Tão importante quanto escolher o destino é pegar a estrada e fazer uma viagem tranquila, não é mesmo? Se você vai viajar de carro, é preciso ter alguns cuidados com o veículo, tudo para garantir um bom descanso e muita diversão.
O fim de ano, além das festas, coincide com as férias escolares, fazendo com que seja uma época de grande movimento nas estradas.
Neste conteúdo, vamos mostrar os principais cuidados que você deve ter com o seu carro antes de viajar nesse período. Assim, você chegará ao seu destino com segurança e longe dos problemas. Vamos nessa!
Entenda por que é importante fazer a revisão do carro antes de viajar
De forma bem simples, fazer a revisão do veículo dá ao motorista a certeza de que todos os sistemas estão funcionando de acordo com o esperado, protegendo os ocupantes, mas também aqueles que estão no trânsito.
Além disso, é um fator de economia, já que revisar os componentes é (e sempre será) mais barato do que resolver algum defeito.
Os problemas na estrada se diferem dos da cidade, isso porque, geralmente, o carro está em velocidades mais altas, existem menos estruturas de apoio nas rodovias e até mesmo falta de sinal de telefone, fazendo com que motorista e passageiros fiquem expostos a muitos riscos.
Ou seja, a revisão antes de viajar é fundamental para garantir diversão, sem problemas, chegando ao destino de forma rápida e segura.
O que revisar no carro antes de pegar estrada?
Revisar alguns itens serve para proporcionar uma viagem mais tranquila e segura. Em meio aos itens que devem ser checados, estão pneus, motor, filtros e freios, cada um com pontos específicos a serem verificados. A seguir, entenda melhor:
Pneus
Confira os sulcos dos pneus a fim de verificar desgastes. Para que sejam considerados seguros em situações de pista molhada, os pneus devem ter sulcos com uma profundidade de 3 mm.
Além disso, não deixe de calibrá-los um dia antes da viagem. Cada veículo tem uma calibragem específica, então é indicado conferir a informação no manual do fabricante.
Freios
Verificar o nível de fluido de freios é um cuidado que merece atenção justamente por ser um item de segurança.
Procure analisar com cautela se o local em que o fluido é armazenado conta com uma marcação de nível máximo e mínimo. Se estiver baixo ou com uma coloração muito escura, é sinal de que está na hora de levar o carro até uma oficina de confiança para que o problema seja resolvido.
Motor
No motor, o óleo deve estar nas medições indicadas na vareta. Caso esteja no nível mínimo, é válido completá-lo.
Outro componente importante do motor é a bateria, item responsável pela partida no automóvel e alimentação elétrica. Verifique se os cabos estão com camadas brancas (zinabre) nos polos. Se sim, limpe a área e confira se os polos estão devidamente presos à bateria.
Sistema elétrico
Faça um teste com faróis, setas, luz de freio, lanterna, luz de ré e luz da placa, a fim de garantir que todos estejam funcionando corretamente. São itens fundamentais para uma viagem segura e, claro, longe das multas.
Radiador
O nível de água do radiador também está na lista dos itens a serem verificados. Se faltar água neste equipamento, o carro pode superaquecer. Fique sempre de olho nos marcadores do tanque, assim será fácil compreender se existe a necessidade de completar ou retirar fluidos do item.
Filtros
Um automóvel conta com filtros de ar, óleo e combustível, que servem para impedir danos ao carro por parte das impurezas.
- Filtro de ar: impede o acúmulo de sujeira no sistema de injeção. Quando estiver sujo, troque o equipamento.
- Filtro de combustível: filtra o combustível impedindo que sujeiras do tanque do carro entre em contato com a bomba de combustível e o bico injetor. Esse filtro tem um período estimado para troca, que deve ser verificado no manual. Porém, em sua maioria, é indicado a troca a cada 10 mil quilômetros rodados.
- Filtro de óleo: não deixa acúmulos de impurezas no motor. Deve ser substituído sempre que o óleo for trocado.
Não se esqueça de se planejar!
Verificados todos esses itens, é hora de se preparar e garantir que tudo está em ordem. Confirme se está levando a CNH e o documento do veículo, conhecido também como CRLV. Os dois documentos estão disponíveis na versão digital, podendo ser baixados na loja de aplicativos do seu smartphone.
Quanto aos gastos nas estradas, procure se planejar financeiramente. Se possível, faça uma estimativa de despesas, considerando pedágios e combustível.
O que achou do conteúdo? Com tantas dicas, ficou fácil viajar com tudo em ordem!
Se você busca uma oficina de qualidade para a revisão do seu veículo, nós podemos ajudar. Clique aqui e fale com nossos atendentes.
Boa viagem!