Sedã ou SUV: qual é o melhor para você?

É normal ter um carro popular como o primeiro automóvel da vida. No entanto, eventualmente, a família cresce e é chegada a hora de ter um veículo maior, mais potente e com mais recursos internos. Nesse momento, é importante saber como escolher entre sedã ou SUV, já que são dois tipos de carros com conforto, potência e muitos acessórios interessantes.

Antigamente, os sedãs eram bem mais populares no Brasil. Há alguns anos, quem competia com eles no segmento de “carros para família” eram as minivans. Atualmente, no entanto, os SUVs ganharam muita popularidade. Tanto é assim que, no meio da pandemia do novo coronavírus, um SUV destronou o Onix como o carro mais vendido do país. Foi só por um mês, mas foi significativo.

E aí, quer aprender a escolher entre sedã ou SUV? Então siga a leitura para descobrir mais sobre eles!

Quais as vantagens de um Sedã?

Para ser considerado um sedã, o carro precisa ter a sua carroceria dividida em 3 partes: a traseira (que é mais volumosa, para ter um porta-malas amplo), a central e a dianteira (com o motor). Isso faz com que os sedãs sejam carros maiores do que os hatches, embora existam diferentes modelos de sedãs no geral.

O primeiro deles é o sedã compacto, que é uma versão menor do automóvel, mas ainda com bom espaço. Ele também tem um preço menor, o que se traduz em ter menos equipamentos do que o normal, ainda que tenha uma boa potência para a categoria.

O segundo é o sedã médio, que tem mais espaço do que o compacto e uma boa seleção de equipamentos adicionais. Por fim, existe o sedã premium, que é um carro de proporções maiores e com os melhores equipamentos e adicionais pensados pela fabricante.

Uma das principais vantagens de um sedã é o seu design. Normalmente, trata-se de um carro mais elegante e bonito. Além disso, ele também tem um porta-malas bem grande, além de espaço interno aceitável. Por isso, é um carro bom para famílias, especialmente aquelas que querem viajar. 

Para completar, o sedã costuma receber vários acessórios das montadoras e também tem um preço um pouco mais caro do que os hatches, embora abaixo da faixa de preço dos SUVs.

E quais as vantagens de um SUV?

Por outro lado, os SUVs apresentam seu pacote de vantagens também. Em primeiro lugar, são carros com maior espaço interno, o que os torna mais confortáveis.

Além disso, são carros mais robustos e mais altos. Isso aumenta a segurança e permite que os SUVs possam enfrentar obstáculos maiores do que o normal.

Sedã ou SUV: qual o melhor?

Para poder escolher entre sedã ou SUV, é importante determinar quais as suas necessidades e gostos pessoais em relação ao automóvel que irá comprar. Afinal, isso tem impacto direto entre um ou outro.

Por exemplo, se você for mais urbano, o sedã é a melhor opção. Já para quem mora em área rural ou gosta de pegar a estrada não-asfaltada para viajar, o SUV é a melhor alternativa.

No geral, o sedã é mais elegante, tem um preço mais em conta (especialmente em relação a manutenção) e conta com bons equipamentos extras.

Já o SUV é mais potente e robusto, sendo um carro mais aventureiro. Além disso, pelo fato de não ter um porta-malas tão grande quanto o do sedã, ele conta com muito espaço interno.

Onde comprar bons sedãs ou SUVs seminovos?

Agora que você já aprendeu a escolher entre sedã ou SUV, é hora de entender onde comprar o seu automóvel ideal. Se você busca por um bom custo-benefício, precisa optar por veículos seminovos. Isso porque eles trazem o melhor dos dois mundos: tem um estado mecânico de alta qualidade e pouco desgaste, como um novo, mas são bem mais baratos do que o padrão, como os usados.

Se você é de Florianópolis ou região, sua melhor opção para comprar um sedã ou SUV é a NoxCar. Isso porque a nossa concessionária tem um dos melhores modelos de negócio do país, pautado sobre três pilares: a segurança, a flexibilidade e a transparência. Assim, podemos garantir um bom negócio para os clientes.

Para se ter uma ideia, todos os nossos carros passaram por uma Vistoria Cautelar e contam com o selo de procedência para provar. Além disso, eles têm garantia de um ano, o que deixa os motoristas mais seguros em comprar com a gente. Isso sem falar no nosso grande leque de opções e muitas formas de fechar negócio.

Com tudo isso em mente, de fato a sua compra ideal será feita com a gente, seja um sedã, seja um SUV. Você quer ver quais opções de automóveis estão disponíveis atualmente? Entre em contato com o nosso time via WhatsApp ou clique aqui e acesse nosso catálogo online!

Diego Martins: