Você provavelmente já sabe que a Placa do Mercosul já é oficial e deve ser utilizada em todos os carros novos que são adquiridos em concessionárias. O novo modelo de emplacamento foi institucionalizado e, logo depois, alterado pela Resolução nº 780, do Contran, para se tornar mais simples e de mais fácil adaptação para os motoristas.
No entanto, como funciona a placa do Mercosul para seminovos e usados? Essa é uma questão interessante a se fazer, especialmente agora que a venda de automóveis usados e seminovos tem aumentado consideravelmente por causa das condições do mercado nessa pandemia do novo coronavírus. Portanto, se você pretende adquirir um carro nessas condições em breve, precisa entender quais são as exigências legais nesse sentido.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura abaixo!
O que é a placa do Mercosul?
A placa do Mercosul é uma iniciativa criada pelos países que participam do Mercado Comum do Sul (o Mercosul), um bloco econômico entre alguns países da América do Sul. A ideia é padronizar as placas de carros entre esses territórios, de modo que seja mais fácil o comércio entre eles, bem como o turismo, ou seja: um automóvel do Brasil poderia viajar entre a Argentina, o Chile ou o Uruguai sem grandes problemas, assim como o inverso também seria verdadeiro.
O novo padrão da placa, portanto, muda em relação ao sistema antigo que tínhamos. Veja abaixo algumas das suas características:
- a placa do Mercosul tem sete caracteres, sendo que três são números e quatro são letras. No entanto, a ordem desses algoritmos é diferente de acordo com cada país. No Brasil, a ordem que será usada é a seguinte: LLLNLNN, ou seja, Letra, Letra, Letra, Número, Letra, Número, Número. Um exemplo seria AAA1A1AA;
- a placa tem um fundo branco e caracteres coloridos de acordo com o tipo do automóvel. Para um automóvel pessoal, a cor será preta. Já para veículos comerciais (carro para Uber, de aluguel etc.), será vermelho. Ainda existirão as placas cinzas (carros de coleção), verde (especiais, como de testes para as montadoras), amarelo (diplomáticos) e azuis (carros de órgãos oficiais);
- as placas ainda deverão ter o logotipo do Mercosul, a bandeira do Brasil e a palavra “Brasil”, sinalizando a sua origem.
Quais são as obrigatoriedades para carros usados e seminovos?
Você já sabe que os carros novos, comprados em concessionárias ou diretamente com os fabricantes, deverão ter a placa do Mercosul obrigatoriamente. Mas e os usados e seminovos? Qual é a exigência na legislação? Atualmente, os veículos que são classificados como usados ou seminovos só deverão usar a nova placa de forma obrigatória em 4 cenários. São os seguintes:
- se eles trocarem de categoria, ou seja, era um carro particular e passou a ser um automóvel comercial;
- se forem vendidos a proprietários de outros municípios ou estados. Como terão de trocar a placa, ela será alterada para o novo modelo;
- caso os motoristas se mudem de cidade ou estado. É o mesmo caso do exemplo anterior;
- caso os carros tenham as placas antigas furtadas ou danificadas de alguma forma.
A troca do modelo da placa só deverá acontecer obrigatoriamente quando, por algum motivo, você precisar alterar a placa do automóvel. Fora isso, não é obrigatório usar o modelo do Mercosul.
No entanto, isso não significa que você não deva ficar sem a placa do Mercosul. Esse pode ser um diferencial considerável para o seu automóvel, pois já deixa o seu veículo adequado com as regras para o futuro. Por exemplo, em regiões do país em que fica mais próximo ir para países da América do Sul, como a Argentina ou Uruguai, esse tipo de recurso é mais interessante. Além disso, quando você for vender o automóvel, a nova placa já está inclusa, o que pode ajudar a tornar a compra mais relevante para possíveis interessados.
Onde comprar os melhores usados e seminovos em Florianópolis?
Agora que você já entendeu como a placa do Mercosul afeta esse tipo de automóvel, é hora de ver onde você pode comprar os melhores usados e seminovos em Florianópolis e região. Nós recomendamos que, antes de decidir qual veículo comprar, que você dê uma passada na NoxCar e veja os carros que temos em catálogo para você.
A razão disso é que a NoxCar, por ser uma empresa familiar, trabalha com um modelo de negócios único no segmento, pautado em três pilares principais: a segurança, a flexibilidade e a transparência na negociação. Dessa forma, nós podemos oferecer a melhor experiência possível para nossos clientes (é por isso que temos tantas avaliações positivas no Google!).
Na prática, esse modelo de negócios se traduz em só vender carros que passaram por uma vistoria cautelar (nós usamos a Vistoria Dekra, que é a mais completa do mundo), não vender veículos de leilão, negociar pela Internet (caso você prefira), ter muita flexibilidade na hora de fechar negócio e muito mais.
Portanto, se você quer comprar um usado ou seminovo em ótimo estado e perfeito para as suas necessidades, entre em contato com a nossa equipe pelo Facebook, Instagram ou pelo símbolo do WhatsApp ao lado!