Veículos: saiba quais são os itens que podem ser revisados sem a presença de um mecânico

A falta de revisão dos itens de um veículo pode causar grandes problemas, principalmente, acidentes graves. Mas com as manutenções adequadas, esses riscos passam a ser mínimos.

Por isso, é indicado, antes de uma viagem ou mesmo no dia a dia, fazer uma revisão a fim de comprovar que o veículo está em boas e seguras condições.

Para ajudar, listamos aqui alguns itens que podem ser revisados pelo próprio motorista, garantindo mais segurança enquanto dirige. Acompanhe!

Itens que podem e devem ser revisados pelo motorista

Fazer revisão do veículo demanda tempo e dinheiro. A boa notícia é que existe a manutenção preventiva, na qual o próprio motorista analisa alguns itens do carro, garantindo mais segurança no trânsito.

Veja a seguir itens que podem e devem ser verificados em casa.

1. Estepe

Item fundamental para casos emergenciais, o estepe deve sempre ser verificado e mantido em bom estado, mesmo que sem uso, e a calibração deve ser periódica. Isso faz com que ele esteja pronto sempre que necessário.

Procure calibrá-lo sempre com os demais pneus, garantindo sua integridade, uma vez que, se ficar com pouca pressão durante um longo período, ele pode sofrer ressecamentos e não suportar o uso quando for preciso.

2. Pneus

Devem ser revisados de forma constante, a fim de identificar marcas de desgaste, profundidade do relevo e até mesmo quando um está mais gasto do que os outros – momento que indica que é hora de realizar um alinhamento e balanceamento.

Esse desgaste pode ser visto através das pequenas elevações presentes nos sulcos dos pneus, sinalizadas com a sigla TWI ou o desenho de um triângulo. Quando uma das partes próximas a essas marcas alcançar o mesmo nível, é hora de trocar os pneus.

3. Freio de mão

Com o uso constante, é comum que ele vá perdendo eficiência. Então, o freio de mão deve ser revisado, pelo menos, a cada 15 mil quilômetros. 

Para isso, basta puxá-lo e analisar quantos cliques ele fará. Em ladeiras, por exemplo, é ideal ouvir de 3 a 6 estalos, mais do que isso é sinal de freio desregulado. 

Além disso, se o freio só mantém o veículo parado quando é puxado totalmente para cima, quase apontando para o teto, ou se ainda não para totalmente o carro, ele precisa ser regulado.

Com essa revisão, indica-se que o carro seja levado imediatamente a uma oficina de confiança para uma revisão mais complexa e, se necessário, realizar a troca dos componentes do freio de mão.

4. Volante

Quando bem cuidado, dificilmente o volante apresenta defeitos. Contudo, sinais podem indicar que algo está errado, por exemplo: ruídos estranhos na hora de virar o volante, direção dura, manobras mais difíceis, direção muito folgada ou o carro puxando mais para um dos lados.

Todos esses pontos indicam que o volante está precisando de atenção, sendo necessários alguns ajustes nos seus componentes.

5. Água

Fazer uma verificação da água do radiador e mantê-la na quantidade correta garante que o veículo não irá superaquecer. Sempre mantenha a água no meio das linhas que determinam o nível ideal.

Se estiver abaixo do indicado, basta completar. Mas cuidado! Com o motor quente, o volume da água tende a ser maior do que o esperado, o que torna a medição imprecisa. Opte sempre por fazer essa verificação com o motor frio.

6. Óleo

Assim como a água, o óleo também tem um indicador de nível. Quando está abaixo do ideal, pode prejudicar a limpeza e lubrificação do motor e, acima, aumenta a pressão no reservatório, causando vazamentos, sujeiras nas velas e problemas no catalisador.

A verificação é bem simples, basta encontrar a vareta, secá-la com um pano e colocar novamente no compartimento. Depois, é só retirar e verificar onde o óleo está em relação à marcação mínima e máxima. Ele deve estar entre os dois riscos, se estiver abaixo, é preciso completar.

7. Extintor (para veículos que fazem uso do equipamento)

Desde 2015, com base na Resolução nº 556 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o extintor de carros não é mais item obrigatório. Porém, caminhões, veículos de transporte, carga de produtos inflamáveis e veículo de transporte coletivo mantêm a obrigatoriedade do item.

Para motoristas que têm extintor nos carros, é preciso verificar se a data de validade está em dia e se ele se encontra no local ideal e em boas condições de uso.

8. Itens de emergência

São considerados itens de emergência o macaco, o triângulo de sinalização e a chave de roda. Eles podem preservar a vida e evitar acidentes. Por isso, sempre leve esses itens com você, além de equipamentos extras, como alicates, chaves, fita isolante, lanterna, cabo de bateria e manual do veículo. Nunca se sabe quando um deles será necessário.

Conte com a NoxCar!

Com tantas dicas, ficou fácil revisar os itens do seu carro em casa, não é mesmo? E o melhor de tudo: sem a presença imediata de um mecânico.

Esses cuidados são formas de zelar pela sua segurança e das demais pessoas. Mas, caso precise de uma oficina especializada e de confiança, nós podemos ajudar. Clique aqui e agende sua visita!

Até a próxima!

Diego Martins: