ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO
Há quem a veja como apenas mais um acessório do carro. Outros a adotam por questão de segurança, e há aqueles que apenas buscam um conforto maior dentro do carro. Fato é que a película automotiva é um dos componentes mais procurados por donos de carro.
Exatamente por isso, no post de hoje, nós montamos um guia com tudo o que você deve saber sobre película automotiva, bem como a legislação em relação ao seu uso para fazer uma boa escolha na hora de adquirir a sua e deixar o seu carro ainda mais bonito, confortável e seguro. Vamos lá?
Por que usar película automotiva?
Como vimos, os motivos que levam às pessoas a instalarem película automotiva nos seus carros acabam sendo diferentes entre si, mas, o que é certo é que ela oferece uma série de benefícios, para os motoristas e passageiros, como:
- Maior segurança – principalmente quando falamos sobre o risco de ser abordado por um assaltante. Com a película, fica difícil saber quem está dentro do carro, e, por isso, a abordagem passa a ter um risco para os bandidos.
- Conforto visual – um carro com película facilita a vida do motorista, que diminui o esforço para dirigir durante o dia.
- Conserva os estofados – quando o veículo fica muito tempo exposto ao sol, ou seja, sem proteção nos vidros, os estofados e painel tendem a queimar e sofrer desgastes pelo calor excessivo. Com uma película automotiva, a entrada de raios UV é controlada, o que ajuda a conservar o veículo.
- Conforto térmico – também associado ao controle de entrada de raios solares, a película automotiva melhora o desempenho do ar condicionado do veículo.
- Proteção em caso de acidentes – isso porque, em uma batida, a película automotiva acaba sendo uma camada de proteção contra os estilhaços dos vidros.
- Melhora a estética do carro – um veículo com película fica, sem dúvidas, esteticamente mais bonito.
O que diz a lei sobre as películas automotivas?
Da mesma forma que existem diversas vantagens na instalação da película automotiva, a escolha errada do modelo pode representar um risco até mesmo para a segurança no trânsito, pois reduz a visibilidade, especialmente durante a noite, e dificulta o trabalho de segurança pública dos policiais durante abordagens.
Por isso, existe uma legislação a respeito do uso da película automotiva. Desde outubro de 2007, o CONTRAN liberou o seu uso, com um índice mínimo de transmissão luminosa, ou seja, uma quantidade mínima de entrada de luz.
Segundo a regulamentação, películas espelhadas e metalizadas são proibidas. As instaladas no para-brisa frontal devem permitir a passagem de 75% da luz, enquanto os vidros laterais dianteiros devem ter passagem de 70% e o para-brisa e os vidros laterais traseiros, no mínimo, 28% de luminosidade.
O que acontece se você for pego com uma película automotiva que não segue essas características? Multa grave, 5 pontos na carteira além da apreensão do veículo. Ou seja: dor de cabeça, não é mesmo?
O melhor é se enquadrar dentro da legislação para garantir os benefícios da película automotiva sem correr nenhum risco.
Os tipos de película automotiva
São vários os tipos de película que podem ser encontradas no mercado, e elas acabam variando de acordo com a cor, espessura, transparência e refinamento do filme automotivo. Dentre as mais vendidas, estão:
- Película básica – é a mais popular, e, também, a mais simples. Ela possui diferentes tipos de transparência, geralmente, entre 5% e 35%.
- Película avançada – com as mesmas características da básica, essa película automotiva tem uma fabricação mais refinada, portanto, é um produto de qualidade superior, que melhora o conforto térmico e a proteção contra os raios UV. A transparência costuma variar entre 5% e 50%.
- Película de segurança – ela também é conhecida como “semi-blindada”, apesar de não ter essa característica. A de segurança se assemelha à película automotiva básica, mas seu filme é mais espesso, o que aumenta a segurança dos ocupantes do veículo em casos de acidentes, já que ajuda na retenção dos cacos de vidro. O índice de transparência dessa película varia de 5% a 35%.
E então, respondemos aos seus principais questionamentos sobre película automotiva? Você gosta da aparência dos carros com película? Se você ainda ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários para que possamos ajuda-lo, combinado? Até a próxima.
Eu tenho uma Toyota Bandeirante cabine dupla e Quero colocar película para amenizar o calor de dentro dela ,porém,nao quero sair do q recomenda a lei .o q fazer??
“Segundo o Contran, o limite mínimo de transparência dos vidros deve ser de 75% no para-brisa incolor, 70% no para-brisa colorido (temperado/degradê) e nos vidros das janelas das portas da frente e 28% nos demais vidros (janelas laterais traseiras e vidro traseiro). Portanto, a película na cor G5 é proibida por lei. Ainda segundo o órgão, “o motorista que utilizar película com índice inadequado poderá ser autuado e receber cinco pontos na habilitação, pois essa é considerada uma infração grave. Além disso, terá de pagar multa no valor de R$ 195,23 e o veículo será retido para regularização”.”