É cada vez maior o número de motoristas que pensam em converter o seu carro para GNV com o intuito de diminuir os custos com combustível. Mas será que essa medida realmente é vantajosa financeiramente?
A explicação para essa tendência está no baixo custo por quilômetro rodado utilizando o GNV. Entretanto, é preciso considerar, também, os custos de instalação e manutenção do sistema nesse cálculo.
Neste artigo, veremos quando vale a pena colocar GNV no carro. Confira.
O que é o GNV?
O Gás Natural Veicular, que é popularmente conhecido como GNV, surgiu no ano de 2000, como uma alternativa de combustível para a gasolina e o álcool. Entretanto, foi nos últimos anos que começou a sua popularidade – principalmente pelas altas no preço da gasolina.
Esse é o mesmo gás natural usado em residências, comércios e indústrias, mas aplicado sob alta pressão em veículos por meio de cilindros especiais. Para iniciar o seu uso, é necessário o kit gás – que custa em torno de R$4 mil.
Vantagens e desvantagens do GNV
Mas, e então, será que utilizar o GNV realmente vale a pena? Para que você consiga avaliar a situação da melhor forma, listamos algumas vantagens e desvantagens do combustível.
Vantagens do GNV
- Baixo custo do combustível, permitindo um gasto menor por quilômetro percorrido;
- Diminuição da poluição, com menor emissão de CO2;
- Redução do consumo de lubrificantes no motor por não haver queima constante de combustível;
- Em alguns estados, é possível obter desconto no IPVA pela utilização do GNV.
Desvantagens do GNV
- Alguns componentes do carro acabam tendo um desgaste maior – como as velas e bobinas;
- Alto custo inicial para a instalação do kit gás;
- Redução do espaço disponível no porta-malas;
- Necessidade de manutenção frequente;
- Pequena perda de potência do veículo;
- Perda da garantia para carros novos;
- Desvalorização de 15 a 20% do veículo na hora da venda;
- Nem todos os postos de combustível oferecem o GNV.
Como avaliar quando vale a pena adotar o GNV?
A decisão pela utilização do GNV deve ser feita considerando os pontos positivos e negativos que acabamos de ver. De um lado está a economia financeira, porém, as desvantagens pesam do outro lado.
Para facilitar a sua avaliação, você pode fazer um cálculo para descobrir o tempo de retorno do investimento inicial – que varia de acordo com a sua rodagem média ao longo das semanas. Quanto mais você utilizar o veículo, mais rápido será o retorno.
Com uma economia no valor do combustível que pode chegar em até 75%, um motorista que roda 3 mil quilômetros por mês pode recuperar o seu investimento em apenas 9 meses. A partir desse ponto, basta aproveitar os baixos preços e lembrar de fazer as manutenções.
Flexibilidade: um atributo fundamental para os motoristas
A conversão do veículo para o uso do GNV é um ótimo exemplo da flexibilidade que os motoristas possuem no momento do abastecimento. Com essa alternativa, é possível reduzir consideravelmente os custos mensais com combustível, não é?
A NoxCar adota a flexibilidade como um dos seus pilares, procurando se adaptar às necessidades de cada cliente. Por esse motivo, trabalhamos com diversas formas de atendimento, várias opções de canais de comunicação e um estoque diversificado.
Você já havia considerado colocar GNV no seu carro? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite o nosso site ou venha tomar um café com a gente!