ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Quais os tipos de financiamento de carro que valem mais a pena? Confira!

Quais os tipos de financiamento de carro que valem mais a pena?

Smiling couple holding their new car key at new car showroom

Você sabe quais são os principais tipos de financiamento de carro? Para os motoristas que desejam trocar de veículo, o conhecimento sobre as melhores alternativas para viabilizar o pagamento é essencial.

Além da opção pela obtenção de crédito com uma instituição bancária, existem outras formas menos comuns para possibilitar a compra de um carro. Para quem busca as melhores condições de pagamento e redução dos gastos, conhecê-las é essencial para fazer uma boa escolha.

No post de hoje, veremos quais são os principais tipos de financiamento de carro e os principais benefícios de cada um deles. Confira.

Principais tipos de financiamento de carro

O financiamento é uma operação em que o comprador adquire um produto de alto valor sem a necessidade de realizar o pagamento integral no momento da compra. Porém, a obtenção de crédito junto a um banco não é a única opção que você tem à disposição.

Além do crédito direto ao consumidor, o consórcio e o leasing são outras formas de comprar um veículo, que podem ser vantajosas em determinados casos. Veja um pouco mais sobre os tipos de financiamento de carro:

Crédito direto ao consumidor

O crédito direto ao consumidor é a modalidade de financiamento mais popular entre os brasileiros. Com essa operação, o comprador realiza um empréstimo em uma instituição financeira e paga o veículo ao longo de vários meses (ou anos), em parcelas mensais.

A contratação desse financiamento pode acontecer tanto em uma instituição financeira quanto diretamente com a concessionária. Além disso, enquanto não forem pagas todas as prestações, o veículo não pode ser alienado.

Consórcio

O consórcio é um dos tipos de financiamento de carro que chama a atenção pelas suas características peculiares. Trata-se de uma modalidade em que um grupo de compradores se reúne sob a organização de uma administradora.

O comprador deve realizar o pagamento mensal de uma parcela para adquirir o veículo. Todos os meses é realizado um sorteio de um carro entre os participantes do consórcio e existe a possibilidade de oferecer um lance de adiantamento das parcelas para garantir o seu carro.

Leasing

Em uma operação de leasing, quem realiza a compra do veículo é a empresa (que é um banco que trabalha com essa operação). É realizada a locação desse carro para o consumidor até que todas as parcelas sejam pagas – quando a propriedade do carro é transferida para o consumidor.

Como escolher a alternativa mais benéfica?

Para optar pela melhor alternativa entre os tipos de financiamento de carro que acabamos de ver, é necessário analisar diversos aspectos – tanto financeiros quanto relacionados aos objetivos do comprador.

Nas modalidades de crédito direto ao consumidor e leasing, as taxas de juros são fixadas no momento do contrato, enquanto, no consórcio, é necessário pagar uma taxa de administração sobre a operação – permitindo que o valor das parcelas varie ao longo do contrato.

Além disso, é necessário pagar IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) nas modalidades de crédito direto ao consumidor e consórcio. Já a operação de leasing está livre desse tributo.

Porém, a escolha não deve se limitar a esses fatores. Veja como tomar a melhor decisão:

  • Taxas de juros. É preciso ficar de olho nas taxas de juros que incidem sobre a operação, que podem variar muito, mesmo quando você analisa diversas alternativas dentro de uma mesma modalidade de financiamento.
  • Valor total da operação. Procure calcular o valor total que está envolvido na operação para descobrir o que custa menos para o seu bolso.
  • Conforto. Em uma operação de alto valor, e que pode se estender por muitos anos, é fundamental que você se sinta confortável e seguro.
  • Necessidade do veículo. Em uma operação de consórcio, pode demorar anos até que você tenha acesso ao seu carro, enquanto em uma operação de leasing o veículo não fica em seu nome até o fim da operação. Esses são aspectos que devem ser levados em conta.

A importância da flexibilidade

Esses diferentes tipos de financiamento de carro existem para que o consumidor tenha alternativas e possa avaliar quais são mais benéficas. A flexibilidade no momento da compra de um carro é importante para aumentar a segurança da operação.

E é por isso que a NoxCar tem a flexibilidade como um dos seus pilares de atuação. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado que consiga suprir as necessidades de cada consumidor.

Você já conhecia os principais tipos de financiamento de carro? Gostaria de descobrir mais sobre a proposta da NoxCar? Então, visite o nosso site, e até a próxima!

Lucas Noronha: