Você sabe o que deve e não deve fazer ao dirigir na neblina? Essa é uma situação que deixa muitos motoristas inseguros e sem saber, exatamente, como agir para minimizar o impacto da neblina na direção.
Por ser uma situação não muito frequente, os motoristas são pegos de surpresa com situações de neblina e tentam resolver o problema de formas equivocadas. O impulso inicial de muitas pessoas é ligar o farol alto para aumentar a visibilidade – mas isso apenas piora o problema.
Quer saber de uma vez por todas o que deve e não deve fazer ao dirigir na neblina? Acompanhe.
O que você não deve fazer ao dirigir na neblina?
Existem muitas soluções pensadas pelos motoristas enquanto tentam dirigir na neblina que apenas tornam a direção ainda mais difícil e aumentam as chances de um acidente. Para que você possa evitar essas práticas, veremos o que você não deve fazer ao dirigir na neblina.
#1 Acionar o pisca alerta com o carro em movimento
Nunca acione o pisca alerta com o carro em movimento – mesmo em situações de neblina. Utilize esse recurso apenas para indicar que está no acostamento ou para sinalizar que está reduzindo a velocidade devido a um congestionamento à frente.
#2 Usar as mãos para limpar o vidro embaçado
A neblina deixa os vidros do carro embaçados, o que dificulta ainda mais a direção. Para contornar a situação, muitos motoristas utilizam a mão para desembaçar o vidro, mas essa prática apenas piora a situação.
A gordura que fica no vidro depois de passar a mão faz com que sujeirinhas grudem nele e a visibilidade fique ainda pior depois de alguns minutos. Procure sempre carregar um paninho no carro para limpar os vidros.
#3 Ligar os faróis altos
A luz do farol alto é refletida pela névoa, tornando a sua visão ainda pior. O ideal nessas situações é usar uma luz baixa, pois o facho de luz chega mais rapidamente no asfalto – ou, então, o farol especial para neblina, se o seu carro tiver.
#4 Dirigir na neblina durante a noite com películas muito escuras
Dirigir na neblina durante a noite torna o problema de visibilidade ainda mais complicado, certo? Para os carros que possuem películas muito escuras, pode ficar quase impossível continuar a viagem.
Como dirigir na neblina?
Mas então, qual é a melhor forma de dirigir na neblina sem correr riscos de acidentes? Listamos algumas práticas que podem ajudá-lo a contornar o problema.
#1 Acione o ar condicionado para desembaçar os vidros
Para facilitar no momento de desembaçar os vidros, ligue o ar condicionado direcionado contra o vidro do para-brisa. O fluxo de ar gerado será muito efetivo para essa finalidade.
#2 Use o farol de neblina
Como acabamos de ver, o ideal é utilizar o farol de neblina ou luzes baixas para aumentar a visibilidade sobre o a asfalto e minimizar o impacto da neblina.
#3 Aumente a distância em relação aos carros da frente
Para diminuir os riscos de se envolver num acidente durante a neblina, mantenha uma distância ainda maior dos veículos que estiverem na sua frente – que podem ter que frear bruscamente sem que você consiga reagir a tempo.
Segurança sempre em primeiro lugar!
Mais importante do que chegar ao seu destino rapidamente é manter a segurança no percurso. Dirigir na neblina é uma tarefa complicada e requer atenção redobrada – mesmo seguindo as dicas que acabamos de ver.
A NoxCar valoriza muito a segurança não só na pista, mas também nas operações que envolvem compra e venda de veículos. Esse é um atributo para fechar bons negócios com os nossos clientes, e é por isso que oferecemos 1 ano de garantia assegurada pela Gestauto Brasil e temos o Selo de Procedência Procauto.
Você já sabia o que fazer, ou não, ao dirigir na neblina? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então visite o nosso site ou venha tomar um café conosco. Até a próxima!