diferentes para encontrar as propostas mais vantajosas.
Como evitar o endividamento?
Apesar de ser uma ótima forma de viabilizar a aquisição de um carro, o financiamento também pode se transformar em um problema para os motoristas que não conseguem pagar as parcelas em dia.
Muitas pessoas assumem dívidas maiores do que realmente podem pagar, criando uma grande bola de neve de dívidas. Para evitar essas situações, veja algumas dicas que você pode seguir antes de contratar um financiamento:
- Faça uma análise financeira para avaliar quanto você consegue pagar mensalmente pelo financiamento;
- Procure juntar uma boa parte do valor do veículo para dar como entrada – reduzindo a incidência de juros na operação;
- Faça uma boa pesquisa para encontrar as taxas de juros mais favoráveis no financiamento do seu carro;
- Lembre-se que o financiamento é uma operação de longo prazo, tomando cuidado para não assumir um compromisso difícil de ser quitado ao longo de vários anos.
Financie com transparência
Quando falamos sobre financiamento de veículos, a transparência é a palavra-chave para fechar bons negócios. É fundamental que você consiga enxergar claramente quanto deverá ser pago ao longo de toda a operação.
Por isso, você precisa buscar pelas taxas de juros mais atrativas e, também, pelos estabelecimentos mais confiáveis e transparentes. Ao assumir um compromisso de longo prazo, é importante que você saiba exatamente pelo o que está pagando.
A NoxCar tem um compromisso com a transparência em seus atendimentos – seja na compra, venda ou financiamento: o nosso objetivo é promover oportunidades nas quais tanto o cliente quanto a empresa saiam ganhando.
Você já conhecia o funcionamento das taxas de juros no financiamento de veículos? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite a nossa página ou venha tomar um café com a gente! Vai ser um prazer recebê-lo!
View Comments (2)
porque a taxa de juros é diferente de acordo com o veiculo? exemplo se vc for financiar um CG TITAN a taxa de juros dela é diferente de Um scooter ELITE 125 mesmo dando a mesma entrada e financiamento pelo mesmo banco.
Boa tarde, Tiago! Tudo bom? São critérios dos bancos, em geral o que eles costumam olhar bastante é o ano/modelo do veículo a ser financiado. Em geral veículos mais novos terão taxas melhores pois o banco entende que quem está comprando um veículo mais novo tem menos risco de inadimplência. Outro fator muito relevante na hora do financiamento é o Score do cliente, é o que mais determina a aprovação e as taxas no financiamento. Qualquer outra dúvida estamos aqui para ajudar! ;)