Quando falamos sobre direção elétrica e hidráulica, grande parte dos motoristas sabe que essas são alternativas que facilitam a sua vida – permitindo que o veículo seja conduzido sem precisar fazer força. Mas você conhece as diferenças entre essas duas tecnologias?
Sem conhecer profundamente as informações sobre os tipos de direção, muitos motoristas ficam na dúvida no momento de trocar de carro. Qual delas será que é mais vantajosa? E qual é o peso que essa característica deve ter na sua decisão?
A seguir, vamos entender melhor quais são as principais diferenças entre direção elétrica e hidráulica. Confira.
Funcionamento das direções
Antes de qualquer coisa, é fundamental entender como é o funcionamento de cada uma das direções. Logo a seguir, veremos como esses sistemas funcionam na prática:
Funcionamento da direção hidráulica
Como o nome deixa claro, a direção hidráulica opera através de uma bomba hidráulica – que faz com que o óleo circule dentro da caixa de direção. Dessa forma, o sistema é lubrificado e exerce uma pressão capaz de aliviar o esforço no momento das manobras.
Funcionamento da direção elétrica
A direção elétrica utiliza um motor elétrico acoplado à caixa de direção – e não uma bomba hidráulica. Ao ligar o automóvel, ele envia um sinal para que seja acionado o sistema que auxilia na condução do carro.
Principais diferenças entre direção elétrica e direção hidráulica
No momento da condução, é muito difícil notar diferenças claras entre a direção elétrica e hidráulica – mesmo com toda a diferença no sistema que acabamos de analisar. Mas como você pode tomar a melhor decisão no momento da compra? Veja, a seguir, as principais as diferenças entre esses sistemas.
#1 Impactos no veículo
A direção hidráulica é ligada diretamente ao motor principal, fazendo com que ele tenha um esforço extra para que o óleo circule na caixa de direção. Por conta disso, o veículo sofre com uma pequena perda de potência. Já com a direção elétrica, esse problema não existe.
#2 Manutenção
Por ser um sistema mais simples, a direção elétrica apresenta um custo de manutenção mais baixo. Enquanto isso, a hidráulica requer a manutenção constante das mangueiras, uma atenção especial com o óleo, entre outros cuidados.
#3 Questão financeira
Se, por um lado, a direção hidráulica representa custos maiores com manutenção, por outro, a direção elétrica tem um custo maior para aquisição. Isso significa que um veículo equipado com a direção elétrica costuma ter um valor de mercado superior.
A importância de buscar a flexibilidade na compra do carro
Apesar de existirem diferenças entre a direção elétrica e hidráulica, o ideal é que esse seja um fator analisado em conjunto com outros aspectos importantes na compra de um carro. Nesse momento, o mais importante é que você consiga encontrar alternativas interessantes para que possa escolher.
Quando você começar a pesquisar por carros para a compra, busque por vendedores que apresentem flexibilidade. Com tantos recursos diferentes que podem estar presentes em um carro, é fundamental escolher a opção que melhor atende às suas necessidades.
A NoxCar adota a flexibilidade como um dos seus pilares de atuação. Temos o compromisso de elevar ao máximo a satisfação na compra ou venda de veículos, por isso, trabalhamos com vários canais de atendimento e contamos com um estoque diversificado para melhor atendê-lo.
Você já conhecia as principais diferenças entre a direção elétrica e hidráulica? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite a nossa página!