Rodas de liga leve: vale a pena procurar por esse opcional no seu seminovo?

As rodas de liga leve estão entre os acessórios opcionais favoritos dos motoristas brasileiros. No entanto, será que vale a pena buscar por esse acessório com tanta intensidade?

Para entender se vale a pena ter rodas de liga leve no seu carro, é importante entender o que elas são, como funcionam e quais os benefícios que trazem para o automóvel.

Portanto, se você está planejando comprar um carro seminovo e quer que ele tenha bons acessórios, siga a leitura do artigo abaixo para entender mais sobre as rodas de liga leve e se elas valem a pena para você.

O que são rodas de liga leve?

Normalmente, o mercado de rodas para carros oferece poucas opções para os motoristas: as rodas de aço, ferro e as rodas de liga leve.

As rodas de aço ou ferro, como o nome já indica, são feitas com aço e/ou ferro, que é um material mais duro, pesado e pouco maleável. Para muitos, isso é sinônimo de resistência, mas não é bem assim.

A prova disso é que a liga leve criada para as rodas é feita de alumínio e silício e, mesmo sendo bem mais leve e maleável, é também mais resistente a impactos profundos.

Para produzir as rodas de liga leve é necessário fundir os dois materiais, ou seja, o alumínio e o silício. Isso é feito aquecendo ambos até que eles se tornem líquidos e então essa mistura é despejada no molde da roda que será produzida.

Quais as vantagens de tê-las no carro?

Agora que você já sabe o que é uma roda de liga leve, pode começar a compreender melhor quais são os benefícios que ela traz para um automóvel.

Assim, pode decidir se quer ou não tê-las no seu próprio veículo. Portanto, veja algumas das vantagens das rodas de liga leve a seguir.

1. Menos consumo de combustível

Um dos principais benefícios que uma roda de liga leve traz para um carro é a diminuição no consumo de combustível.

Como você provavelmente já sabe, há uma ligação direta entre o peso do carro e o seu consumo de combustível. Afinal, quanto mais pesado, mais força o motor terá de fazer e, assim, mais combustível é queimado.

As rodas de liga leve são úteis nessa questão pois diminuem o peso do carro. Mesmo que elas sejam mais espessas que as rodas de aço, ainda assim são menos pesadas, o que gera uma economia considerável.

2. Menos desgaste no freio

A liga usada para criar as rodas é feita por alumínio e silício. São dois metais que conduzem melhor o calor e, portanto, não esquentam com tanta facilidade.

Aliás, vale uma pequena lição de física aqui: quanto melhor um elemento conduzir o calor, mais facilmente ele vai se livrar dele, ou seja: menos calor terá. 

Pense no revestimento do piso da cozinha da sua casa, por exemplo. Ele provavelmente é de porcelanato ou cerâmica, que são excelentes condutores de calor. Por isso, são mais frios, já que dissipam o calor mais facilmente.

Com as rodas é a mesma coisa: as de liga leve lidam melhor com o calor do que as de aço. Portanto, aquecem menos o sistema de frenagem, o que diminui seu desgaste.

3. Maior possibilidade de customização

Como as rodas de liga leve são feitas por fundição, elas podem ser customizadas em diversos formatos diferentes.

Isso permite maior liberdade de customização, o que gera uma estética mais agradável para o motorista.

4. Maior valor de revenda

Já que as rodas de liga leve trazem uma série de benefícios quando comparadas com as rodas de aço, elas também são mais procuradas pelo público.

Tanto é assim que grande parte dos carros oferece essas rodas como opcionais por um preço a mais, sendo as rodas de aço o padrão mais barato.

Dessa forma, elas valorizam um automóvel no momento da sua revenda, o que faz com que elas sejam um trunfo caso você queira trocar seu carro por outro modelo no futuro.

E as desvantagens?

Como nem tudo são flores, as rodas de liga leve também apresentam algumas desvantagens. São duas em específico:

  • são mais caras que as de aço;
  • são mais suscetíveis a danos superficiais (como arranhões).

A primeira desvantagem é óbvia: se elas são mais buscadas pelo público, então pela lei de oferta e demanda também são mais caras.

Já a segunda diz respeito a pequenos arranhões. Eles são mais fáceis de acontecer no material de liga leve do que no de aço, embora a liga leve seja mais resistente a impactos.

Vale a pena comprar carros com rodas de liga leve?

Agora que já vimos tudo isso, chegamos à conclusão de que sim, vale a pena ter rodas de liga leve no carro, especialmente para o seu bolso.

Apesar de serem mais caras, elas compensam pela economia de combustível que geram ao serem mais leves. Além disso, o ganho na hora da revenda também é mais considerável.

Para completar, as rodas de liga leve são ainda mais vantajosas em um carro seminovo. Como o preço de mercado dele é menor que o de um automóvel novo do mesmo modelo, você acaba pagando menos por uma versão completa com vários acessórios do que por uma nova mais básica.

Onde fazer a melhor compra do seu usado ou seminovo?

Se você se interessou em ter um carro usado ou seminovo com rodas de liga leve, precisa conhecer o catálogo da NoxCar.

Todos os carros vendidos pela concessionária passam pela Vistoria Dekra, a mais completa do mundo, o que garante a sua procedência. Além disso, nosso modelo de negócios é montado em cima de três pilares: segurança, transparência e flexibilidade. Tudo para poder oferecer os melhores negócios possíveis.

Ficou interessado? Então veja agora mesmo quais são os carros em nosso catálogo que contam com rodas de liga leve e escolha o seu!

Diego Martins: