ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

O WhatsApp em carros com Apple CarPlay e a evolução da tecnologia sobre rodas - NoxCar

O WhatsApp em carros com Apple CarPlay e a evolução da tecnologia sobre rodas

Você sabia que já é possível utilizar o WhatsApp diretamente do painel de carros compatíveis com o Apple CarPlay? Esse é o primeiro aplicativo de mensagens compatível com o sistema, além do aplicativo padrão da Apple.

O CarPlay é uma plataforma para carros criada pela Apple e que possibilita que o iPhone seja pareado com o veículo – permitindo enviar mensagens, fazer chamadas e tocar música. Com essa novidade, agora, também será possível receber e enviar mensagens no WhatsApp.

Todos esses avanços levantam um grande debate sobre a utilização de novas tecnologias dentro de um carro. Veremos, neste artigo, como funciona o WhatApp no Apple CarPlay e qual é o impacto dessa ferramenta. Confira.

Como funciona o WhatsApp no Apple CarPlay?

Após instalar o WhatsApp para iOS e conectar o iPhone a um veículo compatível com o Apple CarPlay, é adicionado um ícone para acessar o aplicativo automaticamente. Nele, fica indicado quantas mensagens não lidas existem.

Ao clicar no WhatsApp, o usuário tem duas opções: digitar uma nova mensagem ou solicitar que sejam lidas todas as recebidas em voz alta. Não é possível ler as mensagens na tela e nem escolher um contato específico para ter as mensagens lidas.

A evolução da tecnologia nos veículos

A Apple não é a única empresa apostando na tecnologia digital para os veículos. O Android também possui um aplicativo que tem o objetivo de facilitar a vida dos motoristas: o Android Auto. Através dele, é possível acessar ferramentas como mapas, músicas e aplicativos de comunicação.

Além desses apps vinculados aos smartphones, os carros vêm passando por outras grandes transformações nos últimos anos, e o seu papel está cada vez menos limitado à locomoção de um local a outro.

Entre as inovações tecnológicas que surgem estão a conectividade do Wi-Fi, sistema de GPS integrado, painel digital, comandos por voz ou por gestos e fala-se até mesmo de para-brisas com realidade aumentada (que mostram informações sem a necessidade de olhar para o painel) e carros autônomos.

Benefícios e malefícios para os motoristas

Será que toda essa introdução de ferramentas digitais nos veículos é algo positivo ou negativo? Quais são os impactos dessas mudanças para os motoristas e para o trânsito como um todo?

Essas dúvidas são muito frequentes sempre que abordamos esses temas. Pesando para o lado positivo está toda a comodidade oferecida por essas novas tecnologias – afinal, quem nunca desejou ter as suas mensagens lidas apenas solicitando com um comando de voz, ou mudar a playlist em poucos segundos?

Além disso, o uso tão prático dessas ferramentas ajuda a evitar acidentes por descuido de motoristas que digitam no celular enquanto dirigem, ou tiram a atenção da estrada para mudar a música. Ou seja, existe um ganho de segurança.

Por outro lado, essa mesma segurança pode ser comprometida quando o motorista está focado em todas essas informações. Uma simples situação de falha no sistema que repete a mesma mensagem diversas vezes pode tirar completamente a concentração de um motorista, certo?

Assim como em todos os avanços que já tivemos ao longo dos anos, é a forma como cada usuário utilizará as ferramentas à disposição que definirá os seus benefícios ou malefícios.

A importância da segurança

Segurança é um atributo fundamental não apenas quando falamos sobre a utilização do WhatsApp e de outras ferramentas digitais em um veículo. No momento de trocar de carro, você também deve buscar pelas opções mais seguras, certo?

A NoxCar busca apresentar a segurança como uma vantagem para os seus clientes para oferecer o melhor produto e serviço. Por isso, oferece 1 ano de garantia assegurada pela Gestauto Brasil e possui Laudo e Selo de Procedência da Procauto.

O que você pensa sobre a introdução das novas tecnologias nos veículos? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então visite o nosso website!

Lucas Noronha: