Quando se fala em verão, o que lhe vem à mente? Praia, momentos em família e com amigos e muita diversão? A estação mais quente do ano costuma ter gosto de férias para muitas pessoas, e os dias de folgam combinam com colocar o pé na estrada e curtir uma viagem de carro sem pressa.
Nós já falamos por aqui sobre as precauções que devem ser tomadas ao fazer uma viagem de carro nas férias, mas não é somente antes de pegar a estrada que você deve ter cuidados com o seu amigo de quatro rodas. Mesmo na cidade, alguns fatores tendem a influenciar no estado geral do veículo, e a época do ano, como o verão, é um deles.
Isso porque as temperaturas quentes tendem a prejudicar alguns componentes do carro, e, no post de hoje, é justamente sobre eles que vamos falar. Quer saber como cuidar do carro no verão para que ele enfrente a estação do ano mais quente sem nenhum prejuízo? Acompanhe.
#1 Pintura do carro no verão
Quem nunca ouviu a expressão “chuva de verão”? Elas são causadas pelo excesso de calor, e, assim como essas tempestades curtas, outros fenômenos naturais tendem a se fazer presente nessa estação do ano, e podem prejudicar a pintura do carro, como alta radiação solar, chuvas de granizo e a maresia.
Para proteger o seu veículo desses fatores naturais, algumas dicas simples podem fazer toda a diferença. Apesar de uma sombra ser sempre bem-vinda, cuide para não estacionar embaixo de árvores: algumas frutas podem cair sobre a lataria e, com a ação do calor, manchar a pintura do carro.
A lavação também deve ser adaptada às altas temperaturas, principalmente se você for passar o verão no litoral. O ideal é lavar mais o veículo, para evitar o comprometimento do brilho e da pintura, por conta da maresia. Outra dica de ouro para cuidar do carro no verão é fazer a cristalização, que protege a lataria, elimina as imperfeições e a diminui o risco de oxidação da pintura.
#2 Fique de olho nos vidros do carro
Outra parte externa que merece atenção ao cuidar do carro no verão são os vidros. Isso porque, por conta das altas temperaturas, as chances de alguns componentes, como as borrachas de fixação, apresentarem furos ou rachaduras são altas, comprometendo até mesmo a vedação da cabine.
Portanto, vale a pena checar o estado dessas peças e, se preciso, trocá-las para não ter nenhuma surpresa quando as chuvas caírem – e, acredite, elas vão cair.
Além dessa precaução, outra dica para cuidar do carro no verão é instalar películas escurecedoras nos vidros. Importantes, também, para a segurança de quem está dentro dele, elas ajudam a amenizar a temperatura interna do veículo, pois filtram os raios ultravioletas que incidem sobre ele. Essa, inclusive, é uma vantagem para o estofamento, como veremos a seguir.
#3 Estofamento também merece cuidados
Todo mundo já deve ter visto algum sofá que acabou ficando com o tecido descolorido e com aspecto de “queimado” por conta da exposição ao sol. Com o estofamento dos veículos isso não é diferente, e, portanto, cuidar do carro no verão significa, também, dar atenção aos bancos.
Se eles forem de couro, é preciso aplicar um hidratante a base de silicone, que impeça que o material resseque ou manche devido à ação dos raios solares. Para os bancos de tecido, os cuidados também são importantes, já que o calor pode manchá-los. Nesses casos, a instalação de películas escurecedoras nos vidros e o uso de protetores removíveis no para-brisa são fundamentais quando o assunto é cuidar do carro no verão.
#4 Ar condicionado também precisa de manutenção
Melhor amigo dos motoristas nos dias quentes de verão, o ar condicionado também precisa de cuidados simples, mas que fazem toda a diferença na qualidade do ar. Os filtros devem ser trocados periodicamente, para evitar que partículas, como as de poeira, sejam lançadas no interior do veículo. Além disso, é importante, também, manter limpo o condensador, que fica perto do radiador, para evitar que folhagens e insetos prejudiquem o sistema de resfriamento.
#5 Os pneus precisam de atenção redobrada
Para cuidar do carro no verão, é preciso diminuir o intervalo de checagem dos pneus, já que, com o calor, o atrito com a borracha no asfalto quente tende a desgastá-los mais rapidamente. E todos nós sabemos dos perigos de pneus “carecas”, não é mesmo?
As altas temperaturas também alteram a calibragem, portanto, é importante checá-la toda vez que for abastecer o veículo, inclusive o estepe, que não pode ser esquecido no porta-malas e deve receber os mesmos cuidados que os pneus que estão rodando.
Viu como cuidar do carro no verão não é um bicho de sete cabeças? Seguindo nossas dicas, você terá muito mais tranquilidade e segurança na estrada durante os dias mais quentes do ano. Se ficou com alguma dúvida, já sabe: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.