ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Pós-venda de veículos seminovos, funciona? - NoxCar

Pós-venda de veículos seminovos, funciona?

A compra de um carro seminovo apresenta vantagens aos motoristas, visto que seu preço é mais baixo do que um zero-quilômetro, e o valor do seguro é mais econômico.

Muitas pessoas optam pela compra desses modelos, pois, assim, conseguem ter um carro mais confortável e equipado com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, entre outros itens, o que não seria possível com um automóvel novo, dependendo do orçamento disponível.

Contudo, uma preocupação importante dos motoristas é se o pós-venda de veículos seminovos é eficiente, principalmente, comparado a dos modelos novos, que possuem garantia de fábrica. Se você também tem essa dúvida, continue a leitura deste post e esclareça a questão.

O que é o serviço de pós-venda de veículos?

Quem adquiri um carro, em algum momento, precisará de serviços extras para ele, tais como: compra de acessórios, revisões programadas, manutenção preventiva, higienização, reparos ou reposição de peças. Nesse sentido, o pós-venda de seminovos se apresenta como uma forma segura de realizar o serviço, garantindo a qualidade do trabalho e dos materiais.

Alguns motoristas deixam os cuidados do veículo sob responsabilidade de mecânicos particulares, contudo, é fundamental se certificar quanto à experiência e a competência desses profissionais, afinal, não é difícil ouvir histórias de pessoas que tiveram grandes prejuízos com oficinas, certo?

Diante disso, procurar o pós-venda da concessionária em que você comprou o automóvel é a melhor opção. Para acioná-lo é preciso entrar em contato com a loja — que, geralmente, trabalha tanto com agendamento por telefone, quanto online. Depois disso, você deve seguir as etapas solicitadas pela equipe de atendimento, que incluem a análise do carro, aprovação do orçamento, entre outros itens.

Como funciona a garantia do pós-venda

Outra questão relacionada ao pós-venda de seminovos é quanto à segurança da compra e a garantia dos veículos. De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, todo bem durável tem proteção de 90 dias, contados a partir da entrega do produto.

A maioria das lojas pratica o que determina a lei, no entanto, há revendas que trabalham com garantias estendidas de um ano ou mais para os seminovos com até 8 anos, é o caso, por exemplo, da NoxCar.

Isso acontece quando a empresa confia na qualidade e na durabilidade do produto e busca oferecer uma melhor experiência aos clientes, que, dessa forma, ficam mais seguros quanto a compra, sabendo que podem contar com assistência especializada. Para usufruir dos serviços, é importante analisar a cobertura e seguir as normas estabelecidas no contrato.

Quem pode acionar o pós-venda de veículos seminovos

Se a loja possui serviços extras, tais como despachante, manutenção, higienização, etc. você pode contatar o pós-venda a qualquer momento. No entanto, o mais comum é que as lojas realizem apenas o atendimento de questões relacionadas à compra, incluindo a garantia e possíveis defeitos do carro.

Nesses casos, o contato deve ser feito no prazo de até 90 dias, que é o período em que a garantia comum é válida — ou dentro do tempo estabelecido no contrato de garantia estendida — no entanto, é importante se certificar de que o problema apresentado não foi causado por mau uso do comprador, porque, nesses casos, ela não é aplicada.

O processo, geralmente, funciona da seguinte forma: o cliente faz a reclamação e o carro passa por uma análise para identificar se foi um defeito ou mau uso. Se for constatado o defeito, o problema deve ser solucionado pela loja em até 30 dias de acordo com a lei, porém, há casos em que a peça em questão não está disponível e é necessário um tempo maior de espera.

Alguns motoristas não analisam o pós-venda de seminovos antes de adquirir o veículo, o que é um grande erro. Por isso, ao pesquisar a melhor revenda, além de verificar a credibilidade dela no mercado e a qualidade e a diversidade dos carros, também dê importância ao atendimento após a compra e veja se a loja oferece serviços extras, como a garantia estendida, por exemplo, o que assegura mais tranquilidade no negócio.

Está procurando um carro seminovo? Então, conheça a NoxCar: aqui você encontra modelos variados com qualidade e segurança! Até a próxima.

Lucas Noronha: