ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

6 dicas sobre o que observar ao escolher o seu seminovo - NoxCar

6 dicas sobre o que observar ao escolher o seu seminovo

Para muitos motoristas, trocar de carro e escolher um seminovo é, ainda, uma decisão arriscada, cheia de dúvidas e de desconfianças a respeito do veículo. E não é pra menos, já que todo mundo conhece alguém ou já ouviu alguma história de pessoas que compraram um seminovo e, tempos depois, tiveram dores de cabeça.

Os problemas podem ser inúmeros, desde na parte mecânica como na licença do veículo. Por outro lado, optar por um seminovo traz inúmeras vantagens para quem quer trocar de carro, então, será que não existe uma forma de se precaver de golpes e garantir que o veículo esteja em boas condições?

A boa notícia é que, sim! Isso não só é possível como, no post de hoje, nós vamos lhe explicar como se certificar de que aquele seminovo que você está de olho é, realmente, uma oportunidade de um bom negócio. Confira.

#1 Verifique os itens de segurança

Essa é uma dica que poucas pessoas seguem na hora de escolher o seu seminovo. Isso porque os itens de segurança não são usados no dia a dia, e, por isso, acabam sendo lembrados apenas em situações de emergência.

Portanto, ao escolher o seu modelo, cheque a validade do extintor de incêndio, verifique se o carro tem a chave de rodas, triângulo e em que condições está o estepe. Além disso, é importante avaliar o nível do óleo e, até, mesmo, solicitar para o vendedor o histórico de manutenção do veículo.

#2 Observe o estado mecânico do veículo

É claro que, se você não é um profundo entendedor de carros, dificilmente vai conseguir fazer uma avaliação mecânica ali, na revendedora de seminovos. Para fechar negócio, é muito importante que você leve um mecânico de confiança para fazer esta análise, mas, antes disso, existem algumas dicas que podem lhe indicar o estado do veículo.

No testdrive, por exemplo, se o modelo for manual, ligue o carro em marcha lenta e verifique os níveis de ruído e a vibração do volante. Se, por um acaso, ele apresentar sinais fora do esperado, desconfie. Peça, também, para dar uma volta no quarteirão e analise como o carro se comporta ao passar por buracos ou nas freadas.

#3 Peça para ver o manual do proprietário

Pode parecer estranho, mas, acredite: essa é uma dica de ouro para quem está pensando em comprar um seminovo. Isso porque é no manual do proprietário que ficam registradas as revisões feitas em uma autorizada.

Outro ponto importante são os recalls. Comumente, as montadoras pedem para que os proprietários dos veículos de determinado modelo e chassi compareçam à concessionária para eventuais reparos. No caso de revenda de carros seminovos, se o veículo que você está interessado já tiver passado por um recall, a revenda deve portar a carta de convocação da montadora, bem como um documento emitido por ela declarando que o procedimento foi realizado. Viu quanta informação importante fica armazenada no manual do proprietário?

#4 Cheque se existe algum bloqueio referente ao veículo

São várias as situações que podem bloquear um veículo judicialmente, como dívida de financiamento, trabalhista, de partilha de bens, entre outros. Portanto, é essencial que você faça uma pesquisa sobre a situação do seminovo que pretende comprar.

Para isso, a forma mais comum é acessando o portal da Secretaria da Fazenda, do Detran ou da prefeitura da sua cidade e, com o CPF ou CNPJ vinculado ao veículo, fazer a pesquisa de débitos.

#5 Atestar a autenticidade do motor e do chassi

Você deve propor ao vendedor a realização de uma vistoria no seminovo. Se houver alguma negativa por parte dele, desconfie. É a vistoria que vai autenticar a legalidade do motor e do chassi do veículo, além dos demais equipamentos obrigatórios, por isso, não deixe de ter esse cuidado ao comprar um seminovo.

#6 Escolha uma revendedora de confiança

É claro que essas dicas são válidas para todas as pessoas que queiram comprar um seminovo, mas, principalmente, para quem vai negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com lojas desconhecidas no mercado.

Portanto, dê preferência de compra para revendas que tenham uma presença ativa no mercado, levem em consideração as melhores práticas de setor e que, acima de tudo, selecionem com cuidado os veículos do seu estoque, como acontece aqui, na NoxCar. Escolher a revenda certa é essencial para você ter a certeza de que fez um bom negócio ao comprar um seminovo.

Assista ao vídeo e veja como a NoxCar seleciona os carros que oferece aos seus clientes.

Se tiver alguma dúvida sobre as dicas que listamos aqui, já sabe: não deixe de escrever para a gente pelos comentários e até a próxima.

Lucas Noronha: