ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

As principais leis que garantem a segurança no trânsito - NoxCar

As principais leis que garantem a segurança no trânsito

Você conhece aquele ditado que diz que o seu direito termina quando começa o do outro? Essa é a premissa para qualquer relação de convivência, e o respeito aos limites daquilo que é, ou não, permitido, é o que constrói a vida em uma sociedade.

No trânsito, isso não é diferente: as leis foram criadas exatamente para garantir que sejam seguidas as boas regras de convivência entre os transeuntes. Mas você conhece quais são as principais leis voltadas à segurança de quem transita pelas ruas, seja dentro de um veículo ou a pé?

Confira o post de hoje e esclareça todas as suas dúvidas sobre o que pode, ou não, ser feito ao volante e fora dele.

#1 Cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros

Apesar de muitas pessoas negligenciarem o seu uso, principalmente no banco traseiro, a simples atitude de colocar o cinto de segurança pode salvar vidas. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, apenas 3% dos adultos usam o cinto de segurança no branco de trás, e a ideia equivocada de que ele é obrigatório apenas para quem está na parte da frente do carro vem da falsa associação de que, em uma batida, são esses os passageiros que sofrem mais com o impacto.

Em caso de acidente, um passageiro no banco de trás sem o cinto de segurança pode ser projetado para fora do veículo, inclusive causando lesões em quem estiver na parte da frente do carro. Para se ter uma ideia, uma batida a 80 km/h contra um objeto parado, como um muro ou poste, equivale a um impacto de queda livre de 25 metros. Considerando que uma pessoa suporta, no máximo, um impacto de até três vezes o seu peso, e que uma batida a 20km/h gera até 15 vezes esse peso, ser atingido pelo impacto frontal e pelo passageiro de trás sem cinto de segurança pode ser fatal.

Outra estatística que reforça a importância desse cuidado é que 8 em cada 10 pessoas que não usam o cinto de segurança morrem em acidentes de trânsito que envolvem, pelos menos, um dos veículos a menos de 20km/h.

#2 Crianças devem ser transportadas com equipamentos de proteção

Essa é uma das leis fundamentais quando o assunto é segurança no trânsito, mas apenas 20% dos pais ou responsáveis transportam seus filhos seguindo as regras específicas. Crianças de até 7 anos e meio devem usar equipamentos de proteção adequados a sua idade, que podem ser o bebê conforto, cadeirinhas ou acento de elevação – e, sempre, no banco traseiro.

Além de garantir a segurança dos pequenos, essa medida também protege os passageiros nos bancos da frente, já que, em um acidente de trânsito a 50 km/h, uma criança de 20 quilos projetada para frente gera um impacto equivalente a 300 quilos.

#3 Dirigir embriagado é crime

Essa lei não é novidade para nenhum motorista, mas a embriaguez ainda é uma das infrações de trânsito mais cometidas ao volante. De uns tempos para cá, a fiscalização ficou mais forte, e as blitz da lei seca são montadas para apreender veículos e motoristas que trafegam sob o efeito do álcool, colocando em risco a sua vida e a de terceiros.

#4 Bicicleta também é considerado um veículo

Muitas pessoas podem achar que não, mas a bicicleta é, sim, um veículo, e, como tanto, deve obedecer às regras de trânsito.

#5 Limites de velocidade precisam ser respeitados

Como vimos, o impacto causado por um acidente com o veículo a uma velocidade baixa, como a de 20 km/h, já é grande e pode causar lesões graves. Considerando que nenhum veículo trafega nessa velocidade, dá para imaginar os riscos quando o motorista pisa o pé no acelerador, não é mesmo?

Os limites de velocidades nas vias existem para garantir a segurança no trânsito, por isso, devem ser seguidos à risca para não colocar a sua vida em risco, e nem a de terceiros.

#6 O uso de celular é proibido ao volante

Nós já falamos aqui, no blog, sobre os efeitos da direção ao celular, lembra? Apesar dos smartphones serem companheiros inseparáveis, inclusive quando são usados como GPS, é preciso ficar atento às leis para garantir a segurança no trânsito: mesmo com essa função, só é permitido usar o celular se o mesmo estiver acoplado a um suporte no painel do carro.

Separadamente, essas leis podem parecer exageradas e um excesso de cuidado, mas, acredite: ao volante, todo cuidado é pouco, e qualquer pessoa está sujeita a sofrer um acidente. Portanto, preserve a sua segurança e a de terceiros, dirija com responsabilidade e siga as leis de trânsito.

 

Lucas Noronha:

View Comments (1)