ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO
Apesar de ser um compromisso que deve ser pago todos os anos, muitos motoristas nunca pararam para refletir sobre como calcular IPVA do seu carro. Por que será que o valor cobrado pelo poder público varia anualmente? E qual é a influência do seu veículo nessa equação?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é estadual, deve ser recolhido anualmente e incide sobre a propriedade de veículos. Ou seja, o IPVA é cobrado de qualquer pessoa que possua um veículo automotor – seja uma moto, um carro, um caminhão ou um ônibus.
Além de reconhecer essa obrigatoriedade, também é importante saber como calcular IPVA do carro, e, a seguir, explicamos como! Acompanhe!
Como calcular IPVA do carro?
Calcular IPVA do carro não é uma tarefa muito complicada. Você precisa apenas de duas informações: valor do veículo e alíquota usada no seu estado.
Valor do veículo
A base de cálculo para calcular IPVA é o valor do carro. Nesse momento, não é usada a tabela FIPE – mas, sim, o preço médio praticado no mercado, que é estabelecido pela Secretaria da Fazenda de cada estado brasileiro.
Alíquota do IPVA
A alíquota aplicada sobre a base de cálculo do IPVA também é definida por cada um dos estados brasileiros – podendo variar entre 1% e 4%. Geralmente, existem faixas de alíquotas diferentes, de acordo com as categorias dos veículos.
Considerando essas informações, fica fácil calcular IPVA do seu carro. Se o veículo tem um valor de R$20.000,00 e a alíquota é de 3%, então, o valor que deve ser recolhido é de R$600,00.
Como funciona o recolhimento do imposto?
Mais do que saber como calcular IPVA, também é fundamental entender como funciona o recolhimento do imposto, certo? Afinal de contas, é preciso garantir o seu pagamento dentro do prazo de vencimento para evitar complicações.
O recolhimento do IPVA acontece entre janeiro e março. Os dias de pagamento são determinados de acordo com o final da placa do veículo. Portanto, é importante acompanhar as definições feitas pelo seu estado para não perder a data do seu carro.
É possível fazer pagamento do IPVA parcelado em até 3 vezes sem juros, ou à vista. Além disso, ainda é possível obter descontos pelo pagamento antecipado ou de acordo com outras condições previstas pelo estado.
A transparência é um atributo de grande importância
Deixar muito claro como calcular IPVA dos veículos é fundamental para o poder público – que deve prezar pela transparência com os contribuintes. Além disso, essa é uma ótima forma de prever quanto será necessário desembolsar para quitar o imposto sobre a propriedade do seu carro.
A transparência também é um atributo de grande importância quando falamos sobre a compra e venda de veículos. No momento de trocar de carro, você precisa saber de todas as informações sobre os recursos e condições reais do veículo, não é?
A NoxCar adota a transparência como um dos seus pilares básicos de atuação. O nosso compromisso é de promover oportunidades nas quais tanto o cliente quanto a empresa saiam ganhando.
Você já sabia com calcular IPVA do seu carro? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite a nossa página e até a próxima!
Difícil é a gente pagar ipva todo ano, pra se ter vias tão devastadas igual são as do Brasil… Essa realidade não muda nunca!
o ipva é imposto e por sua natureza não é vinculado…
ou seja, você não paga ipva para tem vias publicas de qualidade e sim porque demonstrou capacidade contributiva ao comprar um um veiculo terrestre.