Siglas nos nomes dos carros: saiba o que elas significam

É comum que até mesmo quem tem amplo conhecimento sobre carros encontre dificuldade na hora de compreender o significado das siglas que acompanham os nomes dos veículos. Tudo pelo fato de serem muitas e elas passarem constantemente por renovações. 

Porém, é importante saber que essas siglas servem como uma identificação da versão do automóvel, da sua posição com relação aos itens ou da sua classificação como veículo de entrada, intermediário ou top de linha.

Para entender mais sobre o assunto, continue acompanhando este conteúdo até o final. Você certamente vai se surpreender com a variedade de siglas existentes no mercado automotivo. Boa leitura!

Conheça as siglas de carros mais utilizadas globalmente

GLX, L, GT e GL são algumas das siglas utilizadas para diferenciar os carros. Além dos seus nomes próprios, os veículos carregam um “segundo nome”, um complemento, que pode ser uma palavra curta ou siglas como estas, indicando a sua versão.

Para ajudar, separamos as siglas globais utilizadas nos veículos por praticamente todas as marcas. Assim, será possível conhecê-las e entender o significado de cada uma. Acompanhe:

EX – Executive

Sigla utilizada nos veículos Honda, a fim de distinguir a sua versão. A EX está abaixo somente da versão top de linha.

GL – Gran Luxo

Utilizada pela Ford, a sigla GL designa a versão de entrada de veículos com preços médios, como por exemplo o Focus.

GLX – Gran Luxo Extra

A Ford faz uso dessa sigla para indicar suas versões intermediárias e com preços medianos.

GT – Gran Turismo

A sigla GT se refere aos automóveis com maior desempenho e design mais esportivo.

GTI – Gran Turismo Injection

A GTI indica que o veículo conta com injeção eletrônica, design esportivo e motor potente (em sua maioria, motores turbo).

GTS – Gran Turismo Sport

Sigla presente em modelos exclusivos. O S significa sport. Assim, pode ser vista em carros como o VW Virtus GTS, ou em modelos de luxo, como no caso do Porsche 911 Carrera GTS.

LT – Luxury Touring

Em tradução livre, significa turismo de luxo. A sigla é encontrada em modelos populares, como o Chevrolet Onix LT.

LTZ – Luxury Touring + Z

Assim como a LT, essa sigla diz respeito ao turismo de luxo, porém o Z se faz presente para indicar que o automóvel é um top de linha. A sigla é muito utilizada pela Chevrolet nos modelos Cruze, Spin e Tracker.

SLX – Super Luxo e SV – Sport Value

As duas siglas não apresentam termos específicos, mas sim uma maneira de diferenciar as versões, onde SV diz respeito a veículos intermediários e SLX a veículos de luxo.

SS – Super Sport

Sigla utilizada pela montadora para deixar claro que se trata de um veículo esportivo.

XLT – Extra Luxe Total

Muito utilizada pela Ford para definir a versão top de linha do conhecido EcoSport.

Todos os veículos têm siglas?

São tantas siglas que facilmente daria para cada modelo ter a sua, porém não é bem assim.

Para ajudar a entender, confira as marcas que eliminaram as siglas ou as trocaram por termos:

  • Citröen – as siglas foram deixadas de lado, passando a utilizar termos como o “Origine” que define a versão de entrada, o “Tendence” como a intermediária e “Exclusive” para a top de linha.

  • Fiat – também não faz uso de siglas, mas sim de termos: “Attractive” determina versões básicas; “Essence”, as  intermediárias; “Sporting”, as esportivas e top de linha; “Way” e “Adventure”, os modelos aventureiros; e “T-jET”, os motores turbo.

  • Jeep: outra marca que não usa siglas para definir as suas versões. Em vez disso, prefere o termo “Custom” para modelos de entrada e “Sport” para os mais baratos. Os intermediários são chamados de “Longitude”, e os top de linha de “Limited”.

  • Nissan: mesmo que alguns modelos apresentem as siglas S, SV e SL, atuam somente como um método para diferenciar as versões de entrada, intermediárias e top. Além disso, a marca lançou a sigla LE, sendo uma definição para a opção mais barata das picapes Frontier.

  • Peugeot: outra marca que trocou as siglas pelos termos “Active” para versões de entrada, “Allure” para intermediárias e “Griffe” para as top de linha.

  • Volkswagen: a conhecida montadora prefere utilizar nomes como “Trendline” para veículos básicos, “Confortline” para uma linha intermediária e “Highline” para os top de linha da categoria.

Com tanta informação, ficou fácil compreender os termos e siglas presentes nos veículos, não é mesmo?

Para ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar nosso blog e de nos seguir no Facebook e Instagram

Diego Martins: