Você já ouviu falar sobre a personalização de veículos? Essa prática vem ganhando cada vez mais força, tudo pela vontade de fazer com que os veículos tenham ainda mais a aparência, os gostos e as necessidades preferidas do dono.
É fácil nos depararmos com motoristas que sonham em customizar seus automóveis, mas é fundamental se atentar a alguns pontos exigidos pela legislação, afinal, algumas dessas personalizações, quando feitas de forma incorreta, podem colocar em risco a segurança de todos os ocupantes.
Ao longo desse conteúdo, será possível entender esses pontos e ainda conferir algumas dicas para tornar seu carro único. Boa leitura!
Afinal, o que significa uma personalização de veículos?
A personalização, também conhecida como car tuning, é o processo de realizar modificações nos veículos para que eles apresentem mais potência, economizem combustível, tenham uma aparência diferenciada ou fiquem mais confortáveis.
Os carros já saem de fábrica com as suas devidas especificações a fim de atenderem às normas e legislações do país de procedência. Sendo assim, a personalização é uma forma de incluir modificações e características que fiquem conforme o gosto e a personalidade do dono.
Saiba como fica a relação com o Detran
Se você pretende transformar o seu carro, é necessário seguir alguns passos para que o processo seja regularizado pelo Detran. São eles:
- Solicite autorização das modificações no Detran da sua região assim que definir as alterações.
- O projeto precisa ser analisado pelas autoridades da Delegacia de Trânsito, a fim de examinar se as mudanças estão seguindo o previsto na legislação.
- Com a autorização, leve o veículo até o local escolhido para a personalização.
Caso exista um seguro automotivo, a seguradora precisa ser avisada sobre as modificações para que problemas sejam evitados no caso de sinistros. Algumas seguradoras alteram o valor da cobertura justamente pelas personalizações escolhidas pelo motorista.
Entenda a lei
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quando as regras não são cumpridas, os proprietários podem sofrer penas, como multas, pontuações na carteira de habilitação e até mesmo a retenção do veículo. Por isso, antes de personalizar seu veículo, é preciso conhecer todos os limites legais. Fique atento, principalmente, ao:
Art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro: afirma que nenhum proprietário ou responsável por veículos deverá, sem avisar os órgãos responsáveis, fazer ou ordenar que sejam feitas, no veículo, modificações de características de fábrica.
Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro: impõe multa no valor de R$ 195,23 junto a 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação ao condutor que conduzir o veículo com a cor ou características alteradas sem ter avisado as autoridades responsáveis. A infração é considerada grave.
Dicas para personalizar seu veículo
O costume de personalizar os veículos vem com o desejo de fazer com que as características reflitam a personalidade do dono. Isso envolve alterar luzes, cores e até mesmo as peças, tendo como resultado estilo e potência.
A seguir, algumas dicas para facilitar todo esse processo de personalização, após as etapas exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Rodas
Rodas grandes e diferentes chamam a atenção e podem proporcionar melhor estabilidade na hora de dirigir. Aros de aço escovado, aros cromados e rodas mais grossas ou coloridas fazem sucesso para quem quer personalização com muito estilo.
Mas é preciso preparar o bolso, afinal um jogo de qualidade passa dos R$ 2 mil. Então, pense bem por qual parte vai começar as mudanças para não gastar mais do que deve.
Parte interna
Pode ser considerada um dos lugares mais personalizados, afinal, é possível mudar cores, luzes e sons. Nesse caso, os pedais e volantes podem ser trocados, assim como tapetes, luzes do painel e velocímetro. O foco é sempre proporcionar a sensação de que o motorista está entrando em um carro esportivo ou até mesmo de luxo.
Um item indispensável na parte interna quando o assunto é personalização são os bancos. Muitos motoristas optam por trocar os modelos tradicionais pelos utilizados em carros de corrida, tudo com muita cor ou estampas.
Luzes
Internas ou externas, não importa! As luzes de LED, faróis de xenônio e neons são as escolhas para aqueles que amam personalização. Porém, é indispensável se atentar a manter a iluminação dentro do que é permitido pela lei.
Anéis de LED instalados próximos às lâmpadas são uma ótima dica para manter tudo dentro do exigido. Isso faz com que a iluminação melhore sem aumentar gastos.
Lembre-se de que é preciso respeitar as características do veículo para que o desempenho não seja prejudicado, atentando-se ao peso e às modificações estruturais. Assim, fica mais fácil ter um carro estiloso sem perder a qualidade.
Você tem um veículo personalizado ou sonha com essas modificações? Conte-nos aqui nos comentários! Aproveite e nos acompanhe no Facebook e Instagram.