Vale a pena fazer um consórcio para carros seminovos?

O consórcio acabou se tornando uma das maiores tendências na atualidade, entretanto, uma grande parte da população sente dúvidas de utilizá-lo para realizar a compra de seminovos. Pensando nisso, decidimos falar sobre o consórcio para carros seminovos.

Mais abaixo você conseguirá observar diversos pontos sobre o consórcio e como ele funciona para os carros seminovos, algo que irá ajudá-lo a saber se tal prática valerá a pena para você. Para aprender sobre um consórcio para  carros seminovos, você deve prestar  atenção em todas as informações que serão citadas a seguir.

Como funciona o consórcio de carros seminovos?

Para começar, achamos necessário falar sobre a definição e funcionamento de um consórcio de carros seminovos, para que você consiga entender o verdadeiro intuito e a utilização dessa prática, e perceber se vale ou não a pena.

De maneira resumida, pode-se dizer que um consórcio de carros funciona da seguinte maneira: uma pessoa que deseja realizar a compra de um veículo, um imóvel, ou algum outro bem que tenha um valor considerável, procura por uma concessionária, banco ou alguma empresa que ofereça a opção do consórcio.

Normalmente, o consórcio é utilizado como método de pagamento quando a pessoa não dispõe do valor total para aquisição do veículo e pagá-lo à vista, ou ainda, quando a pessoa não deseja fazer um parcelamento por causa do tempo máximo (36 meses) que um financiamento possui, ou ainda por conta das altas taxas cobradas, tornado inviável essa modalidade.

Com o consórcio, as taxas são isentas, além do plano de pagamento que poderá ter uma extensão e ficar dentro da expectativa do indivíduo que deseja fazer o consórcio. Entretanto, a principal característica de um consórcio, é que você terá acesso ao veículo somente após o pagamento da última parcela, tornando esse método de pagamento diferente do parcelamento tradicional.

Além disso, o dinheiro que você paga mensalmente para o consórcio, continua sendo “seu”, já que ao fazer um contrato com alguma empresa em relação a um consórcio de automóvel, uma conta bancária, semelhante a uma poupança, é criada para você.

Nessa conta, o pagamento que você faz para a empresa ou banco é depositado mensalmente para que você possa realizar a compra integral do veículo após um certo período de tempo, ocasião em que a sua conta terá o valor total que foi definido no contrato.

Por causa desse ponto, muitas pessoas acabam pedindo o cancelamento de um consórcio após tê-lo iniciado, já que o dinheiro acabará retornando para o indivíduo. Entretanto, vale citar que tal processo não acontece de maneira imediata, já que a empresa só terá a obrigação de devolver o dinheiro após o encerramento do prazo previsto no contrato.

Pontos positivos de um consórcio

Agora que você já entendeu bem o que é um consórcio e como ele funciona, trouxemos alguns pontos positivos que um consórcio para carros seminovos oferece.

É um fato que os carros, mesmo que seminovos, apresentam um valor bem considerável, tanto é assim, que acaba pesando em algumas situações, tornando o método de pagamento à vista inviável.

Diante disso, depois desse método de pagamento, o consórcio acaba se tornando a melhor opção em questão de custo-benefício, já que ele apresenta somente a taxa de administração, ficando isento de outras taxas.

Além disso, o consórcio também entrega a garantia de que você terá o seu seminovo depois que todas as parcelas presentes no seu contrato acabarem, já que o contrato é assegurado e legalizado.

Por fim, devemos falar sobre a possibilidade de fazer um contrato com um prazo que irá caber no seu bolso, diferentemente do parcelamento, além doe, tal contrato poderá ser cancelado no momento que você quiser.

Quando vale a pena optar pelo consórcio para carros seminovos?

Com isso, chegou o momento em que você verá quando um consórcio para carros seminovos vale a pena, para que você possa decidir se vai optar por essa forma de pagamento para atingir a sua meta.

Pode-se dizer que um consórcio acaba valendo a pena em todas as situações,  já que essa forma de pagamento fica totalmente livre de taxas de juros, que são cobradas em um parcelamento tradicional.

Entretanto, sabemos que as coisas não se resumem no que aparenta ser melhor, tendo em vista existirem diversas situações. Portanto, além das taxas, também podemos dizer que um consórcio acaba valendo a pena quando o indivíduo não tem pressa ou necessidade de adquirir o veículo imediatamente, ou até mesmo, quando deseja juntar um dinheiro e não ter que gastá-lo de uma só vez, poupando para o futuro ou necessidades inesperadas.

Caso você tenha a quantia necessária para dar entrada em um veículo seminovo, e você esteja precisando dele no momento, talvez outro método de pagamento, como o financiamento, parcelamento ou até mesmo à vista seja uma opção melhor para a sua situação.

Com isso, pode-se afirmar que você está por dentro do que é necessário para saber como funciona, quando vale a pena e até mesmo algumas características e benefícios de fazer um consórcio para carros seminovos. Se quiser saber mais sobre o assunto e conhecer alguns planos de consórcio, clique aqui e fale com nossa equipe!

Diego Martins: