Quem nunca foi a um posto e teve dúvidas na hora de escolher o melhor combustível para o veículo? Esse questionamento é muito comum, principalmente no que se refere a preços, vantagens e desvantagens do álcool e da gasolina.
No entanto, realizar a escolha certa pode ser a garantia de prolongar a vida útil do automóvel, evitando, por exemplo, idas frequentes a oficinas. Afinal, o combustível errado pode danificar partes importantes do veículo, incluindo o motor.
Ao longo deste conteúdo, falaremos sobre o álcool e a gasolina, bem como as vantagens e suas desvantagens de cada um para você tomar a melhor decisão.
Boa leitura!
Gasolina: vantagens e desvantagens de escolher esse combustível
A gasolina é conhecida por ser um combustível de alto rendimento e responsável por garantir a lubrificação do motor, fazendo com que o veículo ligue logo na primeira partida.
Porém, tem seus pontos negativos. Um deles é que ela oferece menos torque de potência quando comparada ao álcool.
Outra desvantagem é que a gasolina gera mais poluentes pelo fato de ser originária do petróleo. Por último, e não menos importante, é um combustível que sofre variações de preço constantes, em sua maioria, ficando sempre mais cara.
Álcool: vantagens e desvantagens de escolher esse combustível
Abastecer o seu veículo com álcool, conhecido também como etanol, é algo comum entre a maioria dos motoristas, afinal, é um combustível mais barato e, em alguns casos, proporciona mais potência para o motor.
Por ser derivado da cana de açúcar, o etanol pode ser considerado um verdadeiro amigo do meio ambiente, poluindo bem menos do que veículos abastecidos por gasolina.
Mas existem também as desvantagens. Pelo fato de o álcool ter uma combustão mais acelerada, ele pode ter um rendimento de até 30% a menos que a gasolina. Além disso, alguns veículos podem apresentar falhas ao ligar, principalmente os mais antigos e em dias frios.
Afinal, devo optar pelo álcool ou pela gasolina?
Uma dica para saber qual a melhor escolha e a que compensa mais é realizar um cálculo matemático por meio de uma fórmula, dividindo o valor do etanol pelo valor da gasolina.
Assim, se você obtiver resultados maiores que 0,7, o indicado é a gasolina. Mas se o resultado for igual ou menor que 0,7, é mais viável optar pelo álcool. Mas atenção: além dessa dica, é imprescindível que cada motorista conheça seu carro e o rendimento do seu veículo.
Entenda o exemplo:
Etanol = R$ 2,83
Gasolina = R$ 5,21
(Etanol) 2,83 / (Gasolina) 5,21 = 0,54
Nesse caso, 0,54 é menor que 0,7, o que faz com que o álcool seja a opção mais adequada em relação aos valores do combustível.
Saiba como economizar álcool ou gasolina
Independentemente do combustível e do motivo de ele ter sido escolhido para abastecer seu veículo, é fundamental que exista economia. Para isso, algumas dicas podem ser úteis. Confira:
- Manutenção preventiva: esse tipo de manutenção é a responsável por garantir que os automóveis atuem sempre da melhor forma, evitando sobrecarga dos componentes e, consequentemente, aumento do consumo do combustível.
- Equilíbrio do uso do ar-condicionado: esse é um dos equipamentos que mais consome combustível, podendo chegar a um aumento de 20% quando utilizado.
- Evite acelerações bruscas e repetitivas e frenagens: sempre prefira uma direção tranquila, fazendo com que a velocidade se mantenha constante, e o motor não se esforce mais que o normal.
Além dessas dicas, mantenha os pneus sempre calibrados e realize a troca de marchas (no caso de carros manuais), para conseguir uma economia significativa de gasolina ou álcool.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor e, assim, você possa definir o melhor combustível para o seu automóvel.
Para mais assuntos como este, acompanhe nosso blog. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais Facebook e Instagram. Não perca mais nenhum conteúdo importante sobre o setor automotivo!