ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Quais são os tipos de câmbio automático e qual é o melhor? - NoxCar

Quais são os tipos de câmbio automático e qual é o melhor?

Você sabe quais são os tipos de câmbio automático que existem no mercado brasileiro? Muitos motoristas buscam substituir o pedal da embreagem por uma forma mais fácil de controlar a velocidade do carro, não é?

Entretanto, uma grande parte desse público desconhece as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de câmbio automático. Apesar de ser um assunto pouco conhecido, essa escolha pode ser determinante para o funcionamento do carro e para o seu bolso.

Conheça neste artigo os principais tipos de câmbio automático que podem estar no seu próximo carro.

Os tipos de câmbio automático

Apesar de ser difícil notar a diferença entre os tipos de câmbio automático na prática, o sistema por trás dos câmbios presentes nos veículos pode ser muito diferente. Veremos quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Automático

O câmbio automático é mais complexo do que o câmbio manual. Ele funciona com um conjunto de discos – sendo que cada marcha representa uma quantidade de discos que se fecham.

Os discos funcionam junto com um conversor de torque, que acopla o motor à caixa de transmissão. Como ele desliza de forma mais lenta do que o acoplamento de uma embreagem, o carro leva mais tempo nas passagens de marchas – aumentando o consumo.

Vantagens

  • Ausência dos “trancos” quando é feita uma troca de marcha errada nos veículos de câmbio manual e de problemas na caixa de transmissão;
  • Durabilidade maior do que os outros tipos de transmissão.

Desvantagens

  • Grande complexidade e altos custos de manutenção;
  • Consumo de combustível elevado por conta do tempo gasto na passagem de marchas.

Câmbio Automatizado de dupla embreagem

O câmbio automático de dupla embreagem, como o próprio nome já diz, utiliza duas embreagens que atuam no lugar do conversor de torque. Um grande disco de embreagem aciona as marchas pares e a marcha ré, enquanto outro menor aciona as marchas ímpares.

Com a utilização desses dois discos, enquanto uma marcha está engatada, a próxima já está pré-acionada – reduzindo o tempo gasto na troca das marchas.

Vantagens

  • Velocidade na troca de marchas;
  • Redução no consumo de combustível.

Desvantagens

  • Aumento do custo do veículo e da manutenção do câmbio;
  • Necessidade de mão de obra especializada para a manutenção.

CVT (Transmissão Continuamente Variável)

O CVT – Continuously Variable Transmission (Transmissão Continuamente Variável) não trabalha com engrenagens ou discos – fazendo uma ligação direta entre o motor e os eixos.

Como não existem marchas pré-definidas, o motorista não percebe a mudança de uma para outra, e a transmissão está sempre na faixa de aproveitamento máximo do motor.

Vantagens

  • Conforto na direção do carro;
  • Melhoria do desempenho do veículo;
  • Redução do consumo de combustível.

Desvantagens

  • Veículos de preço mais elevado entre todos os tipos de câmbio automático;
  • Necessidade de troca regular do filtro de óleo
  • Necessidade de mão de obra especializada para a manutenção.

A importância da flexibilidade no atendimento ao consumidor

Você já conhecia todos esses tipos de câmbio automático? Muitos motoristas que desejam comprar um veículo, novos ou semi, tomam a sua decisão sem o conhecimento sobre o funcionamento desses mecanismos e seus impactos.

A NoxCar tem a flexibilidade no atendimento aos clientes como um dos seus pilares fundamentais. Por isso, você pode encontrar várias alternativas diferentes de câmbios automáticos na escolha do seu novo carro.

O nosso principal objetivo é a satisfação do consumidor – o que reflete em um variado estoque para atender às necessidades de cada um dos clientes que entra em nossas lojas.

O que você achou das informações sobre os tipos de câmbio automático? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite o nosso site ou venha tomar um café! Até lá!

Lucas Noronha:

View Comments (2)