Saiba tudo sobre as placas Mercosul

Tornou-se comum encontrarmos veículos que tenham novas placas. Antes, elas eram totalmente de metal com letras e números separados. Agora, ganharam uma cor azul com as informações misturadas. Estas são as placas Mercosul, que vêm sendo implementadas em todo o território nacional.

A ideia de modificar as placas foi para evitar falsificações, além de padronizar as placas nos países que fazem parte do bloco econômico Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e outros Estados associados ou observadores). No nosso país, os testes do uso das placas começaram em 2018, e elas passaram a ser obrigatórias em 2020.

Com pouco tempo de uso aqui, é comum as pessoas ainda terem dúvidas sobre a placa Mercosul, principalmente com relação às letras em meio aos números. Por isso, ao longo deste conteúdo, será possível esclarecer tudo sobre o assunto!

O que são as placas Mercosul?

São aquelas que identificam os veículos seguindo o padrão Mercosul, igualando-se nos países que fazem parte do bloco econômico.

A placa é a identidade oficial do veículo, na qual seu registro reúne informações de multas, ano de fabricação, sinistros, acidentes que o motorista tenha sofrido ou provocado e até histórico de revenda. Ou seja, esta pequena placa de metal carrega muita informação importante.

Veja o que muda nas placas Mercosul

Assim como o modelo antigo, a placa conta com sete dígitos, porém sendo quatro letras e três números. Essa alteração faz com que seja possível criar mais de 450 milhões de combinações. 

É importante que a sequência de letras e números não seja mais a mesma, o que significa que os dígitos serão intercalados.

Todas as placas Mercosul possuem um QR code para que as autoridades tenham acesso às informações do veículo, o que inclui dados sobre clonagens de placas. Quanto ao design, o nome da cidade foi substituído por uma faixa azul e o nome da bandeira do país. As cores da combinação alfanumérica variam de acordo com a função do veículo, mantendo o fundo sempre branco.

Confira as cores das letras e dos números:

  • preta: carros particulares;
  • vermelha: táxi, veículos comerciais e de autoescola;
  • azul: carros oficiais;
  • verde: carros de teste;
  • dourada: carros diplomáticos;
  • prata: modelos de coleção.

Entenda a numeração das placas Mercosul

A placa Mercosul conta com três letras seguidas, um número, uma letra e, por fim, mais dois números. Por exemplo, uma placa ABC 1234 passa a ser ABC 1C34.

Cada número da antiga placa corresponde a uma letra. Confira:

As informações da tabela são válidas para todo o território nacional desde a vigência e obrigatoriedade da placa Mercosul no Brasil.

Obrigatoriedade da placa Mercosul

Desde 31 de janeiro de 2021, a placa Mercosul se tornou obrigatória para veículos novos. Já no caso dos usados, a obrigatoriedade acontece em situações específicas e determinadas pelo Contran, sendo elas:

  • compra de um veículo em concessionária;
  • transferência veicular para outro estado;
  • transferência de propriedade veicular para terceiro;
  • furto ou roubo do veículo;
  • danos ao veículo;
  • situações que ocasionam a perda do automóvel.

Estes são os casos que obrigam o motorista a adotar a placa Mercosul. Nos demais casos, cabe ao dono do veículo usado decidir se quer ou não pagar pela troca. Vale lembrar que os motivos obrigatórios devem ser feitos em até 30 dias, diferentemente dos demais que não contam com um prazo estipulado.

Quanto custa as placas Mercosul?

De acordo com o Detran de Santa Catarina, que adotou as novas placas Mercosul desde fevereiro de 2020, o valor da mudança é de R$ 151,44. Os proprietários dos veículos devem se dirigir ao Ciretran/Contran do município em que o veículo está licenciado munidos de CRV e laudo de vistoria para abrir o processo de conversão e substituição da placa.

O novo modelo é regulamentado pela Resolução nº 780/219 do Contran e busca resolver os problemas de falta de combinação das placas no país, promovendo uma livre circulação dos veículos e combatendo delitos.

Vimos que, em 2022, muitos veículos já contam com a placa Mercosul, fazendo com que, aos poucos, ela seja a oficial utilizada no país.

Agora você está por dentro de tudo deste assunto! Mas, se ainda houver dúvidas, é importante entrar em contato com o Detran da sua localidade para receber orientações e, até mesmo, adotar as novas placas.

Se você é de Florianópolis e quer comprar um seminovo com a garantia de que estará fazendo um bom negócio, conheça a NoxCar. Estamos esperando você com uma equipe completa de especialistas pronta para atendê-lo!

Diego Martins: