Quando se compra um veículo, o proprietário se depara com várias questões. Uma delas é: que tipo de seguro de carro devo contratar? São várias alternativas com garantias e valores diferentes, que devem ser analisadas com cuidado.
Ao tentar economizar no seguro do carro, muitos motoristas acabam diminuindo suas garantias e podem sair no prejuízo. Por outro lado, também é preciso saber quais dos serviços são realmente necessários.
Quer entender qual é a modalidade de seguro de carro ideal para você? Então, confira as informações que preparamos logo a seguir.
Quais são as modalidades de seguro de carro existentes?
O veículo é um bem de grande valor, e que está suscetível a riscos diariamente. Sempre que você sai de casa com o seu carro, está correndo riscos de acidentes, furtos e outras situações que poderiam levar a um enorme prejuízo financeiro. O seguro de carro é um serviço contratado para que você tenha mais proteção sobre o seu patrimônio.
Na prática, é pago um valor anual para uma empresa que garante uma proteção em relação a diversos acontecimentos que poderiam gerar prejuízo material – como acidentes de trânsito. Entretanto, existem modalidades de seguro que podem ser contratadas, oferecendo mais ou menos proteção.
Veja quais são as modalidades de seguro de carro disponíveis para você:
Seguro de terceiros
Se você causar danos a outros motoristas, pedestres ou patrimônios de terceiros, será preciso arcar com as despesas de reparo. O seguro de terceiros tem o objetivo de cobrir danos materiais, corporais e morais causados a terceiros.
Ou seja, nessas situações em que você precisa arcar com um ressarcimento, o seguro de terceiros cobre o valor da despesa – minimizando os custos para o motorista.
Seguro compreensivo
Esse é o seguro mais completo e abrangente. O seguro compreensivo pode incluir a proteção contra incêndio, furto, colisões, roubo, danos contra terceiros, danos morais, coberturas de vidros, assistência, entre outros opcionais.
Seguro contra furto e roubo
O seguro contra furto e roubo prevê uma indenização caso você tenha o seu carro furtado ou roubado e ele não seja encontrado ou, caso encontrado, apresente danos superiores a 75% do valor do carro.
Seguro de acidentes de passageiros
O seguro de acidentes de passageiros tem foco nos ocupantes do seu veículo. Ou seja, essa cobertura prevê indenizações no caso de morte acidental e invalidez permanente de passageiros que estejam envolvidos em acidentes automobilísticos.
Seguro obrigatório DPVAT
Todas as modalidades de seguro de carro que vimos até aqui são opcionais. Entretanto, existe um seguro que é obrigatório para todos os motoristas: o DPVAT. Esse seguro é administrado pelo Estado e tem o objetivo de prestar auxílio para vítimas de acidentes de trânsito.
Seguradoras ou cooperativas: qual é a melhor opção?
Procurar uma companhia seguradora era a única forma disponível para contratar um seguro de carro até alguns anos atrás. Porém, recentemente, começaram a ser criadas cooperativas que também oferecem proteção aos veículos.
Em vez de cobrar valores anuais, essas cooperativas cobram uma pequena taxa mensal, que é complementada por um boleto adicional com o rateio de todas as despesas com a cobertura dos segurados – incluindo reparos por acidentes, indenização em caso de perda total ou furto.
Portanto, o valor mensal pago a essas cooperativas é bastante variável. Além disso, essas empresas não são fiscalizadas pela SUSEP (órgão do governo que toma conta do setor) e nem seguem a obrigação de manter um fundo de reserva mínimo – gerando um grande risco para os motoristas.
Apesar de ser possível encontrar cooperativas confiáveis para contratar um seguro de carro, a opção mais indicada ainda é uma companhia seguradora.
Como escolher a modalidade ideal para você?
A escolha do melhor seguro de carro varia de acordo com o perfil de cada motorista. Em um cenário ideal, todos escolheriam pelo seguro compreensivo – que é a alternativa mais completa e gera uma proteção maior.
Entretanto, é preciso fazer uma avaliação sobre o valor que você está disposto a pagar anualmente, e quais são as situações que representam riscos maiores para o seu carro. Além disso, também pode ser uma boa ideia conversar com vários corretores de seguro e buscar a opinião de outros motoristas.
Segurança sempre em primeiro lugar!
A contratação de um seguro de carro é mais uma das medidas que podem ser tomadas pelos motoristas para aumentar a segurança relacionada ao seu veículo. Por ser um bem de alto valor, é fundamental que ele esteja protegido.
Entretanto, essa busca pela segurança pode iniciar antes de obtida a posse do veículo. Desde o momento em que você decide comprar um carro é preciso encontrar alternativas seguras para efetuar essa compra.
A NoxCar entende a segurança como um dos seus pilares básicos de atuação. Por isso, trabalhamos com veículos com garantia de procedência da Procauto e oferecemos 1 ano de garantia assegurado pela Gestauto Brasil.
E então, gostou das informações sobre as modalidades de seguro de carro? Quer conhecer melhor a proposta da NoxCar? Visite a nossa página ou venha tomar um café com a gente! Te esperamos!