Transportar bicicletas em carros é uma missão que merece cuidados, afinal, todos desejam segurança e seguir as legislações de trânsito.
Seja em parques ou vias, os apaixonados por pedal querem sempre se aventurar com suas bikes ou conhecer novos lugares. Seja qual for a finalidade, é preciso saber como transportá-las corretamente.
Continue a leitura e confira os tipos de suporte mais adequados para transportar bicicletas. Vamos lá!
Conheça alguns tipos de suporte para bicicleta
São muitas as maneiras de transportar as bicicletas nos veículos. Alguns modelos mais compactos de bikes são carregados dentro dos carros, enquanto outros necessitam exclusivamente de um suporte externo.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou no ano de 2010 uma norma que trata dos transportes de bicicletas, indicando aos motoristas como deve ser o posicionamento deste item.
A seguir, separamos os principais tipos de suporte. Confira!
Suporte de teto
É considerado um dos melhores meios de levar a bike no carro, considerando o fato de a visão do motorista pelo retrovisor ou o espaço interno do veículo não serem prejudicados.
Mas dois pontos merecem atenção: a fixação para que a bicicleta não deslize e caia durante o caminho e a altura extra que o carro passa a ter (isso porque, dependendo da altura do veículo e dos fios elétricos, acidentes podem acontecer).
Suporte traseiro
O suporte traseiro é fixado atrás do porta-malas e demanda cuidados redobrados com a visibilidade do motorista e o comprimento extra que a bike causa.
As vantagens desse tipo de suporte ficam por conta do preço (geralmente mais em conta do que os demais) e a facilidade de fixar e soltar a bicicleta (não necessitando de grandes esforços).
Suporte de engate
Esse tipo de suporte necessita de autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), uma vez que alguns modelos de carros são proibidos de ter engate. Outro ponto é que aqueles que optarem por esse tipo de transporte devem utilizar uma placa secundária, pois a original do veículo ficará coberta.
Dentre as vantagens, destaca-se o afastamento da bike do porta-malas, o que evita danos ao veículo em casos de colisões.
Suporte de estepe
Trata-se de uma excelente alternativa para veículos esportivos que já apresentam espaço para estepe na parte externa do carro.
Vale lembrar que esse modelo de transporte permite que o porta-malas abra de maneira normal – alguns suportes, inclusive, são dobráveis, o que otimiza espaço.
Caçamba de picape
É permitido transportar a bicicleta em caçambas de picapes, inclusive, com a tampa aberta. Mas, para isso, normas de segurança regulamentadas devem ser seguidas, como respeitar o comprimento do balanço (a medida que vai do centro da roda até o fim da carga), que deve ser de, no máximo, 60% da distância entre os eixos do automóvel.
Se alguma parte da bicicleta ficar fora da caçamba, ela deve ser sinalizada, principalmente, à noite.
A melhor opção para esse tipo de transporte é utilizar uma cobertura acolchoada instalada na porta da caçamba, o chamado “truckpad”, que tem a função de garantir instabilidade para a bicicleta e para o veículo.
Infrações: conheça as regras para transportar sua bicicleta corretamente
Até aqui entendemos que são muitas as formas de carregar bicicletas no carro. Mas, para isso, existem regras, e quando ignoradas, podem ocorrer infrações e acidentes.
A Regulação nº 349/2010 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) estabelece a maneira como as bicicletas devem ser posicionadas nos carros, fornecendo regras obrigatórias:
- A bike não deve atrapalhar a visibilidade das placas ou das luzes do carro.
- A estabilidade e a condução do veículo não devem ser comprometidas.
- Sempre que for transportar bicicletas na tampa traseira do carro, é obrigatório o uso da segunda placa.
- As dimensões dos veículos que transportam bicicleta são definidas pela Resolução nº 210/2006 e devem ser seguidas (largura máxima de 2,60 m, altura máxima de 4,40 m, comprimento total de acordo com o tipo de veículo).
- A bicicleta deve sempre estar bem fixada, evitando risco de se mover ou cair na via com o deslocamento do carro.
Afinal, é possível transportar a bicicleta dentro do carro?
De acordo com a legislação, não existem problemas em carregar o item no interior do veículo, desde que ele esteja preso corretamente, uma vez que se estiver solto pode causar acidentes.
Quem optar por esse método deve estar preparado para montar e desmontar a bicicleta sempre que necessário, principalmente se o motorista transportar passageiros. É importante entender que ela vai ocupar espaço no banco traseiro e no porta-malas.
Saiba como escolher o suporte ideal para o seu veículo
A escolha do suporte ideal não é uma questão difícil de se resolver, porém demanda atenção e cuidados para permitir uma direção segura e longe de infrações.
Atente-se às seguintes dicas:
- Analise a compatibilidade com o veículo: comece analisando se o suporte escolhido cabe no seu carro. Procure verificar a altura e largura desse suporte e consulte o manual do usuário do veículo, garantindo que ambos sejam compatíveis.
- Saiba quantas bicicletas cabem no suporte: se você quer transportar mais de uma bicicleta, é fundamental considerar esse ponto na hora da compra.
- Verifique o peso suportado pelo suporte: o peso máximo dos suportes é outro ponto fundamental, então compare a capacidade com o peso das bicicletas. Assim, você garante segurança e fica longe de multas.
- Avalie a frequência de uso: a frequência com a qual o suporte será utilizado é o que vai definir quantas vezes ele precisará ser retirado. Tendo essa informação, fica mais fácil e rápida a escolha do modelo mais adequado. Nesse caso, o suporte de teto acaba sendo o mais indicado, justamente por não atrapalhar a visibilidade do motorista.
Com tanta informação ficou fácil escolher o suporte ideal e levar a sua bike para todos os cantos, não é mesmo?
Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas. Aproveite para escolher o suporte ideal e pedalar nas lindas praias aqui, em Florianópolis. Você pode ainda visitar nossa loja e até sair de carro novo!
DEIXE UM COMENTÁRIO