Sensor de estacionamento: vale a pena ter no carro?

Atualmente, existem muitos automóveis que saem de fábrica repletos de acessórios úteis. Já outros, saem com um preço bem mais em conta, mas não contam com nenhum dos recursos úteis para os motoristas, como é o caso do sensor de estacionamento.

É claro que aprender como fazer a baliza é uma das principais coisas que fazemos na autoescola, mas isso não significa que estacionar seja uma tarefa fácil. Afinal, quem nunca deu uma batidinha no carro da frente ou em uma pilastra atrás por julgar mal a distância para o seu veículo? É muito comum isso acontecer.

Portanto, ter um sensor de estacionamento no automóvel pode ajudar bastante nisso. Mas será que realmente esse acessório é valorizado ou se trata de uma “frescura”? Se o item é bom mesmo, tem como instalá-lo no carro mesmo se ele vier sem isso de fábrica? Vejamos a seguir!

O que é o sensor de estacionamento?

O sensor de estacionamento é um acessório que tem se tornado cada dia mais comum em automóveis acima dos modelos de entrada das principais montadoras do mercado.

O item, como o nome já indica, oferece um feedback em tempo real para o motorista sobre o espaço ao seu redor, facilitando ao máximo o ato de estacionar. Esses sensores podem funcionar como feedbacks em duas formas: a primeira delas é por sinais sonoros, enquanto a segunda é por sinais visuais na tela multimídia do automóvel.

Para funcionar, o acessório usa um kit de sensores ultrassônicos que são normalmente instalados na traseira do automóvel, mas também podem ser instalados nas laterais e na parte da frente. Além dos sensores, o acessório ainda conta com um display no painel (em alguns modelos) e uma caixa de controle digital.

Esses sensores enviam uma frequência sonora inaudível ao ouvido humano que navega até chegar ao objeto mais próximo e então retorna. O tempo dessa viagem informa ao sistema a distância do objeto mais próximo do carro. Assim, o sistema consegue entender a informação e enviar a distância para o display visual ou sonoro. Com base nisso, o display emite os alertas sonoros e/ou visuais adequados. Se o objeto estiver muito perto, ele vai apitar constantemente e apresentar um sinal de urgência no painel multimídia, por exemplo. Se estiver longe, os beeps sonoros serão mais lentos e menos urgentes.

Vale a pena ter um no carro?

Agora que já entendemos o que é sensor de estacionamento e como ele funciona, é hora de falar sobre as vantagens desse acessório. Afinal, dessa forma poderemos saber se vale ou não a pena ter um deles em nosso carro.

Em primeiro lugar, a principal vantagem de ter um sensor no automóvel é o fato dele ajudar no estacionamento. Com um acessório desse, não só fica muito mais fácil controlar a distância para estacionar, como também ajuda a evitar danos no veículo.

Por consequência, esse benefício traz outros dois. O primeiro deles, e mais importante, é o de segurança. Afinal, não são raras as notícias de quem foi estacionar, deu ré demais, bateu em uma pilastra e causou um acidente que colocou sua vida em risco. Já o segundo é relacionado ao valor do veículo. Se você evita bater, mesmo que de leve com a traseira do carro, então ele terá um maior valor na hora da revenda ou para trocá-lo por um novo.

Dá para instalar um sensor no automóvel?

Normalmente, o sensor no automóvel é um acessório que já vem de fábrica. Sendo assim, é possível pensar que não dá para instalar o item se ele não vier no veículo.

No entanto, isso não é verdade. Dá sim para instalar um sensor no seu veículo, mesmo que ele não tenha vindo de fábrica com esse opcional. 

Para fazer essa instalação, basta comprar um kit com os elementos e ir até uma oficina mecânica que seja especializada no assunto. Assim, eles poderão instalar o recurso no carro.

Caso você não queira instalar um sensor no seu automóvel, pode comprar um veículo seminovo que já tenha esse opcional. Isso porque os carros usados e seminovos são mais baratos do que os novos. Portanto, é possível achar no mercado um veículo com um preço baixo, em ótimas condições e com esse recurso.

Onde encontrar seminovos com sensor de estacionamento?

Se você é de Florianópolis e região, poderá encontrar os melhores seminovos com sensor de estacionamento na NoxCar.

Nossa concessionária trabalha em cima de três principais pilares: a segurança, a flexibilidade e a transparência na negociação. Na prática, isso faz com que os negócios oferecidos aos clientes sejam os melhores possíveis e eles saiam satisfeitos com seus novos automóveis.

Quanta coisa vimos, não é mesmo? É possível perceber que sim, de fato o sensor de estacionamento é um excelente acessório para ter no seu automóvel. Além de aumentar a segurança, ele ainda garante maior valor de revenda para o seu veículo.

Se você quer comprar um seminovo que já tenha um sensor de estacionamento de fábrica, entre em contato com a nossa equipe para conhecer as opções em nosso catálogo!

Diego Martins: