ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Quais documentações são emitidas no processo de comprar carro?

Quais documentações são emitidas no processo de comprar carro?

Business concept, car insurance, sell and buy car, car financing, car key for Vehicle Sales Agreement.

Assim como você, o seu veículo também possui uma documentação. Na hora de comprar carro, é preciso fazer a transferências desses documentos para o seu nome – formalizando a mudança da posse do bem.

Mas, afinal, qual é essa documentação? Essa é uma dúvida comum entre os proprietários de carros que precisam encarar a burocracia envolvida na compra ou venda de veículos. Entretanto, a falta de atenção neste processo pode gerar complicações no futuro.

A seguir, confira o que significa IPVA, Licenciamento e CRV e descubra que documentações são emitidas no processo de comprar carro.

Como funciona a transferência do veículo?

A transferência do veículo é um processo que deve ser realizado através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e envolve diversas etapas:

  1. Checagem de pendências relacionadas ao carro, como multas ou impostos atrasados;
  2. Atualização dos dados do cadastro do veículo no Detran e no Renavam;
  3. Pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
  4. Agendamento da vistoria e solicitação da emissão de novos Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Veja quais são os documentos necessários para transferência de veículos – que podem variar entre um estado e outro:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou outro documento pessoal com foto;
  • Comprovante de endereço dos últimos três meses;
  • CRV do proprietário anterior preenchido em nome do comprador;
  • Comprovante de pagamento da Taxa de Emissão do novo CRV;
  • Comprovante de quitação de eventuais débitos – como IPVA, licenciamento e multas;
  • Formulário RENAVAM preenchido em duas vias.

Quais são os documentos emitidos no processo de comprar carro?

Acabamos de ver quais são os documentos necessários para a transferência do veículo. Mas você sabe o que cada um desses significa? Confira logo abaixo mais informações sobre a documentação emitida no processo de comprar carro:

Certificado de Registro do Veículo – CRV

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) funciona como um RG do seu carro, reunindo as informações básicas com as características do veículo: número da placa, chassi, ano e modelo, tipo de combustível, entre outras.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento que deve ser sempre carregado pelo motorista, e é renovado anualmente. Além disso, no CRLV consta o pagamento do seguro obrigatório, o DPVAT.

Esse documento também é conhecido como licenciamento. Os proprietários de carros devem pagar anualmente a taxa de licenciamento – sob risco de tomar multa, pontos na carteira e a apreensão do veículo.

Certidão de Pagamento do IPVA

A Certidão de Pagamento do IPVA não é um documento necessário para o motorista, mas é essencial na operação de comprar carro. Trata-se de comprovação de que o proprietário anterior realizou o pagamento do IPVA – deixando o veículo regularizado.

A importância da transparência ao comprar carro

Comprar carro é sempre um momento especial para o motorista. Entretanto, é preciso ficar atento para evitar complicações – seja com veículos que não cumprem o que foi prometido no anúncio ou que estão com a documentação em situação irregular.

Para evitar esses problemas, é importante buscar por vendedores transparentes. A NoxCar adota a transparência como um dos seus pilares de atuação – de forma que tanto o cliente quanto a empresa saem ganhando.

Você já conhecia a documentação emitida no processo de comprar carro? Gostaria de conhecer melhor a NoxCar? Então, visite a nossa página ou venha tomar um café com a gente!

Lucas Noronha: