Quem tem um veículo sabe da necessidade de cuidar bem dele, com uma adequada manutenção, a fim de que esteja sempre em pleno funcionamento. Mas, para isso, é importante que os condutores tenham conhecimento sobre as peças, por exemplo, o protetor de cárter.
Você já ouviu falar sobre essa peça? Ela pode ter um nome estranho, mas é fundamental no mundo automotivo. Justamente por não ser muito falada, é comum que os motoristas tenham dúvidas sobre ela, principalmente se o carro já vem com o acessório.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura até o final e saiba mais sobre o protetor de cárter. Vamos lá!
Entenda o que é um protetor de cárter
Todo e qualquer impacto que venha acontecer na parte baixa do carro pode danificar partes fundamentais para o motor, como o depósito de óleo, por exemplo. Se prejudicado, o reservatório pode se romper e vazar todo o conteúdo, comprometendo todo o funcionamento do veículo.
O protetor de cárter é uma peça de metal com a função de proteger a parte inferior do motor, o cárter, justamente onde o óleo fica armazenado. Além disso, suspensão, câmbio, radiadores, mangueiras de borracha e até parte do escapamento são beneficiados por ele.
Trata-se de uma proteção adicional, afinal os componentes do motor já são produzidos para serem resistentes aos pequenos impactos ou objetos lançados em decorrência da superfície do asfalto. Isso quer dizer que optar pelo protetor de cárter é ter um plus na proteção do seu veículo.
Afinal, qual a finalidade do protetor de cárter?
A função principal é, sem dúvidas, evitar que pedras, lama, água e outros atinjam o cárter.
Se você costuma transitar frequentemente por estradas de terra, com muitas pedras, buracos e valas, é válido considerar a colocação dessa peça. Mas é importante que ela seja original e devidamente instalada na concessionária.
Saiba como escolher a melhor proteção para seu veículo
O ponto principal e mais importante é ter um item original. Quando opções paralelas são escolhidas, podem surgir ruídos e vibrações que vão incomodar o motorista no dia a dia.
Se seu veículo vier de fábrica sem a instalação do protetor de cárter, ao decidir colocá-lo, você deve seguir a recomendação do fabricante. Como dito anteriormente, existem modelos não originais, mas eles podem danificar o motor do carro. Então, tenha a garantia de que o item é qualificado e adequado para a função.
Além disso, peças não originais podem comprometer a circulação do ar, o que vai interferir na temperatura do motor. Elas também podem reduzir a vida útil das peças plásticas e do lubrificante do seu carro, tudo pelo fato de não serem originais.
Por fim, em casos extremos, um protetor falso pode deslocar o motor em possíveis batidas. Isso fará com que o funcionamento dos airbags seja prejudicado. É justamente por esses perigos que muitas fábricas questionam a instalação dos não originais, danificando o funcionamento geral do motor.
O que as marcas dizem sobre o protetor de cárter
Muito utilizado nos anos 1990 e início dos anos 2000, o protetor de cárter já foi o queridinho dos motoristas. Atualmente, é item comum na maioria dos veículos, isso porque os carros mais modernos já vêm com proteção para o armazenador de óleo. Confira:
- Fiat: modelos Toro, Doblò e a linha Adventure já vêm com o protetor de cárter de fábrica. Os demais veículos podem ter o acessório se for o desejo do motorista.
- Ford: têm a opção de colocar o acessório original o EcoSport, Fiesta, Ka e Ka Sedan.
- Honda: já vem como um acessório original em todos os modelos, com exceção do Accord.
- Hyundai Brasil: os modelos HB20 e Creta podem ter a peça.
- BMW: são carros que já têm o cárter bem protegido, então, a instalação não é indicada.
- Nissan: somente a Frontier já vem com a proteção, fazendo com que a instalação da peça seja opcional nos demais modelos.
Agora que você conferiu o que é um protetor de cárter, compreendeu a necessidade dessa peça para preservar o seu veículo, certo? Não se esqueça de escolher uma empresa com boa reputação no mercado automotivo para avaliar as necessidades e realizar a instalação.
O que achou do conteúdo? Para não perder mais nenhuma notícia, acompanhe nosso blog! Você terá acesso aos melhores assuntos automotivos onde quer que esteja!