Você já ouviu falar em carros elétricos? Com o preço dos combustíveis nas alturas, esse tipo de veículo vem se tornando cada vez mais a escolha para quem quer fugir dos altos valores.
No entanto, existem muitos modelos e informações importantes sobre esse tipo de carro. São justamente o estilo de vida do motorista, as suas necessidades e seus hábitos que definirão o modelo de carro elétrico ideal.
Ficou interessado pelo assunto? Então, continue acompanhando este artigo até o final e saiba tudo sobre os carros elétricos. Boa leitura!
Você sabe o que são carros elétricos?
Os carros elétricos não emitem gases poluentes e surgiram como uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis, ou seja, recursos naturais não renováveis como petróleo, gás e carvão.
A boa notícia é que as vendas no mercado brasileiro estão cada vez maiores. Mesmo com resquícios da pandemia de Covid-19, o setor de carros elétricos não parou de apresentar resultados significativos, ou seja, apesar de o mercado passar por crises, as vendas dos carros elétricos cresceram cerca de 58% em 2022.
Recarga dos carros elétricos: como funciona?
A recarga desses automóveis pode ser realizada em pontos estabelecidos. É comum encontrá-los em shoppings, eletropostos, postos de combustível e empresas privadas de estacionamento.
Outro método é recarregá-lo em casa, através de uma tomada de 120V ou 220V. Contudo, nesta situação, pode-se levar até 20 horas.
Existe ainda no mercado aparelhos Wallbox, que nada mais são do que carregadores de parede, onde a carga é totalmente completa até 4 horas.
Tipos de carros elétricos
O mundo é repleto de tecnologia, principalmente para carros a combustão. Acontece que essa tecnologia já chegou para os carros elétricos, suprindo as inúmeras necessidades dos motoristas.
Existem três tipos de veículos elétricos: os totalmente elétricos, os híbridos e híbridos plug-in. Dentro da modalidade totalmente elétrico, encontram-se os elétricos a bateria e os movidos a células de combustível.
Conheça os modelos:
Hybrid Electric Vehicle (HEV)
Os veículos híbridos convencionais contam com motores de combustão interna (podendo ser movido a álcool, gasolina ou diesel) e, ainda, um motor elétrico (permitindo que o motor de combustão funcione a baixas retrações ou no momento em que apresente mau funcionamento).
A ideia do HEV é reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Plug-In Hybrid Eletric Vehicle (PHEV)
O veículo elétrico híbrido plug-in combina o motor a combustão alimentado por álcool, gasolina ou diesel a um motor elétrico e um banco de bateria recarregável. Os modelos plug-in podem ter sua bateria carregada via frenagem regenerativa (conversão da parte da energia perdida na frenagem em eletricidade) e, ainda, por cabos, sendo carregada por redes elétricas.
Battery Electric Vehicle (BEV)
Estes veículos são 100% elétricos, utilizando a energia armazenada na bateria para alimentar o motor e tracionar as rodas.
Quando a bateria de um veículo BEV acaba, ela é recarregada pelos freios regenerativos e energia vindas de redes elétricas pela tomada ou pelo plugue de carregador específico para carros elétricos.
Diferentemente dos modelos HEV e PHEV, ele não utiliza gasolina, álcool ou diesel, sendo exclusivamente movido à eletricidade.
Hydrogen Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV)
Um carro elétrico a célula de combustível utiliza o gás hidrogênio como fonte principal de energia, tendo ajuda das frenagens para recarregar as baterias. Também não faz uso de gasolina, álcool ou diesel, combinando hidrogênio e oxigênio na hora de produzir eletricidade e alimentar o motor do veículo.
Vantagens de aderir a um carro elétrico
Pudemos compreender que os carros elétricos funcionam com base em correntes elétricas, e não na queima de combustível fóssil.
Assim como com qualquer meio de locomoção, os veículos elétricos também contam com diversas vantagens, entre elas o fato de serem os menos poluentes. Outros benefícios são:
- Melhor condução: o mecanismo do motor sofre menos atrito quando comparado a motores de combustível. Assim, a eletricidade torna a condução desses veículos mais fácil.
- Maior preservação ambiental: carros elétricos não emitem gases do efeito estufa ou poluentes, preservando o meio ambiente.
- Manutenção: o custo com a manutenção costuma ser 15% mais baixo em relação a veículos não elétricos, tudo porque não necessita de troca de óleo frequente, e o motor é produzido com menos peças.
- Menor custo: a energia utilizada para as cargas correspondem a um terço do valor do combustível utilizado nos motores a combustão para a mesma distância percorrida.
- Menor carga tributária: muitos países oferecem impostos reduzidos ou subsídios para motoristas de carros elétricos. Aqui, no Brasil, o imposto para importação de automóveis movidos a hidrogênio ou eletricidade foi zerado.
Com tanta informação, ficou fácil conhecer mais sobre esse tipo de carro e, ainda, entender que ele realmente pode fazer a diferença nos quesitos custo e preservação do meio ambiente.
Esperamos que tenham gostado do assunto e aprendido mais sobre carros elétricos. Para mais conteúdos como este, acesse nosso blog.
Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram, temos muitas informações por lá!