O que você levaria em consideração na hora de escolher um carro? Conforto? Economia? Um bom custo-benefício? Esses são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração para tomar a sua decisão, mas existem outros fatores que também precisam ser avaliados para que você possa escolher o carro ideal e sair da loja satisfeito com a compra.
Se você tem dúvidas sobre o tipo de carro ideal para as suas necessidades, fique tranquilo. Listamos as 5 principais perguntas que devem ser feitas antes de fechar um bom negócio. Vamos lá?
#1 Vou usar o carro todos os dias?
Essa é a primeira pergunta que você deve ser fazer, e ela leva a outras igualmente importantes. Isso porque o processo de escolher o carro ideal passa pela real necessidade que você tem de ter um veículo. Ele vai ser o seu meio de transporte diário para o trabalho? Se sim, quantos quilômetros vão ser rodados? Ou, então, o carro vai ser usado mais para o lazer, como nos programas de final de semana?
Dependendo das suas respostas, alguns modelos já podem ser descartados. Por exemplo: se você mora em uma cidade, mas trabalha em outra e precisa se deslocar diariamente, os carros maiores podem não ser uma boa opção no quesito economia. Nesse caso, para escolher o carro ideal, dê preferência aos modelos com menor potência de motor, já que, assim, o seu orçamento mensal não vai estourar o limite planejado.
#2 Vou usufruir do carro sozinho ou com a família?
Ter em mente quem vai usufruir do veículo é outro quesito fundamental ao escolher o carro ideal. Dependendo do perfil, o leque de opções muda completamente. Quem mora sozinho, por exemplo, pode optar por ter um carro mais esportivo e compacto, sem se preocupar com o espaço traseiro.
Agora, se a ideia é escolher o carro ideal para uma família grande, por exemplo, a lógica é inversa: quanto mais pessoas, maior deve ser o espaço do veículo. Nesses casos, os sedans são excelentes opções: mais espaço nos bancos traseiros e porta-malas tamanho família, literalmente.
#3 Priorizo o conforto ou o a economia?
Pense rápido: ao escolher o carro ideal, você prefere conforto ou economia? Pode ser que você nunca tenha sido questionado sobre isso, mas, com certeza, a sua prioridade foi a primeira coisa que lhe veio à mente, certo?
É claro que existem modelos que representam um meio termo entre essas duas características, mas é preciso saber a sua preferência pra que a busca seja mais direcionada ao escolher o carro ideal.
#4 Quanto tempo pretendo ficar com esse carro?
Pode parecer pouco lógico se questionar sobre o repasse de um veículo que você ainda nem comprou, mas, acredite: ter uma ideia do quanto tempo vai ficar com ele é essencial na hora de escolher o carro ideal.
Dependendo do seu planejamento, a escolha pode mudar – e muito. Se a ideia é ficar com o veículo por menos de dois anos, por exemplo, escolher um modelo que não é uma série especial, o que dá uma garantia de ele não sair de linha, e que tenha baixa desvalorização é uma boa estratégia. Assim, quando chegar o momento de passar o carro para frente, você não sairá no prejuízo por uma queda considerável do valor de mercado.
#5 Qual a minha disponibilidade financeira para escolher um carro?
É claro que não adianta levar em conta somente os prós dos modelos. Para escolher o carro ideal, é preciso, também, avaliar a sua disponibilidade financeira. Se a ideia é comprá-lo a partir de um financiamento, fique atento. Nesses casos, o planejamento é a palavra-chave para fazer um bom negócio. A recomendação é que a compra do carro não comprometa mais de 30% da sua renda. Ou seja, antes de tomar uma atitude precipitada, faça as contas. É bem simples.
Supondo que você tenha um rendimento de R$ 4 mil, nesse caso, o recomendado é que o financiamento não ultrapasse R$1200. Vale lembrar que não apenas a prestação deve entrar nessa projeção, mas, também, todos os outros gastos com o carro, como seguro, combustível e manutenção.
Agora que você já tem noção da importância de fazer essas perguntas antes de fechar negócio para escolher o modelo ideal, que tal saber um pouco mais sobre como fazer o #UsoConscienteDoCarro? Se você ficou com alguma dúvida ou quer ficar por dentro das melhores ofertas de seminovos, entre em contato com a gente, ok? Até a próxima.