Quatro vantagens de um seminovo automático

Um seminovo automático pode ser o carro ideal que você tanto procura, sabia? As novas tecnologias surgem a todo o momento, principalmente quando o assunto são carros, fazendo com que o modelo automático seja uma ótima opção para a maioria dos motoristas.

Dirigir sem a preocupação de passar as marchas ou deixar o veículo morrer é o sonho de muitos condutores. Para ajudar você, que quer adquirir um veículo seminovo e tem dúvidas sobre a versão automática, preparamos este artigo com dicas incríveis para ajudar na hora da escolha. Boa leitura!

O que é um veículo automático?

O veículo automático é aquele que não precisa realizar a troca de marchas, ou seja, o motorista deixa de lado a prática comum de encontrar o ponto da embreagem e engatar as marchas na caixa de câmbio segundo a potência exigida pelo veículo.

Diferentemente de um carro manual, no automático, existem apenas dois pedais, o de aceleração e o de freio, fazendo com que a atenção do motorista seja voltada exclusivamente para eles. Os comandos são feitos apenas uma vez no câmbio automático, tornando esses modelos mais confortáveis e seguros para motoristas iniciantes ou sem prática nas trocas de marchas.

A troca de marchas é realizada pelo sistema de transmissão do carro, que identifica, de forma rápida e inteligente, a relação entre motor e velocidade. Nesse caso, o veículo necessita de mais manutenções e trocas de câmbio e de filtros de óleo, sempre em um local que seja especializado em automáticos.

Entenda um câmbio automático

O câmbio manual vem com a troca de marchas numeradas de 1 a 5 e a letra R, identificando a marcha a ré. Já o automático apresenta quatro letras: P, R, N e D.

Letra P

Vem de parking. Esta marcha é engatada para estacionar, dar partida e desligar o carro. Sempre que ativada, existe um bloqueio das rodas de tração.

Letra R

A reverse é a famosa marcha a ré, geralmente ativada por um botão localizado no câmbio.

Letra N

Também chamada de ponto-morto, a neutral pode ser utilizada para dar partida ou desligar o automóvel. Além disso, deve ser engatada quando o veículo estiver parado, lembrando que ela não bloqueia as rodas de tração como a P.

Letra D

A marcha drive nada mais é do que dirigir. Ela deve ser acionada quando o carro estiver em movimento, sendo a mais utilizado pelos motoristas, pois exige apenas aceleração e freio.

Quatro vantagens de ter um seminovo automático

O câmbio automático se faz presente na maioria dos veículos novos e seminovos. Porém, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre deixar um veículo manual.

Adquirir um seminovo costuma levar tempo, afinal, todos querem o carro perfeito. Por isso, listamos quatro vantagens dessa versão mais moderna para auxiliar você na hora da escolha. Conheça!

1. Mais conforto

O motorista não tem a preocupação de ficar trocando as marchas, afinal, o câmbio automático faz tudo isso sozinho, deixando quem dirige menos cansado em congestionamentos e lentidões, por exemplo.

2. Funciona de forma suave

As trocas de marchas são realizadas de maneira suave e precisa, quase imperceptível, com arrancadas sutis e sem “trancos”, fazendo com que os passageiros tenham maior conforto durante a viagem.

3. Maior durabilidade

Os modelos automáticos são fabricados para funcionar sempre com máxima eficiência, contribuindo para uma maior durabilidade dos componentes. Isso só é possível por utilizar um sistema de operações dentro dos parâmetros definidos pelo fabricante do veículo.

4. Seminovo automático é mais barato

Um veículo zero quilômetro já apresenta um alto custo, que aumenta ainda mais se for automático. No caso dos seminovos, o preço é bem mais acessível.

Benefícios de apostar em um seminovo

Investir em um seminovo é a opção perfeita para quem quer comprar o primeiro carro ou trocar o antigo por um modelo mais novo e menos rodado. Alguns benefícios fazem desse tipo de veículo a melhor escolha:

  • preços mais acessíveis;
  • modelos completos e com mais acessórios;
  • garantia de fábrica;
  • mais oportunidades para negociações;
  • valores menores das documentações;
  • seguro do veículo mais barato.

Além disso, um seminovo teve apenas um dono, e a quilometragem é baixa, valorizando-o ainda mais.

Vimos que tanto um seminovo quanto um câmbio automático são muito vantajosos, tornando-se a escolha perfeita quando estão unidos no mesmo veículo. 

A tecnologia veio para ficar e mudar a vida do motorista, deixando tudo mais prático e agradável. Isso faz com que o câmbio automático seja o mais procurado na hora de comprar um veículo.

Já pensou em adquirir um carro com todas essas qualidades e de um local altamente idôneo? Então, venha nos visitar!

Diego Martins: